Você com certeza já ouviu falar de SEO ou otimização de sites, nós inclusive já postamos aqui antes explicando mais sobre o assunto, mas, na prática o conceito ainda parece confuso para muitas pessoas. Afinal, o que é SEO e como ele pode me ajudar?
Como funcionam os buscadores
Primeiro vamos entender o como funcionam os resultados em buscadores. Quando você faz uma pesquisa no Google, ele retorna milhares de resultados. Nesses resultados temos alguns blocos. Os três primeiros e a coluna da esquerda são anúncios e os demais são o que chamamos de “busca orgânica”.
Quando falamos em otimização de sites, estamos justamente falando dessa busca orgânica. Nesse bloco principal estão os resultados considerados como mais relevantes para a sua pesquisa. Teste jogar o produto ou serviço do seu negócio no Google e veja em que posição ele aparece na busca. Está na primeira página, ou aparece depois de muito tempo? Se ele não estiver bem localizado, pode ser um problema de SEO.
O que é SEO
SEO (Search Engine Optimization) ou otimizaçao de sites é uma forma de deixar o seu site melhor posicionado nos buscadores e assim aumentar os acessos. Isso é feito através de um conjunto de pesquisa, técnicas e estratégias para desenvolver conteúdo relevante para o seu site, o que, consequentemente melhora o seu posicionamento. Ninguém quer entrar em um site buscando uma informação X e se deparar com Y. Muito menos encontrar apenas informações e conteúdos superficiais.
A partir do momento que você tem no seu site um bom trabalho de otimização, que busca extrair o melhor e oferece dados relevantes para o público, a conseqüência é que ele seja bem visto, não só pelos buscadores, mas principalmente – e esse é o objetivo final – pelo seu público.
Para ser visto é preciso investimento, e nesse caso o investimento é muito mais intelectual e de conteúdo que efetivamente pagar por um anúncio, por exemplo.
Como SEO te ajuda na prática
Feita uma boa campanha de otimização já é possível perceber que o posicionamento do se site melhora consideravelmente para as palavras-chave trabalhadas. Estar mais bem posicionado consequentemente traz mais visitas e te ajudam a chegar no seu objetivo final, seja a conversão em vendas (para e-commerce por exemplo), seja ter mais acessos (para blogs e portais de notícias) ou enfim. Vale a pena considerar e começar a trabalhar, o quanto antes o que você está mostrando para o seu público.