Quando falamos em buscadores e em resultados de pesquisa, automaticamente vem à mente o conceito de SEO. Todo mundo que está na internet quer ter visitas em seu site, e mais especificamente que essas visitas se convertam em receita. A principal maneira de atingir isso é aparecendo bem nesses resultados, e isso pode ser feito tanto através de links pagos (AdWords) como através de um bom trabalho de SEO.
O SEO é mais vantajoso que os links pagos?
A vantagem de ter um bom trabalho de SEO é o fato de não ter que investir em anúncios, e ainda assim conseguir um bom retorno. Em contrapartida, é preciso trabalhar sempre o conteúdo, afinal para o seu trabalho de SEO aparecer nos buscadores, três pontos são principais:
- Público-alvo;
- Uso correto das palavras-chave;
- Saber identificar tendências.
Assim é possível desenvolver conteúdo alinhado com a sua marca. É extremamente importante ter isso em mente.
Cuidado com armadilhas dos buscadores
Há quem diga que para estar bem posicionado nas buscas basta seguir algumas fórmulas mágicas de quantidade de palavras e palavras x conteúdo vai muito além disso. Trabalhar com x ou y palavra-chave, mas que não tem nada a ver com o seu produto é um tiro no pé, especialmente porque se não for relevante ou afim com o que está proposto, o Google pode banir a sua página. Por isso a necessidade de identificar e trabalhar todos os pontos.
Trabalho de SEO eficiente precisa focar no público
O conteúdo deve ser direcionado para o público que você busca, por isso é importante saber quem irá receber essa mensagem, quem está interessado na sua marca, nos seus produtos ou serviços. O uso das palavras-chave, por sua vez, deve ser feito de maneira a ter o site indexado, mas sem pesar como alguns sugerem. Quando você vai ler um texto quer entender do que se trata ou só ler palavras repetidas?
Com certeza a primeira opção, daí a necessidade de a otimização ser bem trabalhada e planejada: mais que usar determinadas palavras-chave, elas devem estar conceituadas.