Como usar o Marketing Digital para Lojas Físicas

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Na internet não é muito difícil encontrar artigos e conteúdo sobre como alcançar mais resultados para o seu site, como conseguir mais tráfego na sua loja virtual, como vender mais pela internet, e afins. É vasta a quantidade de conteúdos sobre como utilizar o Marketing Digital para alcançar mais resultados para negócios online. Mas, e quando o assunto são lojas físicas

Como utilizar todas as ferramentas de Marketing Digital para criar estratégias e implementar ações que tragam mais clientes para a minha loja física?

Primeiramente, vamos recapitular um pouco sobre este, todo poderoso e tão estudado, assunto que não sai da cabeça dos pequenos e grandes empresários: o Marketing Digital.

Leia mais sobre como a Era Digital Mudou o Comércio.

O que é Marketing Digital

Assim como já explicamos em nosso artigo sobre a Era Digital e como ela mudou a forma como os negócios são feitos, o Marketing Digital é um instrumento para gerar mais vendas, que assim como o Marketing tradicional, se divide em quatro principais metas: criar brand awareness (fixar a essência e imagem da marca), atrair novos consumidores, nutrir (fidelizar) os antigos clientes e trabalhar no relacionamento (comunicação).

Porém, a estrutura do Marketing Digital é diferente do marketing tradicional. Apesar da possibilidade de direcionamento e segmentação das ações e estratégias implementadas online, o público responde de forma diferente em relação a isso. A mensagem chega a muito mais pessoas do que o Marketing Tradicional, porém, a concorrência é muito maior e os usuários já estão saturados e extremamente seletivos em relação aos tipos de ofertas e apelos já batidos no universo digital.

O fato é que: no universo digital além da criatividade, saber trabalhar a OFERTA é imperativo.

Leia mais sobre as mudanças de comportamento do consumidor na internet no nosso artigo sobre Psicologia do Consumidor Digital.

Marketing Digital para Lojas Físicas

Não muito diferente das lojas virtuais, no espectro das lojas físicas, onde mesmo que você ofereça a opção de envio e compra através de meios digitais, o principal objetivo não deve nunca ser só trazer o cliente até a sua loja e efetuar uma compra, mas também trabalhar ao máximo para fidelizá-lo.

Segundo pesquisa realizada pelo Google, 82% dos consumidores fazem buscas na internet antes de contratar qualquer tipo de serviço ou comprar um produto. Isto significa que o número de pessoas que deixam o acaso as levar a conhecer marcas e comprar produtos, como por exemplo, em um passeio no shopping, está diminuindo e muito! 


Se você não está online, você simplesmente nem será levado em consideração por milhares de pessoas que buscam pelo que você tem a oferecer. Seja através de um site, redes sociais, anúncios ou mesmo através de parcerias, hoje podemos afirmar que: quem não é visto, definitivamente não é lembrado!

Dica de ouro: se você quer ser lembrado, não basta estar presente apenas em um lugar. Monte uma estratégia com ações em conjunto onde você vai aparecer para o público que se interessa pelo seu produto no Instagram, Facebook, em anúncios pagos e também em parcerias. Quem aparece em diferentes plataformas e de diferentes formas, parece ter mais capital para investimento e portanto, mais credibilidade.

Faça uma Boa Análise de Concorrentes

Como já dissemos, trabalhar a oferta é o que vai te ajudar a atrair novos clientes. Sem isso, vai ser muito difícil competir com os outros lojistas ou marcas que o seu público já conhece e possivelmente, mantém um relacionamento. Para criar uma boa estratégia que envolva ofertas que vão além de descontos no preço, é importante que você entenda também como está a sua concorrência. 

Uma empresa de sucesso de qualquer segmento, com certeza investe em alguma diretriz do Marketing Digital. Aproveite esta oportunidade para pesquisar muito os sites e redes sociais de seus concorrentes e empresas de sucesso do mesmo segmento que o seu (e outros também). Para saber mais sobre como fazer isso de forma eficiente, leia nosso artigo sobre como utilizar a internet para fazer uma boa análise de concorrência. 


Como Atrair Novos Clientes Para a Sua Loja Física

Primeiramente, para criar uma boa estratégia de atração de novos clientes você precisa conhecer quem são os seus clientes e onde eles estão. Lembre-se: seu cliente NÃO é todo mundo! Saiba mais sobre isso no nosso artigo com dicas para entender quem é o seu consumidor e o que ele quer. 

Após feita a análise sobre seu público-alvo, a melhor forma de atrair novos clientes é ajudando o seu cliente em potencial a encontrar você! Já falamos muito sobre isso em outros artigos. Todas as ferramentas e estratégias que já falamos em nossos outros artigos sobre o assunto valem também para lojas físicas. Seguem aqui os artigos relacionados sobre como utilizar o Marketing Digital para atrair novos clientes:

Reforçando: seja visto para ser lembrado!


Esta é a frase de ouro do Marketing Digital para lojas físicas. Vale lembrar que hoje é necessário um apelo muito atrativo para fazer com que uma pessoa se locomova até a sua loja. O consumidor atual valoriza muito o valor agregado e você precisa saber qual é o seu.

Leia mais sobre a diferença entre Valor x Preço clicando aqui.

É muito importante entender que não necessariamente um consumidor vá até a sua loja no mesmo dia ou circunstância em que ele tem contato com seu anúncio, site, redes socias, e-mail ou Whatsapp. 

Super DICA: a grande sacada do Marketing Digital para lojas físicas é criar uma estratégia que seja criativa e marcante para que, quando este consumidor precisar do produto que você tem a oferecer, você seja a primeira marca ou loja que venha na cabeça dele. 

Em breve um novo artigo com 15 Dicas Efetivas de Marketing Digital para Lojas Físicas.
Fique atento!