Blog na sua loja virtual - ter ou não ter?

Início > Artigos > Blog na sua loja virtual - ter ou não ter?

Se você tem planos para abrir uma loja virtual e já pesquisou bastante sobre como funciona o comércio no Universo Digital, já deve ter ouvido falar sobre a importância de seguir as diretrizes de SEO (Search Engine Optimization) e de criar conteúdos relevantes e com palavras-chave significativas para o seu segmento.

Caso você ainda seja iniciante no mundo digital, nós já te adiantamos que para você alcançar o sucesso através de buscas orgânicas e criar um relacionamento de confiança e credibilidade com o cliente online, é muito importante que todos os textos do seu site, sejam eles sobre: a sua empresa; os produtos que você está vendendo; ou mesmo curiosidades e dicas sobre o universo do seu negócio, sejam relevantes, muito bem escritos, interessantes e fáceis de ler.

Leia mais sobre Como Escolher as Palavras Chaves da Sua Loja Virtual.

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, também conhecido como Inbound Marketing, é uma das diretrizes da otimização de sites que deve ser levada em conta quando você criar a sua loja virtual. Ele consiste na otimização dos textos dentro do seu eCommerce e também na geração de conteúdo relevante para o seu público-alvo, servindo assim como ferramenta de atração do mesmo.

Tendo em vista que atrair usuários através de conteúdo relevante é uma das estratégias do Funil de Vendas do Marketing Digital, a criação de um blog para aumentar o tráfego e, consequentemente, aumentar as vendas de uma loja virtual é uma técnica bem conhecida e muito usada, principalmente entre as empresas que são referências em cada segmento. Porém, muitas pessoas que estão começando pensando em criar um ecommerce e começar a caminhada no mundo do comércio digital têm dúvidas sobre: como criar um blog; que conteúdo escrever nele; como torná-lo interessante e como divulgá-lo corretamente.

*Leia também: Como Criar uma Boa Descrição de Produto Para o Seu eCommerce.

Blog + Loja Virtual: Casamento Perfeito

Criar um blog como estratégia de SEO e atrair mais clientes para a sua loja virtual pode ser sim o começo de um casamento perfeito, desde que ele seja entre: conteúdo relevante e geração de resultados. Mas como todo bom e duradouro casamento, é muito importante que alguns pilares sejam estabelecidos como base: a qualidade dos textos; sua relevância e a frequência com que são escritos.

O fato é que um texto bem estruturado e que contenha palavras-chave relevantes para o seu site e para seu público-alvo ajude não só na credibilidade, mas faz com que o Google entenda que a sua loja virtual é relevante no mercado em que está inserida, e com isso, você vai subindo de posição nas buscas orgânicas e aumentando as chances de sucesso do seu comércio eletrônico. E quanto mais posições você sobe, mais visitas você terá, atingindo assim um ciclo que pode ser promissor para o seu tráfego e, consequentemente, alavancar as vendas da sua loja virtual.

Conteúdo Relevante: saiba para quem você está escrevendo

Antes de qualquer coisa, é imperativo que você saiba quem é o público-alvo para quem você está escrevendo artigos ou criando conteúdo para o seu blog. Faça brainstorm e escreva uma lista de possíveis assuntos.
Pergunte-se:

  • Qual o estilo de vida dos seus clientes?
  • Quais os interesses de seus clientes?
  • Dentro do seu mercado, que tipo de curiosidades e perguntas eles tem?
  • Quais assuntos mais abrangentes eles gostariam de ler sobre?
  • Por quais assuntos mais específicos e técnicos eles talvez se interessem?

 

Persistência e Paciência = Resultados

Através de conteúdos bem escritos, com o foco no estilo de vida e interesse do seu público-alvo, você vai perceber que os seus resultados vão melhorando aos poucos. Porém, é necessário ter paciência, pois quando se trata de boas práticas de SEO, o mais importante é ter consistência e persistência, e entender que bons resultados vem a longo prazo. Além disso, é importante utilizar uma boa estratégia de divulgação do seu conteúdo, como através das redes sociais e email marketing.

