Como a Era Digital Mudou o Comércio

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

Mercado

23 Março, 2017

A internet está presente no nosso cotidiano e em absolutamente tudo o que fazemos. Mesmo que alguém não possua computador e nem celular, está presente no sistema dos bancos, nos caixas dos supermercados, em softwares que atendem todos os tipos de necessidades imagináveis, dentro de casas, grandes empresas e negócios locais.

Junto com este novo meio de comunicação, mudou-se a maneira que as empresas se comunicam com seus clientes, fornecedores e parceiros, e também com que os consumidores se expressam e se comunicam com outros consumidores. Através disto, a internet representa não só a necessidade de novas estratégias, mas uma enorme oportunidade para o mercado entender quem são os consumidores e o que eles querem.

Com bilhões de usuários conectados, consumindo conteúdos, produtos, desejos e sonhos, empresas utilizam de métricas e estatísticas que analisam o comportamento dos consumidores, que vão desde o que eles buscam na internet como até o assunto que conversam com seus amigos e familiares. 

Com esta nova oportunidade e novas informações, nasce o Marketing Digital, e com ele novas estratégias e ferramentas para a captação e fidelização de clientes, permitindo não só à uma empresa entender melhor seus gostos e necessidades, mas também se aproximar e interagir com ele.

Marketing

Proveniente do inglês, o termo “Marketing” vem do inglês “market”, que significa mercado. O conceito de Marketing não é nada novo, aliás, ele existe provavelmente desde que o homem aprendeu a utilizar das trocas para conseguir o que queria ou necessitava, já que o Marketing nada mais é do que a arte de identificar necessidades e estudar estratégias para atendê-las.

Porém, em um mundo onde 100 anos já representam praticamente uma nova era, o Marketing, assim como tudo ligado à economia, teve que ser praticamente reinventado com a chegada da era digital, pois com ela, o mundo foi praticamente reorganizado através de mudanças que impactaram absolutamente tudo e todos.

Mas de que forma a junção do marketing com a palavrinha mágica “digital” influenciou o comportamento dos consumidores e como entender esta nova ordem?

Marketing + Digital

Uma nova forma de estudo de comportamento e análise de oportunidades nasceu junto com a internet, e hoje o marketing digital é instrumento essencial para o sucesso. Porém, com o enorme fluxo e a rapidez com que as informações são consumidas online, aumentou-se a competitividade, e consequentemente, a forma como o consumidor seleciona o que consome.

Já dizia o ditado, “conhecimento é poder”, e o Marketing Digital é resultado disso, pois através dos dados estatísticos fornecidos pelos estudos da Internet é possível obter informações demográficas muito mais precisas, além de aspectos culturais, sociais e psicológicos. Atualmente, ferramentas como o Google Adwords e o Facebook Ads, permitem que você filtre seus anúncios de acordo com o seu público alvo, incluindo informações não só demográficas mas de interesse também.

Através desses dados, as empresas conseguem encontrar caminhos mais eficazes de divulgação de uma marca, produto ou serviço, e oportunidades mais eficientes da conquista de clientes. Além disso, possibilitou uma análise de concorrência muito mais tangível, possibilitando assim uma comunicação mais personalizada com o consumidor, que assim como o Marketing, também mudou, e muito.

Consumidor + Digital

Com a mudança nas estratégias de Marketing e nas abordagens por parte do mercado, novos hábitos de consumo surgem, já que no cenário online o consumidor ganha um poder de escolha muito maior. Com um enorme leque de opções prontas para atender às suas necessidades e desejos, o consumidor passa a ser muito mais seletivo, forçando as empresas a criar cada vez mais valor agregado aos seus produtos e trabalhar cada vez melhor o seu branding.

Indivíduos cada vez mais ansiosos formam a chamada “Geração Z”, que são aqueles nascidos após o 1985 e representam um grupo que tem sede de conteúdo e não se conforma com qualquer coisa. O novo consumidor quer qualidade e relevância, e busca além da praticidade e necessidade, valor agregado, sensações, sentimentos, algo que o sensibilize.

Aos poucos, todas as gerações anteriores foram impactadas e atualmente a terceira idade, por exemplo, representa uma enorme parcela de usuários da internet, forçando empresas de absolutamente todos os segmentos a se adaptar.

Mercado + Digital

As novas necessidades do consumidor e as novas abordagens do marketing se tornaram tão fortes e necessárias que novas empresas e um novo segmento de profissionais totalmente focado no mercado digital surgiu.

Num mundo onde a velocidade impera quando se trata de mudanças de necessidades, comportamentos e tendências, a Internet também possibilitou que as empresas se ajustem mais rápido e utilizem novos métodos, estratégias e ferramentas de acordo com a necessidade.

Enfim, um novo mercado demanda uma nova dinâmica, otimização de processos e relações com os clientes, trocas de informações mais efetivas e acima de tudo, de maior qualidade. Além disso, nasce uma onda de “humanização” das empresas, onde estar mais próximo ao cliente é necessário e o mercado exige estratégias que incluam a interação do cliente com a empresa, seja ela através da comunicação, ou através de uma curtida numa página, ou em um post.

Fique por dentro destas mudanças e leia os nossos artigos sobre como fazer uma boa análise de concorrência online e como identificar quem são os seus clientes e quais suas necessidades.

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • Mercado
    22 Fevereiro, 2016

    Com mais de um bilhão de pessoas conectadas, curtindo, comentando e compartilhando, é impensável não estar presente nesse meio e fazer o seu negócio aparecer. O assunto é vasto, a visibilidade idem. Entenda e entre agora mesmo para o meio social.  

    Ver mais
  • Mercado / Criação de Sites
    22 Fevereiro, 2016

    O número de pequenas empresas cresce diariamente: as pessoas estão tomando as rédeas do próprio negócio e se aventurando no mundo do empreendedorismo. Embora isso seja ótimo, muitos ainda não estão seguindo o caminho certo para o sucesso, especialmente no que diz respeito a aparecer para seus...

    Ver mais
  • Mercado
    22 Fevereiro, 2016

    Estar presente nas redes sociais é super importante. Saiba quais os principais erros cometidos por empresas e o porque você deve fugir deles.

    Ver mais
  • Mercado
    01 Junho, 2017

    Quando o assunto são vendas online muitas pessoas ainda tem essa dúvida cruel: vender pelo Mercado Livre, abrir minha própria loja virtual, ou conciliar os dois? O fato é que apesar de ser uma das plataformas mais antigas de vendas online, onde muita gente provavelmente efetuou a sua primeira...

    Ver mais
  • Mercado
    09 Novembro, 2016

    Pode soar estranho, mas a verdade é que em tempos digitais, mais que se mostrar para o seu cliente, é fundamental que ele te encontre quando precisar. O consumidor é uma das mais poderosas ferramentas de marketing do seu negócio. Veja como essa relação funciona e seja encontrado.

    Ver mais
  • Mercado
    02 Março, 2017

    Seja no mundo físico ou virtual, para que o seu negócio tenha sucesso é preciso que haja uma troca de interesses. “Nossa, mas que óbvio! Eu entro com o serviço ou produto, e o cliente com o dinheiro”. Acredite, existe uma relação muito mais complexa entre o bem ou serviço que você possui, e o valor...

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Agência Digital primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor