Blog na sua loja virtual - ter ou não ter?

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E-Commerce

23 Fevereiro, 2017

Se você já entende um pouco sobre o universo digital e sobre SEO (Search Engine Optimization), você já deve saber que o principal pilar da otimização de um site é a geração de conteúdo relevante. E caso você ainda seja iniciante neste meio, nós já te adiantamos que de fato, para você alcançar o sucesso através de buscas orgânicas e criar um relacionamento de confiança e credibilidade com o cliente, é muito importante que todos os textos do seu site, sejam eles sobre a sua empresa ou sobre os produtos que você está vendendo, devem ser relevantes, muito bem escritos, interessantes e fáceis de ler.

A criação de um blog para alavancar as visitas de uma loja virtual é uma técnica bem conhecida e muito usada, principalmente entre as empresas que são referências em cada segmento. Porém, muitas pessoas que estão começando a caminhada no mundo do comércio digital têm dúvidas sobre como criar um blog, que conteúdo escrever nele, como torná-lo interessante e como divulgar o conteúdo.

Casamento Perfeito

Criar um blog como estratégia de SEO para a sua loja virtual pode ser sim o começo de um casamento perfeito, desde que ele seja entre conteúdo relevante e geração de resultados. Mas como todo bom e duradouro casamento, é muito importante que alguns pilares sejam estabelecidos como base: a qualidade dos textos, sua relevância, e a frequência com que são escritos.

O fato é que um texto bem estruturado e que contenha palavras chaves relevantes para o seu site e para seu público alvo ajuda não só na credibilidade, mas faz com que o Google entenda que o seu site é relevante no mercado em que está inserido, e com isso, você vai subindo de posição nas buscas orgânicas. E quanto mais posições você sobe, mais visitas têm, e você atinge um ciclo que dá um boost no seu tráfego e consequentemente, nas suas vendas.

Saiba para quem você está escrevendo

Antes de qualquer coisa, é muito necessário que você saiba quem é o público para quem você está escrevendo. Faça brainstormings e escreva uma lista de possíveis assuntos.
Pergunte-se:

  • Qual o estilo de vida das suas clientes?
  • Quais os interesses de suas clientes?
  • Dentro do seu mercado, que tipo de curiosidades e perguntas elas tem?
  • Quais assuntos mais abrangentes elas gostariam de ler sobre?
  • Por quais assuntos mais específicos e técnicos elas talvez se interessassem?

 

Persistência e Paciência

Através de conteúdos bem escritos, com o foco no estilo de vida e interesse do seu público alvo, você vai perceber que os seus resultados vão melhorando aos poucos. Porém, é necessário ter paciência, pois quando se trata de boas práticas de SEO, o mais importante é ter consistência e persistência, e entender que bons resultados vem a longo prazo.

Além disso, quando o cliente percebe que você domina conteúdos e assuntos sobre o mercado em que está inserido, ele se torna cada vez mais um leitor assíduo do seu conteúdo, aumentando as chances de negócios e criando um laço que vai além da compra e venda, o que é extremamente importante para a fidelização.

Crie um calendário de publicações e lembre-se: quanto mais frequentes as publicações, mais chances de você ganhar leitores sólidos para seus conteúdos, e consequentemente, clientes fieis.

Quando o blog não é uma boa opção

Se você está começando com uma loja virtual e não tem muita experiência, e principalmente, se está trabalhando nela sozinho ou sem a ajuda de profissionais em práticas de SEO, talvez não seja um bom momento para você começar a escrever artigos em seu site.

O fato é que à partir do momento em que você começar a colocar conteúdos em sua loja virtual, seus conteúdos passarão a competir com empresas que tem muito destaque e relevância no cenário em que está inserido, logo, corre o risco que o Google considere que seu conteúdo não seja relevante e portanto, perderá posições nas buscas orgânicas.

Além disso, se você trabalha e cuida sozinho da sua loja virtual, é muito importante que você primeiro aprenda quais os mecanismos do seu site, entre em um ritmo de trabalho consistente, domine técnicas de otimização e tenha segurança nas suas estratégias, invista sua energia nos lugares e momentos certos, antes de começar a investir no blog.

Outras formas de criar conteúdo

Se você não se sente seguro escrevendo e não tem dinheiro para contratar alguém para gerar conteúdo para o seu site, você pode optar por outras formas de conteúdo que possam gerar tráfego para seu site.

Uma delas é criar um canal no YouTube. Além dos usuários gostarem de vídeos, o YouTube é uma plataforma de busca extremamente poderosa em constante crescimento, onde a concorrência é menor e menos desleal.

Outra opção de conteúdo que pode levar ao tráfego do seu site são vídeos no SnapChat ou Instagram Story, uma vez que eles fazem com que o cliente se sinta mais íntimo da sua marca, e consequentemente confia mais nela, criando um laço no relacionamento de vocês. Além disso, é uma ótima forma de você mostrar mais sobre seus produtos, que vão além das fotos de produto que você possui no seu site ou nas suas mídias sociais.

Use seu tempo com inteligência

Se você não se sente seguro ao criar conteúdo, use o tempo que você usaria escrevendo para melhorar as descrições e títulos de seus produtos, melhorar o conteúdo já existente no seu site, como por exemplo, sobre a sua empresa, sobre os serviços que oferece. Procure palavras chaves, elabore melhor os textos e torne-os mais atraentes e relevantes.

Não escreva jamais apenas por escrever. Mantenha em mente que conteúdo vale ouro para os bons resultados da sua loja, e é necessário muita energia e foco em cada texto escrito.

Contrate um especialista

Uma ótima opção para iniciantes, seja no mundo virtual em si ou apenas na criação de conteúdo, é contratar um serviço de SEO para o seu site ou loja virtual, e posteriormente começar a escrever para o blog, ou até incluir no pacote alguém que faça isso por você.

A GW2D oferece serviços de criação de conteúdo para seu site, blog ou até mídias sociais.

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