Assim como no Funil de Vendas, quando o cliente percebe que você domina assuntos sobre o mercado em que está inserido, ele se torna cada vez mais um leitor assíduo do seu conteúdo, aumentando as chances de negócios e criando um laço que vai além da compra e venda: a fidelização.

Crie um calendário de publicações e lembre-se: quanto mais frequentes as publicações, mais chances de você ganhar leitores sólidos para seus conteúdos, e consequentemente, clientes fieis.

Quando o blog não é uma boa opção?

Se você está começando com uma loja virtual e não tem muita experiência, e principalmente, se está trabalhando nela sozinho ou sem a ajuda de profissionais em práticas de SEO, talvez não seja um bom momento para você começar a escrever artigos em seu site.

O fato é que partindo do momento em que você começar a colocar conteúdos em sua loja virtual, esses artigos passarão a competir com empresas que tem muito destaque, tempo e relevância no cenário em que está inserido, logo, você corre o risco de que o Google considere que seu conteúdo não seja relevante e portanto, perderá posições nas buscas orgânicas. Ou seja, o tiro pode acabar sendo no próprio pé.

Além disso, se você trabalha e cuida sozinho da sua loja virtual, é muito importante que você primeiro aprenda quais os mecanismos do seu site, entre em um ritmo de trabalho consistente, domine técnicas de otimização e tenha segurança nas suas estratégias. Invista sua energia nos lugares e momentos certos, antes de começar a investir no blog, pois ele demanda muita atenção e consistência.

Outras formas de criar conteúdo

Se você não se sente seguro escrevendo e não tem dinheiro para contratar alguém para gerar conteúdo para o seu site, você pode optar por outras formas de conteúdo que possam gerar tráfego para seu site.

DICA: invista em escrever boas descrições sobre os seus produtos. Coloque palavras-chave, faça uma boa pesquisa de mercado e de concorrência, tornando o texto (que sempre é conteúdo aos olhos do Google) mais rico e a descrição completa e interessante.

Outra opção é criar um canal no YouTube. Além dos usuários gostarem de vídeos, o YouTube é uma plataforma de busca extremamente poderosa em constante crescimento, já considerada a segunda maior ferramenta de buscas do mundo. Porém, se comparado ao Google, a concorrência é menor e menos desleal.

Outra opção de conteúdo que pode levar ao tráfego do seu site são vídeos no SnapChat ou Instagram Story, uma vez que eles fazem com que o cliente se sinta mais íntimo da sua marca e, consequentemente, confie mais nela, criando um laço no relacionamento de vocês. Além disso, é uma ótima forma de você mostrar mais sobre seus produtos, que vão além das fotos de produto que você possui no seu site ou nas suas mídias sociais.

Use seu tempo com inteligência

Se você não se sente seguro ao criar conteúdo, use o tempo que você usaria escrevendo para melhorar as descrições e títulos de seus produtos, melhorar o conteúdo já existente no seu site, como por exemplo: sobre a sua empresa e sobre os serviços que oferece. Procure palavras-chave, elabore melhor os textos e torne-os mais atraentes e relevantes.

JAMAIS escreva apenas por escrever. Mantenha em mente que conteúdo vale ouro para os bons resultados da sua loja, e é necessário muita energia e foco em cada texto escrito.

Leia mais: 8 Dicas para divulgar a sua loja virtual de forma eficaz.

Contrate um especialista

Uma ótima opção para iniciantes, seja no mundo virtual em si ou apenas na criação de conteúdo, é contratar um serviço de SEO para o seu site ou loja virtual e, posteriormente começar a escrever para o blog, ou até incluir no pacote alguém que faça isso por você.

Entre em contato com a GW2D e faça um orçamento de um site otimizado.