Psicologia do Consumidor Digital

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

Mercado

27 Abril, 2017

O Google hoje é provavelmente a ferramenta de Marketing mais poderosa que existe. Seja qual estratégia você escolha usar, links patrocinados ou otimização para busca orgânica, ou os dois, o fato é que um mercado cada vez mais digital demanda novos estudos em relação a um novo consumidor.

A Nova Psicologia do Consumidor

Quando se trata de psicologia comportamental em um mundo de constantes mudanças, novas pesquisas são necessárias a todo o momento para entender e acompanhar as novas necessidades que surgem. A era digital trouxe mudanças gritantes para a economia em geral, como já explicamos no nosso artigo sobre ela (leia mais aqui).

Com novos canais de comunicação, o próprio Marketing teve que ser adaptado e novas estratégias criadas, mas o fato é que hoje para ser uma empresa de sucesso online você tem que ser encontrado, e para ser encontrado você deve se especializar em como otimizar os caminhos do seu cliente até você.

A psicologia da busca é totalmente focada no usuário, mas menos na tentativa de entender suas necessidades, e mais na tentativa de entender como ele busca supri-las. Todas as pessoas têm milhares de tipos de problemas diferentes, mas a chave do sucesso é entender como é que elas buscam por respostas para solucioná-los, e o que ele espera encontrar.

A Psicologia da Busca

Quando se trata de mecanismos de buscas, o cérebro do consumidor funciona de forma diferente do que antigamente, isso porque se vê numa posição onde possui um mundo de informações à sua frente, pronto para atender todas suas dúvidas, curiosidades, necessidades, ou qualquer desejo específico.

A verdade é que o Google não resolve os problemas de ninguém, mas ele encontra quem resolve, e tem poder maior que esse? Agora, como é que ele encontra? Aí já é papel dos profissionais de Marketing Digital ou das empresas trabalharem para serem os “escolhidos” pelos algoritmos do mecanismo, e responder de forma relevante e objetiva à questão do consumidor.

Os algoritmos do Google trabalham de forma que tentam simular sempre a necessidade do consumidor, de forma que a experiência do usuário é sempre o fator mais importante. Para atender e entender melhor o que o usuário busca, suas intenções são divididas em três categorias, ou seja, três tipos diferentes de problemas que ele procura solucionar através de sua busca.

Pesquisa Navegacional

A busca navegacional, também conhecida como busca de atalho, é aquela onde o usuário já sabe o que vai encontrar ou onde quer ir, mas procura o caminho através do Google. Por exemplo, se o usuário leu uma matéria no site da GW2D sobre SEO, mas não se lembra onde foi que viu o link e não salvou a URL, ele pode buscar por “GW2D ARTIGO SEO”, como na imagem abaixo.

 

Pesquisa Informacional

Diferente do anterior, neste cenário o usuário não sabe aonde quer chegar, porém ele busca informações que resolvam seu problema, e é aí que entra a importância de se escrever textos com conteúdos ricos e relevantes, pois é através deles que o Google vai escolher você ao invés de seus concorrentes para estar no topo da busca, como no exemplo abaixo.

94% dos usuários não passam da primeira página do Google, portanto, eles consideram que aqueles que estão na primeira página são os “experts” no assunto. Mesmo que o seu objetivo seja uma venda e não que o usuário consuma uma informação no seu site, aí está o grande segredo das estratégias de SEO para lojas virtuais.

Vire um expert em um assunto pertinente ao seu produto ou serviço e ganhe credibilidade do Google, e consequentemente de um mar de clientes que vão chegar até você através dele.

Saiba como criar conteúdos relevantes no nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo.

Pesquisa Transacional

Neste cenário o usuário está buscando algum tipo de troca, ou seja, uma transação. Pode ser um produto, um serviço ou até de forma indireta como o endereço de uma loja. Neste caso é extremamente importante que você esteja na primeira página e nas 3 primeiras posições.

Para melhorar o seu rankeamento nas buscas transacionais, capriche nos conteúdos dos produtos e serviços que você possui em sua loja virtual. Se você não possui uma loja virtual, mas possui por exemplo uma página de orçamentos ou de contato no seu site, escreva um conteúdo sobre seus serviços e sobre a sua empresa recheado de palavras chaves importantes.

Você pode também investir em conteúdos de relevância para pesquisas navegacionais que te ajudem a conseguir uma boa pontuação com o Google, que vai te considerar o expert no tipo de produto ou serviço que você vende e te deixar no topo da lista mesmo quando a busca do usuário for transacional.

Saiba quando criar um blog para sua loja virtual é importante através do nosso artigo.

A GW2D possui soluções em conteúdo e serviços em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo para diferentes tipos de empresa. Entre em contato e faça uma consultoria grátis de quais deles seriam ideais para a sua empresa.

 

 

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • Mercado
    22 Fevereiro, 2016

    Muito se fala em SEO, em ser encontrado pelos mecanismos de busca e em ser referência no assunto para poder aparecer mais e melhor para o seu público. Ter um site preparado e estruturado para SEO é o primeiro passo, fato; mas além disso, ter um conteúdo sempre atual e dinâmico é uma grande sacada...

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    30 Maio, 2016

    10 motivos para você ainda que tem dúvidas de que investir um e-commrece é uma boa ideia (é uma ótima ideia!)

    Ver mais
  • Mercado
    16 Março, 2017

    Seja no mercado online ou offline, na indústria alimentícia, farmacêutica, digital, no varejo, no atacado, nos produtos ou serviços... uma coisa que absolutamente todos os tipos de empresas do mundo e de qualquer setor tem em comum são: a necessidade de entender e atender aos seus consumidores. E...

    Ver mais
  • Mercado / Criação de Sites
    22 Fevereiro, 2016

    O número de pequenas empresas cresce diariamente: as pessoas estão tomando as rédeas do próprio negócio e se aventurando no mundo do empreendedorismo. Embora isso seja ótimo, muitos ainda não estão seguindo o caminho certo para o sucesso, especialmente no que diz respeito a aparecer para seus...

    Ver mais
  • Mercado
    01 Junho, 2017

    Quando o assunto são vendas online muitas pessoas ainda tem essa dúvida cruel: vender pelo Mercado Livre, abrir minha própria loja virtual, ou conciliar os dois? O fato é que apesar de ser uma das plataformas mais antigas de vendas online, onde muita gente provavelmente efetuou a sua primeira...

    Ver mais
  • Mercado / Novidades
    22 Fevereiro, 2016

    O Flash já foi moda e muito usado nos sites internet afora. Embora ele tenha hoje perdido espaço para outros tipos de tecnologias como HTML5, por exemplo, ainda há uma série de empresas que ainda usam esse modelo. Já comentamos aqui um dos problemas dos sites em Flash que é o fato de não abrirem em...

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Desenvolvimento Web primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor