Google Analytics: a ferramenta que mede as métricas do seu site

Início > Artigos > Google Analytics: a ferramenta que mede as métricas do seu site

Quando se trata da criação e desenvolvimento de websites, existem muito fatores que podem influenciar negativa e positivamente no desempenho final do projeto, ou seja, os resultados que ele vai gerar após ser entregue. Medir o desempenho do seu site e analisar as métricas dele corretamente talvez seja um dos maiores obstáculos de quem é autônomo ou não pode contratar um profissional de Marketing Digital, que é a realidade da maioria dos brasileiros atualmente.

Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para medir métricas e números gerados a partir do seu site, mas sem dúvidas, a principal e mais importante delas é o Google Analytics. Sistema gratuito e que contém diversas dados muito importantes sobre o tráfego de um website, talvez o Analytics seja também uma das mais desafiadoras ferramentas para quem faz tudo sozinho, justamente pela quantidade de informações disponibilizadas. 

O que é e como funciona o Analytics

Como já dissemos em artigos anteriores, a Google é a empresa mais valiosa do mundo e um dos motivos para isso é o fato de visar o constante melhoramento (ou otimização) da experiência do usuário de internet. Um dos fatores que contribuem para isto são as ferramentas que disponibiliza para análise e melhora de desempenho de sites, visando sempre encurtar o caminho entre a necessidade e a solução do que cada indivíduo que navega busca. 

O Analytics é uma ferramenta de análise, assim como diz o nome. Através de um número identificador que você coloca dentro do código fonte do seu site, ele consegue mensurar inúmeras informações sobre cada usuário que passa por ele. A notícia boa para quem não sabe mexer com programação ou tem dificuldades para configurar este tipo de ferramenta é que a maioria das plataformas de criação ou hospedagem de sites já possui uma seção específica onde você pode inserir o identificador gerado no Analytics, facilitando o acesso às informações em apenas 24hrs. 

Algumas das informações mais importantes disponibilizadas dentro do Analytics são:

  • Número de visitas mensais;
  • Número de usuários únicos (que entraram uma vez ou mais no seu site);
  • Quanto tempo médio cada usuário passa dentro do seu site;
  • Taxa de rejeição - saída pela mesma página de entrada, sem nenhuma interação;
  • Taxa de conversão;
  • Informações demográficas (idade, sexo, etc);
  • Informações geográficas (cidade, estado, país, etc);
  • Dispositivo (celular, desktop, notebook, tablet);
  • Fontes de tráfego (anúncios, Facebook, Instagram, Google, direto);
  • Palavras Chaves utilizadas;
  • Comportamento de usuário dentro do seu site;
  • Páginas mais acessadas;
  • Páginas de saída;

Enfim, são muitas as informações disponíveis no Analytics, mas de nada servem se você não souber utilizá-las a seu favor.

Como configurar o seu Analytics

Sendo uma ferramenta do Google, o pré requisito básico para ter acesso ao Google Analytics é possuir uma conta do GMAIL, e o segundo, obviamente, é possuir um site. 

Tudo certo com os dois? Clique aqui e crie a sua conta do Analytics. 

O Analytics também foi otimizado ao longo dos anos e você pode utilizar ele para conseguir métricas de tráfego não só de websites, mas de aplicativos mobile também. Além disso, as informações necessárias para criar sua conta são básicas, como domínio, fuso horário, nome da sua conta e url, além de ser necessário aceitar os Termos de Serviços do Google Analytics.

Feito isso é só copiar o ID de acompanhamento gerado e colocar dentro do seu site, seja através da plataforma onde ele foi criado ou seguindo os passos para adicionar o código Javascript dentro dele. O código possui 9 números e começa com UI, como o exemplo abaixo.

Depois disso é só esperar 24 horas e pronto! Os dados sobre o tráfego do seu site já estarão disponíveis para você dentro da sua conta do Analytics.

Lembrando que se você ficar com dúvidas sobre onde colocar o código, pode entrar em contato direto com a plataforma onde o seu site está hospedado. 

Quer saber mais sobre Analytics? Leia mais aqui:

ARTIGO sobre as Principais Métricas e Recursos do Google Analytics.

Clique aqui e leia mais artigos sobre o mundo digital.