Certamente todos os empreendedores que possuem ou estão pensando em abrir uma empresa, já se fizeram essa pergunta, afinal, porque criar um site? Qual a necessidade de ter uma presença online?
Existem diversos fatores que poderiam responder essas indagações, um deles, é que você não pode mais pensar em criar um site somente para cumprir essa exigência do mundo moderno.
Nos dias atuais, ter um site deve ser encarado pelo empreendedor como uma forma de montar uma estratégia de divulgação digital, assim como se planeja estratégias de divulgação em ações offline, o empreendedor precisa enxergar o mundo virtual com mais seriedade e compromisso.
Vejamos abaixo 5 importantes motivos que irão fazer você repensar seus conceitos sobre o desenvolvimento de sites. Confira:
1. Baixo custo e alto benefício
É sabido que cada empresa precisa de uma maneira específica de divulgação. Contudo, das diversas formas de se divulgar um empreendimento, a internet é a mídia com menor custo de investimento e aquela que atinge um público mais amplo, focando diretamente no interesse de seu mercado alvo e transmitindo extensivamente a maior quantidade de informações possíveis.
2. Divulgação constante
Marcar sua presença online através de um site significa promover sua empresa em qualquer hora do dia ou da noite, sete dias por semana. Isso garante um maior conforto para que seus potenciais clientes e visitantes conheçam seus produtos ou serviços oferecidos. Vale observar, que esta prática auxilia o cliente a tomar alguma decisão a respeito de seus serviços, visto que ele pode avaliar mais calmamente, vendo imagens, vídeos, gráficos e diversas informações que irão fazer diferença na sua escolha e decisão final.
3. Atualizações fáceis
Caso sua empresa mude alguma informação do portfólio, produto ou serviço, um site possibilita a modificação simples dessas informações, através dos gerenciadores de conteúdo. Você poderá editar preços, produtos, incluir ou excluir dados, tudo de uma maneira bem prática e a qualquer momento. Esse recurso não é possível caso a mídia de divulgação fosse impressa, onde o material deveria ser todo refeito.
4. Possibilidade de novas parcerias
Encontrar parceiros comerciais não é uma tarefa fácil para muitos empreendedores. Um site pode aumentar as chances de encontrar essas parcerias para variados segmentos em que você atue. Para isso, basta deixar explicito sua vontade de criar essas novas relações comerciais em alguma parte da página ou em um link específico.
Uma vantagem desse método é que a imagem da sua empresa poderá ser melhorada, dependendo do perfil comercial dos seus parceiros. Uma pequena empresa que tenha parceria com uma grande empresa é mais bem vista por seus clientes, ganhando mais confiança nas negociações.
5. Melhore as rotinas administrativas
Quando uma corporação chama atenção por sua organização e estrutura, desperta em muitas pessoas o desejo de participar dessa empresa. Sendo assim, muitas pessoas enviam currículos para o email do site da instituição. Isso pode ser um problema para sua caixa de entrada de emails. Para resolver esse contratempo, você pode criar formulários específicos para esses candidatos, escolhendo somente os campos que você julgue importante serem preenchidos.
Para ficar melhor ainda, você pode definir um email para onde esses contatos serão enviados, como curriculo@suaempresa.com, por exemplo.
Outro ponto relevante que pode aliviar sua rotinas administrativas, é também criar um formulário específico para seus fornecedores de produtos e serviços, onde seja possível fazer o cadastramento de empresas. Essas medidas irão melhorar seu controle interno e facilitar seus processos administrativos.
Conclusão
Construir um site para seu negócio deve ser uma ação que faça parte do planejamento da sua empresa, vimos sua real significância e como é importante o empreendedor considerar esses pontos, que farão seu empreendimento obter resultados favoráveis e positivos.