A História e o Poder do Instagram

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Mercado

23 Junho, 2017

Com mais de 35 milhões de usuários no Brasil, o Instagram é uma das redes sociais com maior engajamento por parte do público, e o impacto que o bom ou mau uso dele pode ter nos resultados da sua empresa é provavelmente muito maior do que você pensa.

História

Criado por Kevim Systrom e Mike Krieger, o nosso querido Insta foi lançado em outubro de 2010 e começou tímido, mas já com uma brilhante ideia que por sua vez trouxe uma rápida adesão por parte dos usuários. Ter suas memórias e momentos registrados e concentrados em um só lugar, com filtros que ilustrassem de forma mais viva ou colorida as suas memórias rapidamente se tornou uma febre e, em 2012, com apenas 2 anos no ar, já possuía mais de 80 milhões de usuários ativos e versões em mais de 25 línguas.

Em 2013 o app foi comprado pelo Facebook por mais de US$1 Bilhão e já contava com mais de 100 milhões de usuários. No mesmo ano foram introduzidos os vídeos, um marco que realmente acrescentou aos usuários do app, que rapidamente triplicou para 300 milhões até 2014. Após esta data muita coisa mudou: novos filtros, novas ferramentas de edição, novas formas de se comunicar com seus seguidores (como o InstaStories e o famoso Boomerang), stickers e filtros especiais para datas comemorativas. Com isso, a comunidade dos usuários continuou crescendo, passando de 700 milhões de usuários em Abril de 2017 (fonte: Instagram.com/press).

O Brasileiro no Instagram

Em 2015, segundo pesquisa da Kantar BR, 75% dos usuários de internet do Brasil eram também usuários do Instagram. Uma coisa que não podemos negar é a presença social do brasileiro e o quanto ela é percebida mundialmente, inclusive por celebridades que antes eram consideradas intocáveis que constantemente fazem posts direcionados aos brasileiros ou passaram a incluir o Brasil em suas agendas após perceber o grande engajamento do público nas redes. Isto se dá porque o Brasil possui um público extremamente adaptável à adoção de novas tecnologias e também conhecido mundialmente pela sua “simpatia”, adjetivo que simboliza o alto engajamento dos brasileiros quando se trata de meios sociais.

Graças à onda de influenciadores digitais, o Brasil passou a ser percebido como um mercado muito mais importante por marcas que não eram presentes por aqui ou não investiam muito em Marketing no país. Graças ao alto engajamento dos seguidores destes perfis e grande resposta aos produtos indicados, o Brasil passou a ser um mercado de enorme relevância no cenário mundial.

Perfil dos usuários

Muito se engana quem pensa que apenas usuários jovens fazem parte destas redes. Ainda segundo o Kantar BR, apesar dos jovens representarem uma parcela maior, dos usuários de internet com mais de 55 anos, 20% possuem perfis na rede social.

Veja abaixo o gráfico que representa a faixa etária dos usuários:

O Poder do Instagram

O Instagram se torna cada vez mais poderoso por motivos que vão além do número de usuários. O fato é que, por permitir um engajamento fácil e rápido, abre-se uma porta para o maior e mais forte relacionamento entre marcas e consumidores, seja ela de qualquer porte ou tipo. Basta saber se comunicar.

É muito importante que uma marca apresente além de fotos de qualidade, conteúdos interessantes que não só atraiam, mas fidelizem seus consumidores. Vale lembrar que como todo tipo de caminhada até o sucesso, é necessária muita consistência e tempo dedicado ao conjunto da obra, lembrando que cada detalhe conta quando se trata da imagem da sua empresa, que é literalmente o que é oferecido no Insta.

Preocupe-se sempre com o conjunto e não só com imagens separadas, e lembre-se que o apelo visual é um dos mais eficazes quando se trata da comunicação com o consumidor, porém, ao mesmo tempo em que isto pode ser o caminho para o sucesso da sua marca, se não houver um cuidado e dedicação pode acarretar em grandes frustrações e até resultados negativos. Portanto, capriche nas fotos, nos conteúdos escritos, procure inspirações interessantes e imagens que representem a essência da sua marca.

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