Porque o Google é a Empresa Mais Valiosa do Mundo

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Em 2020, a Google foi avaliada em cerca de $1 trilhão de dólares. Existe um fator principal que torna o Google uma das empresas mais valiosas do mundo, e podemos arriscar que a base desses pilares onde o Google constrói um império consiste em: o foco no USUÁRIO.

Se você ficou confuso porque considera que qualquer empresa tem como foco os seus clientes, preste atenção nesta jogada de mestre: os usuários de busca não são clientes do Google, apenas consumidores da ferramenta. Na verdade, os clientes do Google são os profissionais de Marketing Digital, Web Designers, Agências de Publicidade, Design, anunciantes, lojas virtuais e todas as pessoas que trabalham na construção ou possuem um site e esperam algum tipo de resultado ele.

Ainda não ficou claro? Nós te explicamos!

A Missão do Google
 

Cerca de 5,5 bilhões de pesquisas são feitas no Google por dia, ou seja, realmente são muitas! Para trazer o melhor resultado ao usuário, o Google conta com cerca de 200 fatores que fazem parte de seu famoso algoritmo, a enorme forma matemática que calcula qual é o melhor resultado para cada busca. Mas, o que isso tem a ver com o sucesso do Google e o foco no usuário?

A missão do Google é organizar todas as informações disponibilizadas mundialmente e torná-las além de acessíveis, o mais importante, úteis, com foco na otimização da experiência do usuário e inovação. O que torna o Google uma empresa com a qual muitas poderiam aprender é a forma como ele otimiza a experiência do usuário. Vamos entender mais sobre isso nos próximos tópicos.

Errando que se aprende


Sem controle de todos os conteúdos que são postados na internet, a Google assumiu a enorme responsabilidade de ser o “guru” de usuários do mundo todo. Com um número de buscas cada vez maior, se deparou com um grande problema. Muitos websites começaram a “trapacear” as buscas, enchendo suas páginas de palavras-chave repetidas e conteúdos escondidos para serem bem rankeados e ganharem dinheiro em cima disso, principalmente através dos anúncios dentro destes sites.

Perante o impasse de auxiliar cada vez mais que os resultados das buscas atendessem aos usuários e quais fatores levar em conta para pontuar o ranking dos melhores resultados, a empresa investiu bilhões em pesquisa de comportamento e tecnologia. Aos poucos, foi adicionando ao algoritmo, fórmulas extremamente inteligentes que fizeram uma enorme diferença para a experiência usuário, ressignificando totalmente o conceito de “conteúdo” dentro de um website.

OK, mas o que isso nos ensina?

A Grande Sacada
 

Quando o Google se deparou com o número de sites com péssima credibilidade e relevância que estavam sendo “otimizados” de forma trapaceira, apenas para ganhar dinheiro através de tráfego e cliques, ao invés de auxiliar o usuário a aprender a se esquivar dessas ciladas, investiu muito dinheiro em pesquisas de comportamento, tendências e tecnologia e mudou suas diretrizes.

Levando em conta a junção de fatores complexos que exigem alta inteligência artificial como: semântica, variação de palavras-chave, palavras-chave relacionadas, long tail, short tail, títulos, rejeição, imagens, vídeos, cópia de conteúdo de outras páginas e tempo de permanência dentro de uma página (entre muitos outros), dispositivos, ele passou a forçar quem quisesse se destacar a investir muito na qualidade do que oferece, desde a entrada do usuário no site, até a efetuação de alguma ação como compra ou ligação.

O resultado disso teve impacto mundial, forçando todos os websites já publicados, em construção ou futuramente desenvolvidos, a revisar todo o seu conteúdo e investir muito mais na relevância e qualidade do que proporciona para o usuário. Além disso, indiretamente impactou o mercado de trabalho profundamente, gerando empregos e abrindo portas para profissionais que se especializaram em ajudar empresas a serem encontradas por seus consumidores dentro do Google, de forma orgânica ou paga.


Ferramentas Integradas

Além de aperfeiçoar seus mecanismos de buscas, o Google melhorou e integrou suas ferramentas de forma que, empresas, anunciantes e donos de website possam entender melhor sobre o comportamento de seus nichos e trabalhar em cima disso para conseguir mais resultados.

Leia mais sobre as ferramentas do Google aqui.

A Lição
 

Enfim, o Google é uma enorme plataforma multifuncional com a qual devemos aprender muito, metafóricamente e literalmente, tendo em vista que muitas das ferramentas auxiliam você a impulsionar os seus negócios. Mas o mais importante é que talvez ele não seria a empresa mais valiosa do mundo se tivesse perdido sua essência quando teve um crescimento explosivo. Muitas empresas são consumidas pela própria "ganância", como por exemplo, aplicativos e plataformas que se encheram de "anúncios" e formas de monetarizar seu tráfego, perdendo força e popularidade dentre os usuários. 

Quer um exemplo que está na memória de todos? O Orkut. Ao invés de focar na contínua melhora da experiência de seus milhões de usuários, inseriu uma chuva de anúncios pagos repentinamente, perdendo sua essência e consequentemente, seus usuários, caindo no esquecimento por conta do abandono dos mesmos.

Lembre-se: nem sempre o que traz dinheiro mais rápido é o que vai trazer dinheiro sempre. Quando se trata de negócios, é necessário pensar em médio e longo prazo e construir pilares fortes e sólidos.

E você, de que forma pode melhorar a experiência do seu consumidor?
 

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