Muitos clientes que nos procuram nem imaginam como funciona o processo de criação de seus sites. Nós gostamos de envolvê-los em todas as etapas, uma vez que cada site é personalizado e exclusivo, feito com a cara e a essência de cada um deles. Para você que se interessa por esse universo de desenvolvimento web e criação de websites, explicamos para você as 7 principais etapas da criação de um site eficiente.
1. Ouvir o cliente + Briefing
Sem dúvidas uma das etapas mais importantes para que um site seja bem feito e represente bem a imagem de uma empresa ou marca, é a comunicação. É muito importante que fique claro entre criador e cliente qual o objetivo por trás do site, qual a história da empresa, concorrentes, referências, e todo um conjunto de informações que devem estar completas para que o produto final seja eficiente quanto aos objetivos e transpareça a imagem da empresa.
Além do briefing em si, que é uma espécie de formulário onde o cliente preenche com as informações relevantes para a criação do seu site, também é essencial que haja uma conversa entre as partes. Muitas vezes grandes sacadas e ideias podem vir de uma conversa, por isso, é indispensável que a comunicação também seja feita ao vivo ou por telefone.
2. Conteúdo (Pesquisa de Mercado + SEO)
Criar conteúdo para um site não é simplesmente sentar e escrever sobre a empresa e sobre seus produtos e serviço. Para que o site tenha competitividade e seja mais facilmente encontrado pelo público-alvo, é muito importante que seja feita uma análise de concorrência, uma pesquisa de mercado e a aplicação do famoso SEO.
Através da pesquisa de mercado e do briefing, o conteúdo é inicialmente criado, e depois otimizado através de técnicas e ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam para que o site seja encontrado através das palavras chaves do segmento em que está inserido.
3. Layout + Design
Após criado o conteúdo, é criado o mapa do site, também chamado de Wireframe. O wireframe é uma espécie de “maquete” virtual do site, ou seja, é um rascunho que desenha onde cada imagem, texto e botão será inserido. Esta etapa é importante, pois é baseado neste wireframe que o designer vai seguir com suas criações.
Usando o wireframe e o template escolhido, o designer entra em ação criando um site personalizado, misturando uma tabela de cores, imagens e textos que sejam coerentes com a essência do cliente.
4. Codificação
A etapa de programação consiste em codificar as funcionalidades já definidas previamente, sempre baseando-se no wireframe e também no design do site. Programar consiste em transformar as imagens e layout criados pelo designer em códigos interpretáveis pelos navegadores. Existem dois tipos de linguagens interligadas utilizadas neste universo: a HTML e a CSS.
Muitas vezes os sites são criados em templates previamente codificados, mas sempre é necessário que alterações sejam feitas para incorporar as funcionalidades personalizadas de cada cliente.
5. Programação + Testes
É nesta etapa que os códigos de CSS e HTML escritos entram em ação de fato, ou seja, são aplicados e criam a dinâmica do website. São criados e incorporados sistemas e plugins necessários, além de todas as funcionalidades do site, montando a primeira versão oficial do mesmo.
Site pronto, hora de testar. É através dos testes que os programadores conseguem definir se o site está mesmo pronto para publicação ou precisa de ajustes. Ajustes feitos e site aprovado, hora de publicar.
6. Publicação
Conteúdo, layout, design, programação e funcionalidades aprovadas? É chegada a hora de publicar, o que envolve a contratação de um domínio, que é o endereço do seu site (www.dominio.com.br) e também da hospedagem em servidores que tornarão seu site visíveis para os usuários da web.
7. Manutenção
A última, porém, não menos importante etapa é a manutenção. Após a publicação do site é importante fazer a manutenção periódica do website, a fim de garantir que todos os recursos do mesmo estejam funcionando e também que os conteúdos e imagens sejam atualizadas, sempre mantendo o foco no interesse do seu público alvo no seu universo, e acompanhando as tendências e mudanças do seu segmento e também da criação de sites.