Como escrever uma boa descrição de produto no meu e-Commerce

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Atenção! Este artigo é importante para todas as pessoas que possuem um negócio e não apenas para quem possui ou está pensando em abrir uma loja virtual. 

Já falamos muito em nossos artigos sobre a importância de criar conteúdos relevantes para o seu site e também de como utilizar palavras chaves corretamente para valorizar seus textos e melhorar sua pontuação no ranking. Neste artigo vamos consolidar essas informações com o foco de criar uma descrição completa e atrativa para o seu serviço ou produto, que ajude o seu cliente a entender mais sobre ele e de quebra, melhorar o  posicionamento do seu e-commerce (ou site) nos mecanismos de busca. 

O foco aqui é sim a descrição de produtos de lojas virtuais, porém, qualquer pessoa que possua um negócio pode aplicar essas informações para tornar sua página de serviços e a descrição dos produtos que vende mais relevante, ganhando autoridade para seu site e possivelmente melhorando o posicionamento no Google. 

Vamos às dicas?

1. NÃO ESCREVA PARA O GOOGLE;

Um dos maiores erros que as pessoas cometem em qualquer tipo de conteúdo para sites é criá-los pensando apenas no Google. Nós já contamos em um artigo anterior que o sucesso do Google é atribuído justamente devido ao foco nos usuários e no consumidor final, ou seja, na tentativa imitar os fatores que influenciam na decisão de um ser humano quanto à relevância, quando uma pesquisa é realizada em seus mecanismos. 

Quem efetua o pagamento e faz a compra de um produto ou serviço são PESSOAS.
Escreva para pessoas e não para o Google! Humanize seu site ao máximo.

 

2. FAÇA UMA ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA (mas jamais copie!);

Para escrever uma descrição relevante é importante que você analise como os seus concorrentes de maior sucesso escrevem as deles. É muito provável que nem todos utilizem descrições totalmente completas e elaboradas, porém, você pode usar isso a seu favor e entender o que você pode melhorar ainda mais, se baseando no exemplo deles. 

Faça uma boa busca também sobre as perguntas e questões levantadas por usuários sobre os produtos do seu segmento. É muito importante entender o que o seu consumidor procura saber na página de produto. O Mercado Livre é uma ótima fonte de pesquisa para isto, já que você encontra muitas perguntas sobre diversos produtos dentro deles. Ah! E nunca, jamais, copie a descrição da concorrência. 

Leia mais sobre como fazer uma boa análise de concorrência. 

 

3. FAÇA UMA PESQUISA DE PALAVRAS CHAVES;

Nós já falamos bastante sobre palavras chaves nos nossos artigos. É importante lembrar que as palavras chaves devem estar inseridas em textos, como forma de torná-los mais relevantes. 

Saiba TUDO o que você precisa saber sobre palavras chaves aqui.

 

4. CAPRICHE NO TÍTULO;

Quando você compra um produto, seja online ou no supermercado, a primeira coisa que você lê ou que te chama a atenção é o título. Óbvio, correto?

No caso das lojas virtuais funciona da mesma forma, sendo que o título tem dupla importância: ele atrai seus consumidores e também é extremamente importante para o Google! Os campos H1 e H2, que são os códigos que determinam quais são o título e subtítulo de uma página da web, são extremamente importante e valorizados pelos mecanismos de busca e essencialmente devem conter palavras chaves relevantes neles. 

 

5. NÃO ESCREVA DESCRIÇÕES GENERALIZADAS;

Não importa se o seu produto é apenas mais um dentre os tantos do seu segmento. O que vai determinar que o consumidor escolha-o no lugar dos de seus concorrentes são os detalhes. 

Importante: o consumidor não compra produtos e serviços, mas sim soluções! Seja uma roupa que vai fazê-lo se sentir mais bonito, um tênis para aumentar a performance de seus treinos de corrida, ou mesmo um prego para pendurar um quadro. 
Na sua descrição, responda perguntas como:

  • Em quais ocasiões o seu produto é bom para o seu cliente?
  • Qual o objetivo do seu cliente na compra?
  • De que forma o seu produto resolve os problemas do cliente?
  • Por que o seu produto é O MELHOR para alcançar esse objetivo?
     

6. SEJA CRIATIVO NAS IMAGENS;

Como já dissemos no item anterior, lembre-se que os consumidores não compram apenas produtos e serviços, mas sim soluções e idealizações de momentos em que vão utilizá-los. Seja criativo e ilustre bem com imagens não só do produto e seus detalhes.

Utilize imagens de pessoas satisfeitas com o uso do que você oferece, de momentos em que o consumidor possa se identificar e idealizar para si próprio. Por exemplo, se é cloro para piscina que você vende, use fotos de piscinas maravilhosas, limpas e de pessoas felizes utilizando-as. Seja criativo!

 

7. MARQUE PRODUTOS RELACIONADOS;

Dentro da página de cada produto, é muito importante que você mostre uma seleção de produtos relacionados ou complementares. A maioria das plataformas de e-commerce já possuem esta ferramenta ou mesmo já fazem a seleção por você. 

Isso conta pontos para o rankeamento do Google, mas o mais importante é que ajuda a aumentar o seu ticket médio e a sua credibilidade, uma vez que oferecendo acessórios e produtos relacionados você demonstra ser especialista no seu segmento.

 

8. ACOMPANHE OS RESULTADOS;

É importante entender quais os produtos que estão captando mais clientes na busca orgânica do seu site e porquê. Utilize ferramentas de SEO e análise de métricas do tráfego para descobrir quais são esses caminhos de entrada, o que está funcionando neles e de que forma você pode melhorar os outros produtos para que funcionem da mesma forma. 

Escrever boas descrições é um trabalho que exige dedicação e uma das chaves do sucesso de uma loja virtual é justamente esse.


Gostou? Leia mais sobre como divulgar a sua loja virtual de forma eficaz.
 

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