Fuja do Flash

Início > Artigos > Fuja do Flash

Os sites em Flash já foram muito populares, mas hoje não abrem em celulares e atrapalham os negócios

Você já deve ter se deparado com o problema de estar navegando na internet no seu celular e de repente um site parece não abrir. Isso acontece pois o site em questão deve estar inteiro ou grande parte desenvolvido em Flash. O Flash é uma tecnologia que permite que sites sejam feitos com transições e efeitos e já foi muito usado na rede, entretanto eles vem sendo substituídos – e com maestria – por tecnologias suportadas em dispositivos mobile.

Buscadores estão prejudicando sites em Flash

Essas novas tecnologias permitem que os sites proporcionem a mesma – ou melhor – experiência que Flash oferecia com a vantagem de ser mais leve e funcionar em dispositivos mobile. A tendência é que o Flash saia de vez de cena. O Google inclusive já tomou suas providencias nesse sentido: ao fazer uma busca no navegador do seu celular ou tablet e um site que usa flash aparecer nos resultados, você verá um aviso para não clicar nele pois seria uma má experiência de navegação.

 

Um funcionário do Google, inclusive, ao anunciar essa mudança no buscado postou na sua página no G+ que: “Se o seu site ainda usa tecnologias obsoletas que não funcionam em dispositivos móveis, já passou da hora de atualizá-lo”. O cerco para os sites em Flash está mesmo se fechando e mudanças são mais que necessárias para quem ainda não se atualizou.

Flash causa impacto direto nos negócios

Pesquisas recentes mostram que mais de metade dos brasileiros usa internet em dispositivos mobile. Agora pense que, para todo esse público – cerca de 43 milhões de pessoas – o seu site não vai abrir e ainda será “marcado” pelo buscador como uma má experiência de navegação. Não estar presente em smartphones ou tablete é quase que não existir na rede.

O que usar para substituir o Flash?

Como alternativa, o mais indicado – inclusive pelo próprio Google – é investir em sites com tecnologia HTML5, JS ou CSS que são amplamente suportadas por todos os dispositivos e sistemas operacionais.