Como a Era Digital mudou o Comércio

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A internet faz parte do cotidiano de cerca de 75% dos brasileiros. Mas está presente indiretamente também na vida daqueles que não acessam diariamente ou não possuem computador ou celular no sistema dos bancos, nos caixas dos supermercados, em softwares que atendem todos os tipos de necessidades imagináveis, dentro de casas, grandes empresas e negócios locais.

A tecnologia mudou a forma como as informações são recebidas e enviadas, fazendo com que milhares de dados naveguem por uma enorme rede ao mesmo tempo para todos os lugares do mundo.  Assim, mudou-se a maneira com que as pessoas se comunicam entre si e também como as empresas se comunicam com essas pessoas, além de fornecedores e parceiros. 

Mudança no Jogo

Também mudou a forma com que consumidores se expressam em relação à satisfação - ou não - com essas empresas, e o mais importante, como eles as selecionam. Através disto, a internet forçou todo o mercado a se adaptar e criar novas estratégias, além de se tornar uma potente ferramenta para conhecer mais sobre o comportamento de consumo de diversos grupos de pessoas.  

Com esta nova oportunidade e novas informações nasce o Marketing Digital, e com ele novas estratégias e ferramentas para a captação e fidelização de clientes, permitindo não só à uma empresa entender melhor seus gostos e necessidades, mas também se aproximar e interagir com ele.

Com bilhões de usuários conectados consumindo conteúdos, produtos, desejos e sonhos, empresas utilizam de métricas e estatísticas que analisam o comportamento de seus consumidores e também seu público-alvo. Ferramentas que "lêem" o comportamento dos usuários conseguem deduzir aspectos que vão desde o que eles buscam nas ferramentas de busca, gosto musical, hobbies e interesses, até o assunto que conversam com seus amigos e familiares em aplicativos de mensagens. Com essas informações em mãos, as empresas passam a trabalhar com um apelo mais direcionado para o seu público-alvo e, consequentemente, mais eficiente.

Marketing

Proveniente do inglês, o termo “Marketing” vem do inglês “market”, que significa mercado. O conceito de Marketing não é nada novo, aliás, ele existe provavelmente desde que o homem aprendeu a utilizar trocas para conseguir o que queria ou necessitava, já que o Marketing nada mais é do que a arte de identificar necessidades e estudar estratégias para atendê-las.

Porém, em um mundo onde uma distância de 100 anos já representa praticamente uma nova Era, o Marketing, assim como tudo ligado à economia, teve que ser praticamente reinventado com a chegada da Era digital. Com ela o mundo foi praticamente reorganizado através de mudanças que impactaram absolutamente a tudo e a todos, principalmente com a chegada do Terceiro Milênio.

Mas de que forma a junção do marketing com a palavrinha mágica “digital” influenciou o comportamento dos consumidores e como entender esta nova ordem?

Marketing + Digital

Uma nova forma de estudo de comportamento e análise de oportunidades nasceu junto com a internet e hoje o marketing digital é instrumento essencial para o sucesso. Porém, com o enorme fluxo e a rapidez com que as informações são consumidas online, aumentou-se a competitividade e consequentemente, a forma como o consumidor seleciona o que consome.

Já dizia o ditado, “conhecimento é poder”. O Marketing Digital é resultado disso, pois através dos dados estatísticos fornecidos pelos estudos da Internet é possível obter informações demográficas muito mais precisas, além de aspectos culturais, sociais e psicológicos. Atualmente, ferramentas como o Google Adwords e o Facebook Ads, permitem que você filtre seus anúncios de acordo com o seu público-alvo, incluindo informações não só demográficas, mas de interesse também.

Através desses dados, as empresas conseguem encontrar caminhos mais eficazes de divulgação de uma marca, produto ou serviço, e oportunidades mais eficientes da conquista de clientes. Além disso, possibilitou uma análise de concorrência e de mercado muito mais tangível, possibilitando assim uma comunicação mais personalizada com o consumidor, que assim como o Marketing, também mudou.

Consumidor + Digital

Com a mudança nas estratégias de Marketing e nas abordagens por parte do mercado, já que no cenário online o consumidor ganha um poder de escolha muito maior, novos hábitos de consumo surgem. Com um enorme leque de opções prontas para atender às suas necessidades e desejos, o consumidor passa a ser muito mais seletivo, forçando as empresas a criar cada vez mais valor agregado aos seus produtos e trabalhar melhor o seu branding (imagem da marca).

Indivíduos cada vez mais ansiosos formam a chamada “Geração Z”, que são aqueles nascidos após o 1985 e representam um grupo que tem sede de conteúdo e não se conforma com qualquer coisa. O novo consumidor quer qualidade, relevância e busca muito além da solução para as susa necessidades. O indivíduo Z quer valor agregado, sensações, sentimentos, algo que o sensibilize e o torne especial.

Aos poucos, todas as gerações anteriores foram impactadas e atualmente a terceira idade, por exemplo, representa uma enorme parcela de usuários da internet, forçando empresas de absolutamente todos os segmentos a se adaptar.

Mercado + Digital

As novas necessidades do consumidor e as novas abordagens do marketing se tornaram tão fortes e necessárias que novas empresas e um novo segmento de profissionais totalmente focados no mercado digital surgiu.

Num mundo onde a velocidade impera quando se trata de mudanças de necessidades, comportamentos e tendências, a Internet também possibilitou que as empresas se ajustem mais rápido e utilizem novos métodos, estratégias e ferramentas de acordo com suas necessidades.

Enfim, um novo mercado demanda uma nova dinâmica, otimização de processos e relações com os clientes, trocas de informações mais efetivas e acima de tudo, de maior qualidade. Além disso, nasce uma onda de “humanização” das empresas, onde estar mais próximo ao cliente é necessário e o mercado exige estratégias que incluam a interação do cliente com a empresa, seja ela através da comunicação, ou através de uma curtida numa determinada página, ou em um post.

Fique por dentro destas mudanças e leia os nossos artigos sobre como fazer uma boa análise de concorrência online e como identificar quem são os seus clientes e quais suas necessidades.

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