Qual a melhor maneira de encontrar o seu cliente? Ser encontrado por ele

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

Mercado

09 Novembro, 2016

Você já deve ter ouvido a frase que diz que “a melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”. Mas, como é isso? Já comentamos por aqui, em nossa série sobre negócios e mercado, sobre o como a internet pode ajudar empresas e também sobre como atrair novos clientes. Bem, esses pontos – como devem ter percebido – estão todos interligados. Isso porque a internet mudou a maneira como são estabelecidas as relações entre empresas e clientes, aumentando consideravelmente as possibilidades e, consequentemente os desafios. Com isso em mente, é fácil entender o como essa expressão é verdadeira e assim tirar melhor proveito da rede para ser efetivamente encontrado pelo seu cliente.

Inversão de papéis

Se antigamente, quando utilizava-se como ferramenta de marketing e divulgação principalmente as mídias offline, o consumidor era um mero espectador daquilo que lhe era mostrado, hoje, com o marketing digital, ele atua de maneira muito mais ativa: ele vê uma publicidade – on ou offline – e vai buscar mais informações a respeito na internet. Segundo pesquisas, mais de 75% das pessoas impactadas pela mídia tradicional fazem essa busca por maiores informações no digital depois.

Que imagem você quer passar para o seu público? Hoje, mais importante que o que você fala para o cliente é o que ele fala de você.

Desse modo, percebemos que mais que simplesmente “engolir” as informações que são apresentadas, o consumidor passa a fazer parte dessas informações, pois busca saber mais a fundo sobre a empresa, seus produtos, seus valores; bem como opinar sobre aquilo que conhece ou consome. Essa inversão de papéis pode assustar num primeiro momento, vez que não adianta você simplesmente dizer que seu produto é incrível para que alguém acredite em você; mas, por outro lado amplia o leque de possibilidades de aparecer e divulgar a sua empresa.

Como funciona essa relação

Se agora quem “faz” a mídia, a divulgação do seu negócio é o cliente – que antes era quem apenas absorvia a informação – a relação fica um pouco diferente, certo? Assim é importantíssimo estar atento para ouvir o que o seu cliente, o seu público tem para dizer. Seja um elogio, uma dúvida, uma crítica: é ele quem está construindo junto com você a reputação da sua empresa. Ouvir o cliente, produzir conteúdo relevante, chamar atenção através de divulgação, oferecer um excelente serviço e atendimento. Esses são alguns dos pontos a serem observados.

Com isso em mente, fica mais simples de entrar no meio digital de maneira firme e consciente dos impactos que sua comunicação pode trazer.

Mas, como faço para ser encontrado?

Se o fato de que a internet é de grande ajuda para que o seu negócio apareça, seja divulgado e, consequentemente encontrado, já ficou fácil de assimilar, a próxima questão é, com certeza: como fazer isso? Muito embora não exista uma “receita mágica”, afinal cada empresa tem suas características e particularidades, algumas “boas práticas” são efetivas para fazer com que seu cliente encontre sua empresa.

A primeira delas, pode soar óbvia, mas não custa reforçar que é estar online e ter uma presença digital. Essa presença se dá através da combinação de um bom site com estratégias de marketing digital e uso das mídias sociais. O site é a porta de entrada: através dele que é possível apresentar sua empresa: o que é, quem faz, o que faz, onde está, como posso encontrar. Muita gente ainda não acredita no poder de um bom site, mas o fato é que é através dele que o seu cliente te encontra na rede: ele faz uma busca e chega à você. É ter o nome – e as informações – da sua empresa disponíveis para quem pode precisar dela.

Uma vez existindo na rede, o próximo passo é aparecer, e isso é feito através de estratégias de marketing digital. Falaremos mais disso adiante, já que o assunto é denso, mas é bom ter em mente que as novas estratégias e ferramentas existentes ajudam muito a fazer com que o seu cliente te encontre. As redes sociais, por sua vez, são importantes ferramentas que auxiliam na construção da imagem de uma empresa: elas oferecem uma comunicação mais rápida e ágil, bem como permitem estreitar a relação já estabelecida através de uma apresentação em seu site.

Veja que está tudo interligado e funcionando de maneira dinâmica. Ficar parado simplesmente gritando para quem passa na frente que você está ali não é a estratégia mais efetiva. É importante se apresentar e cultivar a relação para que, quem está procurando por algo que você oferece te encontre facilmente; e a internet está aí para isso.

 

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • Tecnologia / Mercado
    27 Julho, 2016

    Com mais de 35 milhões de usuários só no Brasil, o Instagram é uma ferramenta poderosa para divulgação e fortalecimento da sua marca. Saiba mais o porque e como fazer isso.

    Ver mais
  • Mercado
    16 Março, 2017

    Seja no mercado online ou offline, na indústria alimentícia, farmacêutica, digital, no varejo, no atacado, nos produtos ou serviços... uma coisa que absolutamente todos os tipos de empresas do mundo e de qualquer setor tem em comum são: a necessidade de entender e atender aos seus consumidores. E...

    Ver mais
  • Mercado
    23 Junho, 2017

    Com mais de 35 milhões de usuários no Brasil, o Instagram é uma das redes sociais com maior engajamento por parte do público, e o impacto que o bom ou mau uso dele pode ter nos resultados da sua empresa é provavelmente muito maior do que você pensa. História Criado por Kevim Systrom e Mike Krieger...

    Ver mais
  • Mercado
    01 Junho, 2017

    Quando o assunto são vendas online muitas pessoas ainda tem essa dúvida cruel: vender pelo Mercado Livre, abrir minha própria loja virtual, ou conciliar os dois? O fato é que apesar de ser uma das plataformas mais antigas de vendas online, onde muita gente provavelmente efetuou a sua primeira...

    Ver mais
  • Mercado
    27 Abril, 2017

    O Google hoje é provavelmente a ferramenta de Marketing mais poderosa que existe. Seja qual estratégia você escolha usar, links patrocinados ou otimização para busca orgânica, ou os dois, o fato é que um mercado cada vez mais digital demanda novos estudos em relação a um novo consumidor. A Nova...

    Ver mais
  • Mercado
    11 Novembro, 2016

    Você está familiarizado às principais ferramentas existentes na internet? Entenda a importância e o funcionamento de um site, dos buscadores e mídias sociais e veja como eles podem ajudar o seu negócio a crescer.

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Desenvolvimento Web primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor