7 Erros que Podem Prejudicar seu Site

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A produção de um site envolve diferentes processos e fatores. Com a criação de plataformas que oferecem modelos de site prontos e a expansão do “faça você mesmo” no mundo digital (e no mundo todo!), muitas pessoas que buscam fazer sozinhas pela redução de custos, ou mesmo escolhem profissionais pouco qualificados na criação de seus sites por questões financeiras, acabam perdendo tempo e dinheiro por conta dos fatores negativos e erros na programação e criação dos mesmos.

Um bom planejamento de um website envolve mais de uma área de especialidade. São envolvidos profissionais com habilidades variadas justamente para assegurar que o usuário tenha uma experiência visual e de navegação otimizada. Isto é essencial para o sucesso de um site, independente da finalidade do mesmo. Porém, alguns erros podem contribuir muito negativamente e vamos ajudá-los a entender alguns deles.

1.       Qualidade da Imagem

O primeiro impacto que o usuário tem quando cai na sua página, sem dúvidas é o visual, por isso, esse é um dos fatores mais importantes que vão contribuir para o sucesso do seu site. A qualidade das imagens deve ser alta, porém, sem prejudicar o carregamento do site, que deve ser instantâneo (supondo que o usuário navegue em uma boa internet).

Imagens muito grandes e pesadas podem deixar o site lento e prejudicam na otimização do SEO, uma vez que um dos fatores que o Google leva em conta é a velocidade que o site leva para carregar. Já imagens muito pequenas ou de baixa qualidade prejudicam o site visualmente, já que não ilustram bem e acabam com a credibilidade da sua empresa. Busque imagens grandes, pouco poluídas e com cores harmônicas que representem bem o seu segmento e finalidade do seu site.

2. POP-Ups

Tendo em vista que os próprios navegadores já possuem extensões que bloqueiam essas indesejadas páginas e avisos que surgem de repente na tela, já é subentendido que um Pop-Up não é uma ferramenta inteligente para ser usada no seu site.

Com exceção da página de entrada ou na primeira visita do usuário, com avisos essenciais como pedido de cadastro que oferece algum bônus, descontos, brindes, novos produtos, etc. Não se esqueça de configurar o pop-up para não ficar aparecendo em todas as páginas e aparecer de novo para o mesmo usuário apenas após um determinado tempo.

Ainda assim, é preferível que você use o espaço dos banners para passar a mesma mensagem. Lembrando: pop-up é apenas para recados extremamente importantes ou ofertas imperdíveis!

3. Poluição Visual

Vamos combinar que todo mundo mundo gosta de um visual harmônico, que combine textos com fontes de fácil leitura, cores e imagens que se conectam e se complementam na mais perfeita coerência. Também é muito importante que o usuário consiga encontrar facilmente o que procura, ou há grandes chances de que ele vá procurar no seu concorrente.

Seja sucinto. Contribua para que o usuário tenha uma experiência prática, harmônica e coerente, lembrando que também deve estar alinhada com o tipo de segmento em que a sua empresa está inserida, para não causar mais confusão ainda.

4. Site não Responsivo

Estamos numa era onde as pessoas gastam mais tempo no tablet ou celular do que no computador. Tendo isso em vista, é imprescindível que o seu site possua uma versão mobile ou responsiva e que se adeque ao tipo de dispositivo que cada usuário utiliza para acessá-lo. Acredite, sites não responsivos são um enorme desperdício de dinheiro, principalmente quando se trata da venda de produtos e serviços.

O foco deve ser sempre em proporcionar a melhor experiência que o seu usuário possa ter enquanto navega no seu site ou loja virtual, sempre alinhado com o tipo e comportamento do seu público alvo. Na dúvida, faça uma pesquisa mais aprofundada de público e também de concorrência.

5. Imagens e textos com Direitos Autorais

O bom senso é uma prática muito importante na internet, tendo em vista que devido à enorme extensão de texto e imagens encontradas. Muitas vezes, as pessoas acabam copiando ou utilizando conteúdos de relevância criados por outras pessoas, tendo em vista que são facilmente encontrados e já selecionados pelo Google.

Existem muitos bancos de imagens free, além de outros pagos extremamente úteis e completos. Porém, devido a alta concorrência no mercado digital e um consumidor que exige cada vez mais personalização, o ideal é que você crie conteúdos relevantes e de qualidade. Com uma câmera de celular e uma boa pesquisa online para busca de referências, você possui um mundo de possibilidades nas mãos. Use e abuse, porém, não copie!

Lembrando que caso você utilize algum texto ou imagem que não seja de autoria sua, é imprescindível colocar a referência de onde encontrou ou de quem é o autor do mesmo.

6. Não ter Domínio Próprio

Parece besteira, mas muita gente não possui domínio próprio e utiliza os disponíveis nas plataformas de e-commerce ou webdesign. O domínio é um dos fatores que mais contam para a credibilidade da sua loja, ou seja, é altamente recomendado que você invista e registre o seu próprio. Sem contar que para registrar o seu próprio domínio você vai gastar apenas R$40,00 por ANO, valor este que diminui caso você pague por mais anos adiantados.

7. Não Otimizar seu Site

Independente de se você decidiu criar o seu site sozinho ou pagar um profissional para isso, o seu tempo e dinheiro vão ser praticamente desperdiçados se o seu site não for otimizado. A otimização consiste em aplicar algumas técnicas que visam melhorar a experiência dos usuários como um todo, técnicas estas que se bem feitas podem trazer resultados incríveis para o seu site.

O Google por exemplo leva em conta muitas destas práticas para pontuar os sites indexados por ele e decidir quem fica na frente de quem no ranking da busca orgânica. Porém, um erro que muitas pessoas cometem é otimizar seu site para o Google. ERRADO!

O seu site deve ser SEMPRE otimizado para o usuário. O foco é totalmente nele, afinal, se os seus usuários estão satisfeitos, voltarão ao seu site, gastarão mais tempo nele, se tornarão clientes e buscar um longo relacionamento, e é exatamente este tipo de experiência que o Google valoriza. E acredite, eles possuem muitas diretrizes e formas de analisar e avaliar o desempenho do seu site de acordo com a resposta dos usuários… portanto, jamais subestime a otimização e invista tempo e dinheiro nisso (mais do que em propaganda e anúncios!).

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