Como já explicamos em nosso artigo anterior sobre a ferramenta, o Google Analytics é um sistema que analisa e disponibiliza inúmeras informações de métricas extremamente relevantes sobre o tráfego do seu site. Porém, saber interpretá-las e o mais importante, criar e implementar estratégias em cima dessas informações para melhorar os resultados do seu site, pode ser um tanto quanto desafiador.
Além da tradicional informação sobre o número de usuários que trafega pelo seu site, o Analytics consegue identificar informações demográficas, geográficas, comportamentais e até sobre os sistemas e dispositivos que eles estavam utilizando enquanto navegavam pelas páginas.
Neste artigo vamos contar mais sobre de que forma você pode utilizar as funções do Analytics para aumentar o tráfego do seu site ou mesmo melhorar a qualidade da navegação, fator relevante e de muita importância na hora do Google selecionar os top sites para cada palavra chave.
O Analytics é Sinônimo de OPORTUNIDADES
Dentro dos recursos disponíveis na ferramenta, existem alguns que são mais importantes e até mais fáceis de analisar, facilitando a montagem de uma eventual estratégia e permitindo que você consiga atingir uma melhora de resultados digitais e reais, de acordo com as suas necessidades.
Aliás, um dos pontos fortes do Google Analytics é que a variedade de dados e métricas disponíveis permite que diferentes tipos de empresas ou donos de websites, que atuam em diferentes mercados e nichos, desfrutem de informações especificamente relevantes para o seu negócio. Para lojas virtuais, por exemplo, você consegue acompanhar as conversões e mensurar dados que vão além só do valor mensal das vendas feitas no seu site.
Outro benefício da ferramenta é que você pode editar a forma como os relatórios são exibidos para você, personalizando cada um de acordo com as informações relevantes dentro do universo em que a sua empresa está inserida. Ou seja, utilizando a ferramenta de forma correta e produtiva, o Analytics pode gerar oportunidade de crescimento para o seu negócio.
Principais Recursos do Google Analytics
O código Javascript da ferramenta se instala dentro de todas as páginas de um website principal, conseguindo distinguir cada uma delas e detectar, além de informações básicas sobre o usuário, o comportamento dele uma vez navegando no site. As métricas ficam divididas em forma de “Relatórios” e gráficos, nomeados com categorias e subcategorias das principais informações disponíveis.
Em Tempo Real
Dentro dos relatórios em Tempo Real, você consegue analisar quantos usuários estão ativos no momento em que você está acessando, além de quais páginas eles estão navegando, canais e origem de tráfego, entre outras. Além disso, também mostra os dados acumulados de acordo com o período que você selecionar.
Este recurso não é muito utilizado para quem acabou de começar e possui um tráfego menor. Porém, mesmo com baixo índice de visitas, é interessante para analisar os resultados de um disparo de e-mail marketing ou envio de mensagens coletivas no Whatsapp que possuam chamadas para ações no seu site e posts em mídias sociais. Este tipo de informação é importante para você medir quais são os canais de tráfego que possuem um maior impacto imediato, por exemplo.
Público Alvo
Dentro deste recurso você consegue analisar diversas informações sobre o público que trafega pelo seu site e mensurar, por exemplo, se ele está alinhado com o target que a sua empresa quer atingir. Os relatórios básicos como informações geográficas, demográficas, de tecnologia e interesses estão disponíveis nesta seção.
Dica: na seção de Público você consegue analisar tendências comportamentais dos usuários e até ver o fluxo de navegação página por página. Através de informações deste tipo você pode decidir em quais mídias sociais, plataformas de links patrocinados, produtos ou serviços você deve investir mais dinheiro.
Aquisição
Na seção de aquisição ficam disponíveis os dados que se referem ao comportamento de entrada do usuário no seu site, como quais são os canais de tráfego, através de quais deles você consegue o maior número de conversões, qual é a origem mais específica das visitas e se elas são pagas ou orgânicas.
Os relatórios de aquisição possuem uma seção especial para o Google Adwords, Search Console, Redes Sociais e Campanhas, permitindo que você analise mais de perto cada uma das suas estratégias de Marketing Digital e perceba quais delas estão gerando mais resultados.
Comportamentos
Assim como fiz o nome, nesta seção de relatórios estão disponíveis de forma mais segmentada e detalhada os dados sobre o comportamento de navegação do usuário dentro do site.
Páginas de destino, páginas de saída, quais as páginas mais e menos acessadas, velocidade do site e o fluxo de comportamento, que mostra exatamente quais as páginas os usuários acessam, uma por uma, são apenas alguns dos recursos desta seção.
Conversões
Esta seção pode ser um pouco desafiadora para alguns usuários pois ela requer um pouco de conhecimento sobre a configuração da plataforma do seu site e também da ferramenta, mas nada que uma busca mais aprofundada no Google ou até no Youtube não resolva o problema.
Se você possui um site ou páginas que incluam conversões como: vendas, chamadas, preenchimento de formulários, captação de leads ou até download de ebooks e vídeos, esta é uma ferramenta muito importante para mensurar seus resultados. Apesar de exigir mais conhecimento, vale a pena a pesquisa e aprendizado sobre como funciona.
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