Como o Google mudou ao longo dos anos

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

SEO

10 Abril, 2017

Muito se fala da importância do Google no mercado digital, em como melhorar o seu posicionamento na busca orgânica ou como fisgar seus consumidores através de links patrocinados... mas para dominar uma ferramenta, é necessário entender a sua história. E você conhece a história do Google?

A verdade é que a maioria das pessoas não conhece, ou se quer se lembra de quando foi que começou a usar o Google e considerá-lo mais importante do que os outros mecanismos de buscas existentes (muitos extintos hoje, graças ao seu poder!). Vamos te explicar quais mudanças a ferramenta sofreu ao longo dos anos e de que forma ele foi se aprimorando, sempre em busca de melhorar a experiência do usuário.

Como funciona o algoritmo do Google

O foco do Google é e sempre foi trazer a melhor experiência para o usuário e entregar a ele a informação mais relevante para a sua busca, portanto, para alcançar o sucesso online esta deve ser a sua preocupação também.

Pense no Google como uma grande biblioteca pública, onde os livros são catalogados de acordo com sua relevância, que é calculada através de uma forma matemática que leva em consideração fatores quantitativos e qualitativos. Há algum tempo atrás, o Google calculava a relevância e qualidade dos conteúdos de forma um pouco diferente, o que resultava muitas vezes em resultados de baixa qualidade para as pesquisas.

Tendo isto em vista, ao longo dos anos algumas mudanças foram feitas para que cada vez mais as necessidades dos usuários fossem atendidas.

2003 – 2005

Em Fevereiro de 2003, o Google dava uma importância maior aos backlinks que apontavam para os sites, ou seja, quando um site faz referência a outro, apontando para ele através de um link. Porém, as pessoas começaram a comprar e vender links e referências para atingir uma pontuação maior, mesmo que seus conteúdos não fossem de qualidade. Tendo isto em vista, o Google restringiu a relevância dos links de um mesmo site apontando para outro. Em 2004 o Google lança então o Jagger, o algoritmo que restringia links recíprocos (link farms e links pagos).

Durante este período também ocorreram mudanças como a contagem de palavras chaves, já que alguns sites abusavam das mesmas ou até escondiam palavras colocando-as na mesma cor do fundo.

Em 2005 o Google intensificou as punições e a busca por sites que praticavam o chamado SEO Black Hat, ou seja, más práticas de SEO. Lançou um algoritmo que consegue rastrear e bloquear sites suspeitos chamado Allegra, e aprimorou o algoritmo Bourbon, auxiliando no rastreamento de conteúdos duplicados.

2007 – 2011

Em maio de 2007 foi atualizado o algoritmo Universal Search, onde passam a ser incluídos nos fatores relevantes as imagens, vídeos e notícias, e em Junho foi lançado o Buffy, que aprimorava pesquisas de uma palavra só.

Com a atualização May Day que chegou em 2010, uma das mais importantes da história do Google, a importância da qualidade do conteúdo ficou ainda maior e o Google puniu e restringiu muitos sites que eram criados com más práticas e fins lucrativos, sem conteúdo relevante.

Em 2011 a atualização Panda foi lançada que aprimorou o rastreamento de conteúdos não originais e cheios de publicidade, e logo após veio o Freshness Update, que considerava conteúdos novos sobre um determinado assunto mais relevantes.

2012 – 2016

Em 2012 o Google passou a ser mais rigoroso quanto a punição de sites que praticavam SEO Black Hat, principalmente quando se tratava de palavras chaves e troca de links. Com esse objetivo, as atualizações Penguin e Match Domain tiveram grande impacto no ranking de sites e blogs que não levavam a sério o sistema de busca orgânica.

A atualização Hummingbird, de 2013, teve também grande impacto nos resultados, já que o Google passou a considerar perguntas inteiras dos usuários, ao invés de quebrá-las em palavras chaves, e isto traz também uma nova necessidade para quem queria estar no topo da busca orgânica, pois perguntas completas exigem conteúdos de qualidade maior.

Aliás entre 2012 e 2013 foi quando o foco em SEO ganhou enorme visibilidade e as pessoas passaram a levar a sério as boas práticas, o que aumentou também a concorrência na corrida pelo topo das buscas e consequentemente, mais ainda a qualidade dos conteúdos.

Em 2014 a segurança passa a ser mais relevante, e a criptografia passa a contar pontos extras no ranking, em 2015 o Google passa a dar enorme preferência a sites que sejam otimizados para navegação através de celular e tablets e finalmente, em 2016, o algoritmo passa a ampliar e conectar resultados mais específicos com resultados mais abrangentes, mesmo quando as palavras chaves são as chamadas long tail, que são as maiores com muitas palavras.

Para entender melhor sobre as boas e más práticas de SEO, leia nosso artigo sobre White Hat x Black Hat.
 

O importante hoje é lembrar-se que na biblioteca Google, um conteúdo escrito com vontade é aquele que vale mais. Se você não está apto a escrever conteúdos ricos em palavras chaves bem colocadas, de qualidade e relevância sobre assuntos pertinentes ao seu negócios, contrate serviços de Marketing de Conteúdo, do contrário, não escreva.

Busque alternativas pagas como links patrocinados para levar o cliente até você, mas jamais escreva conteúdos de baixa qualidade, apenas por escrever, ou isso pode causar o efeito contrário.

 

Entre em contato com a GW2D caso necessite de serviços em SEO.

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • SEO
    22 Fevereiro, 2016

    Muita gente fala que SEO não funciona ou está morto, ou ainda que há uma fórmula mágica para que ele funcione efetivamente. O problema é que muito disso não passam de mitos. Veja quais são e fuja agora mesmo.

    Ver mais
  • SEO
    10 Maio, 2015

    Você com certeza já ouviu falar de SEO ou otimização de sites, nós inclusive já postamos aqui antes explicando mais sobre o assunto, mas, na prática o conceito ainda parece confuso para muitas pessoas. Afinal, o que é SEO e como ele pode me ajudar? Como funcionam os buscadores Primeiro vamos...

    Ver mais
  • SEO / Criação de Sites
    22 Fevereiro, 2016

    Se alguém ainda tinha dúvida quanto à necessidade de ter um site responsivo (ou ao menos mobile) ela com certeza foi por água abaixo após a ultima atualização de algoritmo do Google. Chamada de “mobilegeddon”, traz uma série de novidades no buscador que ajudarão os usuários a localizar mais...

    Ver mais
  • SEO
    05 Maio, 2015

    Quando falamos em buscadores e em resultados de pesquisa, automaticamente vem à mente o conceito de SEO. Todo mundo que está na internet quer ter visitas em seu site, e mais especificamente que essas visitas se convertam em receita. A principal maneira de atingir isso é aparecendo bem nesses...

    Ver mais
  • SEO
    11 Agosto, 2016

    Está com dúvidas de como tirar melhor proveito da sua campanha e anúncios no AdWords? Separamos algumas dicas de como fazer isso e vai desde revisar palavras chave até segmentação por localidade. Vem conferir!

    Ver mais
  • SEO / Mercado
    22 Fevereiro, 2016

    Os links e anúncios pagos são uma ferramenta eficiente para quem quer aparecer na internet. Entenda o que são e como tirar proveito do AdWords para o seu negócio.

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Agência Digital primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor