Atenção! Este artigo é importante para todas as pessoas que possuem um negócio e não apenas para quem possui ou está pensando em abrir uma loja virtual.
Já falamos muito em nossos artigos sobre a importância de criar conteúdos relevantes para o seu site e também de como utilizar palavras-chave corretamente para valorizar seus textos e melhorar sua pontuação no ranking orgânico do Google. Neste artigo vamos consolidar essas informações com o foco de criar uma descrição completa para o serviço ou produto no seu ecommerce, que ajude o seu cliente a entender mais sobre ele e de quebra, melhore o posicionamento da sua loja virtual nos mecanismos de busca do Google.
O foco aqui são dicas de SEO para lojas virtuais porém, qualquer pessoa que possua um negócio online pode aplicar essas mesmas diretrizes para desfrutar de bons resultados na busca orgânica, ganhando autoridade para seu site e possivelmente trazendo mais oportunidades para o seu negócio crescer online.
Vamos as dicas!
1. NÃO ESCREVA PARA O GOOGLE;
Um dos maiores erros que as pessoas cometem é criar conteúdo pensando no Google, ao invés de criar descrições relevantes para quem navega pelo seu ecommerce. Nós já contamos em um artigo anterior que o sucesso do Google é atribuído justamente devido ao foco nos usuários e no consumidor final, ou seja, na tentativa de imitar os fatores que influenciam na decisão de um ser humano quanto à relevância quando uma pesquisa é realizada em seus mecanismos.
Quem efetua o pagamento e faz a compra de um produto em lojas virtuais são PESSOAS.
Escreva e otimize as descrições de produto para pessoas e não para o Google! Humanize seu site ao máximo!
2. FAÇA UMA ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA (e jamais copie dela!);
Para escrever uma boa descrição de produto para lojas virtuais é importante que você analise como os seus concorrentes de maior sucesso escrevem as deles. É muito provável que nem todos utilizem descrições totalmente completas e elaboradas, porém, você pode usar isso a seu favor e entender o que você pode melhorar ainda mais, se baseando no exemplo deles.
Faça uma boa busca também sobre as perguntas e questões levantadas por usuários sobre os produtos nas lojas virtuais concorrentes no seu segmento. É muito importante entender o que o seu consumidor procura saber na página de produto. O Mercado Livre é uma ótima fonte de pesquisa para isto, já que você encontra muitas perguntas sobre diversos produtos dentro deles. Ah! E nunca, jamais, copie a descrição da concorrência.
Leia mais sobre como fazer uma boa análise de concorrência.
3. FAÇA UMA PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE;
Nós já falamos bastante sobre palavras-chave nos nossos artigos. É importante lembrar que as palavras-chave devem estar inseridas em textos, como forma de torná-los mais relevantes dentro de um contexto, tornando a descrição do seu produto mais atrativo para o usuário e mais relevante para o Google.
Saiba TUDO o que você precisa saber sobre palavras-chave aqui.
4. CAPRICHE NO TÍTULO;
Quando você compra um produto, seja online ou no supermercado, a primeira coisa que você lê ou que te chama a atenção é o título. Óbvio, correto?
No caso das lojas virtuais funciona da mesma forma, sendo que o título tem dupla importância: ele atrai seus consumidores e também é extremamente importante para o Google! Os campos H1 e H2, que são os códigos que determinam quais são o título e subtítulo de uma página da web, são extremamente importante e valorizados pelos mecanismos de busca e essencialmente devem conter palavras-chave relevantes neles.
5. NÃO ESCREVA DESCRIÇÕES GENERALIZADAS;
Não importa se o seu produto é apenas mais um dentre os tantos do seu segmento. O que vai determinar que o consumidor escolha aquele produto, no lugar dos de seus concorrentes, são os detalhes.
Importante: o consumidor não compra produtos e serviços, mas sim soluções! Seja uma roupa que vai fazê-lo se sentir mais bonito, um tênis para aumentar a performance de seus treinos de corrida, ou mesmo um prego para pendurar um quadro.
Na sua descrição, responda perguntas como:
- Em quais ocasiões o seu produto é bom para o seu cliente?
- No que, exatamente ele pode ajudar seu cliente?
- De que forma o seu produto resolve os problemas do cliente?
- Por que o seu produto é O MELHOR para alcançar esse objetivo?
6. SEJA CRIATIVO NAS IMAGENS;
Como já dissemos no item anterior, lembre-se que os consumidores não compram apenas produtos e serviços, mas sim soluções e idealizações de momentos em que vão utilizá-los. Seja criativo e ilustre bem com imagens não só do produto e seus detalhes.
Utilize imagens de pessoas satisfeitas com o uso do que você oferece, de momentos em que o consumidor possa se identificar e idealizar para si próprio. Por exemplo: se é cloro para piscina que você vende, use fotos de piscinas maravilhosas, limpas e de pessoas felizes utilizando-as. Seja criativo!
7. MARQUE PRODUTOS RELACIONADOS;
Dentro da página de cada produto, é muito importante que você mostre uma seleção de produtos relacionados ou complementares. A maioria das plataformas de e-commerce já possuem esta ferramenta ou mesmo já fazem a seleção por você.
Isso conta pontos para o rankeamento do Google, mas o mais importante é que ajuda a aumentar o seu ticket médio e a sua credibilidade, uma vez que oferecendo acessórios e produtos relacionados você demonstra ser especialista no seu segmento.
8. ACOMPANHE OS RESULTADOS.
É importante entender quais os produtos que estão captando mais clientes na busca orgânica do seu site e qual o motivo disso. Utilize ferramentas de SEO e faça análise de métricas do tráfego para descobrir quais são esses caminhos de entrada, o que está funcionando neles e de que forma você pode melhorar os outros produtos para que funcionem da mesma forma.
Escrever boas descrições é um trabalho que exige dedicação e uma das chaves do sucesso de uma loja virtual é justamente esse.
Gostou? Leia mais sobre como divulgar a sua loja virtual de forma eficaz.