8 Dicas Para Divulgar Sua Loja Virtual de Forma Eficaz

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

E-Commerce

13 Abril, 2017

OK, você criou a sua loja virtual, fez um estudo dos seus concorrentes, dos seus consumidores, caprichou nas fotos e na descrição dos produtos... Mas, e agora? Como é que você faz para os seus clientes chegaram até você?

Imagine que a Internet seja um mar, e cada loja virtual é uma ilha. Dentre as opções de ilhas, existem tantas que deixam o consumidor até confuso de qual escolher, qual confiar, qual tem os melhores benefícios? É necessário saber vender bem o seu “peixe” para atrair o consumidor, e neste artigo vamos te ajudar a selecionar a melhor forma de divulgar a sua loja virtual e como deixá-la bem atrativa.

#1 - Seja Paciente e Consistente

Existem diversas estratégias de marketing, várias plataformas e ferramentas de divulgação diferentes, mas dependendo do seu produto ou serviço, existem as mais e menos eficazes. É importantíssimo relembrar que qualquer estratégia de marketing ou divulgação só funciona com tempo e consistência, e que não existe varinha mágica que faça com que sua loja atinja o sucesso da noite pro dia, independente do valor que você investir.

Muitos donos de lojas virtuais não entendem que o esforço deve ser contínuo e os resultados não acontecem de uma vez, e sim gradualmente, e mesmo quando alcançar o seu objetivo de vendas, deve continuar trabalhando para mantê-lo, pois como dissemos, existem milhares de outras “ilhas” na internet querendo vender um pacote de viagens melhor que o seu.

Entenda que qualquer estratégia deve ser escolhida e aplicada por no mínimo 6 meses. Se você mudar de estratégia constantemente, não vai conseguir medir de forma eficaz as suas métricas, e muito menos ver resultados. É necessário que você escolha uma ou duas estratégias de Marketing, e trabalhe elas até elas darem certo.

#2 – Faça um Planejamento de SEO

Você pode escolher a estratégia que quiser, mas já vamos deixando claro que independente de que tipo de plataforma você escolha ou quanto dinheiro você invista, a primeira estratégia deve ser SEMPRE um planejamento de SEO. Não existe forma mais eficaz de divulgação da sua loja virtual do que a busca orgânica do Google, porém, voltamos ao #1: é necessária muita paciência e consistência.

O SEO demora de 4 à 6 meses para gerar resultados, e o trabalho é contínuo, porém, já comece fazendo a escolha certa desde o início da sua loja virtual. Trabalhe em conteúdo rico em palavras chaves, capriche na descrição dos seus produtos e estude sobre técnicas de SEO.

Entenda melhor sobre como trabalhar o Marketing de Conteúdo e SEO nos nossos artigos sobre o assunto, clicando aqui e aqui.

#3 – Links Patrocinados em Redes Sociais

O Facebook já deixou de ser uma simples rede social faz tempo, e hoje é provavelmente a maior plataforma de relacionamento não só entre pessoas, mas entre empresas e suas marcas. O Instagram, no entanto, vem se mostrando uma ferramenta de “consumo” rápido que cresce a cada dia, tendo em vista que o apelo visual é sempre o mais eficaz quando se trata de venda online.

Existem muitas formas de anunciar pelo Facebook e pelo Instagram, e o mais importante quando se trata de gerar conversões é saber segmentar seus anúncios corretamente. Lembre-se que seu consumidor não é o Brasil inteiro. Ele tem casa, idade, cidade, estado, sexo e interesses, e todos esses fatores podem e devem ser segmentados em seus anúncios.

É importante lembrar que anunciar no Facebook e no Instagram não é simplesmente impulsionar publicações feitas. É importante você saber anunciar da forma correta, de acordo com as suas necessidades e objetivos, sempre pensando no “call to action”, ou seja, algo que chame os seus consumidores para a ação que você deseja que eles tomem.

#4 – Tenha um Whatsapp da Loja

Não existe uma ferramenta própria para divulgação através do Whatsapp, mas existem formas de divulgar a sua loja e seus produtos através dele. Se você já possui um cadastro de clientes, tem algo que vale ouro nas mãos.

Evite criar grupos para divulgar a sua loja, porém, uma dica de ouro é ter um smartphone da loja, onde você vai cadastrar todas as suas clientes nele. Após fazer isso, envie uma mensagem à elas pedindo permissão para mandar mensagens com promoções e sorteios, e que elas adicionem o seu número no celular delas.

Desta forma, você consegue criar Listas de Transmissões e enviar mensagens às suas clientes separadamente, porém de uma vez só. É como se você criasse um grupo, porém cada uma delas recebe a mensagem como se você tivesse mandado diretamente para elas. Se você já possui um relacionamento bom com suas clientes, esta é uma forma super eficaz e traz muito resultado em termos de tráfego dentro do seu site.

