Faça você mesmo X Escolher uma Agência Digital

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Navegando na internet, você já deve ter se deparado com uma série de anúncios e ofertas de cursos e plataformas no estilo “faça você mesmo”, tanto para a criação de sites e lojas virtuais, quanto para Marketing Digital. As ofertas são inúmeras, os valores em geral bem atrativos — quando não gratuitos – e, à primeira vista, parece ser uma excelente opção para quem está começando o seu negócio no mundo digital. Afinal, quem não quer o benefício sem ter que desembolsar nada?

A questão aqui é, como diz o ditado, “não existe almoço grátis” e, muitas vezes, o barato pode acabar saindo bem mais caro do que podemos imaginar. Para te ajudar a ponderar sobre as opções, levantamos os principais pontos prós e contra do “faça você mesmo” para que você consiga ver o que é melhor para quem está começando no mundo digital. Vamos lá?

Em uma navegação rápida você encontra uma série de possibilidades de plataformas gratuitas de criação de sites. As vantagens apontadas são a grande oferta de temas, um gerenciador relativamente simples de operar, que não necessitaria de muito estudo e custos baixos. Entretanto, vamos pensar: você está começando o seu negócio e, muitas vezes toca ele sozinho ou com ajuda de poucas pessoas. Precisa manter as contas e a produção em dia, deve pensar em divulgação, como conseguir mais clientes, lidar com fluxo de caixa, fornecedores, clientes, atendimento, logística e ainda, no meio de tudo isso, encontrar tempo para sentar e construir o seu site. Ou então, parar tudo que diz respeito ao seu negócio para se dedicar a isso. Complicado não é?

Empreender leva tempo – muito tempo – e, incluir uma tarefa a mais – e que não faz parte da atividade principal do seu negócio – nas poucas 24 horas do dia é desumano. É preciso foco no negócio e não em tentar aprender uma coisa nova para tentar construir um site. Além disso, muitas dessas plataformas acabam te prendendo “para sempre”; ou seja, você constrói o seu site nela e caso queira mudar depois para outra perderá todo o trabalho feito, pois as plataformas não se conversam. Tempo perdido.

O mundo digital exige confiabilidade

Seu site ou loja virtual precisa passar para os seus clientes uma imagem profissional, confiável e também simples de se navegar. Para construir uma audiência sólida, é necessário construir a sua credibilidade. Se o consumidor acessar sua página e ela estiver bagunçada, com imagens ruins, lenta ou mal construída, ele sairá correndo dali e provavelmete não voltará.

Na internet, o ditado "a primeira impressão é a que fica" é pura realidade. Com um site ruim, você perde clientes potenciais que provavelmente não vão voltar alí, pelo o menos por muito tempo. O ponto aqui é que as pessoas sabem diferenciar o que é amador do que é profissional, e isso é levado em consideração na questão da experiência do usuário: ele precisa se sentir em um ambiente seguro e confiável. Quem melhor que um profissional para conseguir trazer isso para o seu site?

Por mais simples que pareça ser construir você mesmo a sua página, há uma série de pontos que devem ser levados em consideração na construção de um website. Design responsivo, layout bonito e limpo, conteúdo relevante, preparação para SEO, boa navegabilidade: esses são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração no momento da construção de um site e que, pode passar batido por quem não entende do assunto.

Construir a própria casa ou contratar um profissional?

Pensando em uma maneira muito prática: se precisar construir uma casa, você vai pegar os tijolos e faze-la sozinho ou vai atrás de um engenheiro e pedreiro para fazer isso por você? Por mais que, à primeira vista seja “apenas” assentar tijolos, há uma série de conhecimentos técnicos por trás que só quem trabalha com isso sabe. É preciso um estudo do terreno, de elétrica, hidráulica, existem as fundações, acabamentos. O mesmo vale na construção de um site ou estratégia digital: fazer pode até ser simples, mas se quiser um resultado efetivo é melhor contar com o profissional.

A construção de um site vai muito além de criar um endereço e um modelo online. Para que ele seja realmente funcional e trabalhe a favor do seu negócio ele precisa de um bom conteúdo, ser preparado para SEO, possuir um design responsivo, um layout moderno e funcional e ser rápido. Você empreendedor precisa escrever bem, com bons conhecimentos gramaticais, desenvolver um bom layout e entender tudo de desenvolvimento, tudo isso enquanto cuida do seu negócio: estoque, produção, etc.

Além disso, após a construção é preciso manutenção: trocar banners, atualizar versões, fazer campanhas de links patrocinados, publicar conteúdo. Se você estiver ocupado demais com o seu negócio, que horas vai fazer isso? Acaba que, muitas vezes, o empreendedor faz o site, publica e nunca mais mexe nele, deixando-o abandonado e até mesmo com informações desatualizadas ou imprecisas. Todo o tempo gasto nisso acaba sendo jogado no lixo, junto com a sua presença digital.

Como a agência digital pode te ajudar

Ao delegar a construção de um site – e da sua estratégia digital – para uma agência tudo acaba ficando relativamente mais simples. Sim, o investimento é maior que o “faça você mesmo”, mas ainda assim é um investimento e não um gasto. Isso porque você está economizando o seu precioso tempo deixando que outra pessoa faça isso por você. Ao contratar uma agência, é possível condensar todos os pontos necessários para estabelecer sua presença digital (construção de site, hospedagem, criação de marca, redes sociais, SEO, links patrocinados, etc) em um só lugar, sem ter que ficar estudando cada um desses pontos ou tentando fazê-los por conta própria.

Usando o nosso exemplo da casa, ao contar com profissionais, a chance de ela ficar em pé e funcionando é muito maior que tentar subir paredes e instalar canos sozinho. O profissional te ajuda não apenas na construção, mas na implantação e dá o apoio necessário para que a presença digital seja estabelecida e possa então criar pernas e caminhar tranquilamente.

O fato é que, muitas vezes o barato pode sair caro. Pense bem e pondere sobre a sua empresa e o quanto você quer passar uma imagem de credibilidade para o seu cliente, bem como quanto tempo você tem para se dedicar profundamente à isso. Na dúvida, vá atrás do profissional e garanta que tudo funcione bem.

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