Na era da tecnologia e comunicação em que mal temos tempo para nada, é preciso estar sempre atualizado e acompanhando a demanda do mercado. Numa dessas, quando precisamos desenvolver um projeto ou ver algum resultado, geralmente isso é “para ontem”, como se costuma dizer. Entretanto, há uma série de coisas que demandam sim de um tempo maior para serem criadas, seja por sua complexidade ou tamanho. Como então tentar agilizar esses processos mais demorados?
Existe, no mercado de desenvolvimento um conceito que é o de metodologias ágeis. A metodologia ágil é uma maneira de trabalhar – inclusive é usada aqui na GW2D – que tem como objetivo principal acelerar o desenvolvimento de softwares através da melhoria contínua do processo. Confuso? Vamos explicar melhor.
Conceito de metodologia ágil
Segundo Roger Pressman, engenheiro de software e especialista no assunto: “a engenharia de software ágil combina filosofia com um conjunto de princípios de desenvolvimento. A filosofia defende a satisfação do cliente e a entrega de incremental prévio; equipes de projetos pequenas e altamente motivadas; métodos informais; artefatos de engenharia de software mínimos e, acima de tudo, simplicidade no desenvolvimento geral. Os princípios de desenvolvimento priorizam a entrega mais que a análise e projeto (embora essas atividades não sejam desencorajadas); também priorizam a comunicação ativa e contínua entre desenvolvedores e clientes”.
Ou seja, em um mundo em que tudo deve ser ágil e eficaz, o desenvolvimento de um software deve acompanhar essa validade e isso é possível quando esse projeto conta com pessoas que acompanham todas as mudanças que podem vir a acontecer no cenário em que estão trabalhando e assim consigam entregar o resultado pretendido apesar delas. Isso é feito através da melhoria da comunicação e interação da equipe, evitando falhas na comunicação e elaboração e assim melhorando a produtividade e atingindo o objetivo final.
Metodologia ágil na prática
O ágil surgiu devido a necessidade de melhorarmos a forma como estamos desenvolvendo software, mantendo o foco principal que é satisfazer o cliente. A metodologia usa uma abordagem de planejamento e execução iterativa e voltada para processos empíricos, dividindo o problema principal em produtos menores e com o objetivo final de entregar o software funcionando regularmente,com maior aproximação e colaboração do time de desenvolvimento com os experts de negócios, comunicação face-to-face e redução dos riscos associados as incertezas dos projetos.
Além disso, é possível com o ágil, abraçar e responder as mudanças de forma mais rápida e natural, atingindo assim uma melhor satisfação dos clientes, graças à adoção de práticas de gestão e de engenharia de software com o objetivo de entregar o produto que o cliente realmente deseja e que será útil e com qualidade.