Porém, não envie mensagens e promoções pelo Whatsapp sem a permissão das pessoas, ou isto pode ser visto de forma negativa. Lembre-se sempre de pedir permissão às pessoas antes de incluí-las nas suas listas de transmissão.

#5 – E-mail Marketing

Há quem pense que e-mail é coisa do passado, e que e-mail marketing não funciona, mas estas pessoas estão extremamente enganadas. A partir do momento em que uma pessoa faz o cadastro em sua loja, ela te dá permissão que você esteja presente em sua caixa de e-mails, e, acredite, isso é valiosíssimo.

Uma dica é colocar um pop-up com algum benefício como descontos ou brindes para quem se cadastrar na sua newsletter, e desta forma captar e-mails já segmentados de potenciais clientes, pois quem se cadastra na sua loja obviamente tem interesse em seus produtos. Além disso, esta é uma ótima forma de retenção de clientes. JAMAIS compre listas de mailing de outras empresas, pois usando um mailing comprado você estaria praticando spam, e convenhamos que ninguém gosta disso.

Uma ótima ferramenta de E-mail Marketing é o Mailchimp, com funções gratuitas que são perfeitas para pequenas e médias empresas, e custo benefício ótimo para quem tiver um mailing muito grande.

#6 – Mercado Livre

O Mercado Livre é a maior plataforma de vendas pela internet do Brasil, e vale e MUITO a pena anunciar seus produtos dele. Além disso, é uma ótima plataforma para fazer uma análise de concorrência e de mercado, já que nele você tem um conteúdo riquíssimo de perguntas de consumidores, preços dos concorrentes, tipos de produtos que vendem mais, etc.

Além disso, o Mercado Livre vende de TUDO, e já é super segmentado, ou seja, as pessoas que vão ver o seu produto serão pessoas que realmente estão procurando por ele, e não porque caíram nele por acaso.

#7 – Link Patrocinado no Adwords

O Adwords é a ferramenta de divulgação paga do Google, e é sim poderosíssimo, porém, um pouco difícil de mexer. Se você é iniciante no assunto, procure dicas e cursos online sobre o Google Adwords. Você pode encontrar muitos tutoriais e artigos gratuitos no Youtube e no próprio Google.

Você pode também optar pelo Google Adwords Express, que é uma ferramenta bem mais compacta, com as mesmas funções básicas do Adwords completo, porém com algumas restrições em relação à palavras chaves. No Express, o próprio Google calcula o valor que você está pagando por palavra chave e você não tem a opção de mudá-lo, e ele também sugere as palavra chaves de acordo com o segmento da sua empresa. Você pode adicionar palavras chaves que não estejam na lista, porém, tem que entrar em contato com o Google por telefone para fazer isto.

#8 – Contrate Profissionais no Assunto

Se você não se sente seguro em fazer a divulgação da sua loja, pense em investir em profissionais no assunto. É importante lembrar que uma comunicação mal feita pode ser negativa para a sua loja virtual, e na internet, a primeira impressão é realmente a que fica.

Leia mais sobre quando você deve escolher uma agência digital no nosso artigo sobre o assunto.

A GW2D possui serviços em divulgação para lojas virtuais. Entre em contato e faça uma consultoria para encontrar a melhor solução para o seu e-commerce.

 

 

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • E-Commerce
    22 Fevereiro, 2016

    Já comentamos algumas vezes aqui sobre o que são sites responsivos e a sua importância para uma boa experiência do usuário e também para uma boa localização nos buscadores. Assim, não restam dúvidas de que sim, e-commerces precisam de sites com design responsivo! Afinal, se a ideia central é que o...

    Ver mais
  • E-Commerce
    22 Fevereiro, 2016

    Pesquisas apontam que na maioria das vezes – 83%, para ser mais preciso, em uma amostragem de 1000 palavras chave de e-commerces –  o primeiro resultado do Google é um site mobile-friendly. Já comentamos aqui a mudança do algoritmo do buscador e como isso afeta os sites. Mas, especialmente no campo...

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    06 Junho, 2016

    Apesar da crise econômica atual, o e-commerce apresenta sinais claros de crescimento em 2016. Quem ainda não aderiu deve o quanto antes repensar essa possibilidade.

    Ver mais
  • E-Commerce
    23 Fevereiro, 2017

    Se você já entende um pouco sobre o universo digital e sobre SEO (Search Engine Optimization), você já deve saber que o principal pilar da otimização de um site é a geração de conteúdo relevante. E caso você ainda seja iniciante neste meio, nós já te adiantamos que de fato, para você alcançar o...

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    25 Outubro, 2016

    Aproveite e Black Friday para impulsionar suas vendas. Uma boa estratégia de marketing digital é sua maior aliada. Veja algumas dicas!

    Ver mais
  • E-Commerce
    22 Fevereiro, 2016

    Apesar da crise, a quantidade de lojas virtuais tem aumentdo, assim como a busca dos consumidores por ela. Entenda o porque disso e tire proveito disso agora mesmo para o seu negócio.

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Agência Digital primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor