Desde 2009, o Google não lê mais palavras-chave como Meta Tags. As Meta Tags eram aquelas palavras-chave que eram listadas dentro de um campo de “referência” que o Google utilizava para entender do que se tratavam as páginas de um site. Porém, como isso fez com que algumas pessoas exagerassem e ocasionou em algumas “trapaças” por parte de desenvolvedores de websites, com isso, o Google atualizou seus robôs e fez com que eles ficassem mais inteligentes e seletivos, sempre buscando otimizar a experiência do usuário.
Leia mais sobre como o algorítmo do Google mudou ao longo dos anos.
Desde então, o Google considera apenas palavras-chave dentro de um contexto, ou seja, dentro de um conteúdo. Isso significa que ele não lê mais os termos separadamente, mas sim dentro do texto, título, descrição ou campo em que estão inseridas, levando em conta a semântica, relevância e sentido, entre outros fatores gramaticalmente importantes em um texto. Tendo isto em vista, preparamos este artigo para ajudar você a entender como escolher as palavras-chave que você vai utilizar no seu site, onde é importante que elas estejam inseridas e de que forma você pode melhorar seu rankeamento com elas.
O que são palavras-chave?
A pergunta parece boba, mas este conceito ainda confunde as pessoas. As Palavras-Chave não se tratam de uma única palavra, mas sim de um termo que pode conter duas, cinco ou dez palavras. Os robôs do Google tentam ao máximo entender o que a junção das palavras que o usuário coloca no buscador significa, fazendo uma pesquisa e trazendo para ele os resultados que ele julgar mais relevante através de uma série de fatores que formam o famoso algorítmo do Google.
Podemos separar a busca de um usuário entre termos Long Tail, que são aqueles que contém mais palavras, portanto, são mais específicos, e Short Tail, que são aqueles que possuem uma ou duas palavras, tornando a busca muito mais abrangente e generalizada.
Por exemplo:
Short Tail
Long Tail
Sendo assim, para quem trabalha com SEO ou possui um site e quer melhorar seus resultados, é essencial que você entenda como é que o seu público-alvo procura por o que você tem a oferecer, no caso, seu produto ou o seu serviço.
Leia mais sobre boas práticas de SEO no nosso artigo sobre White Hat x Black Hat.
Ajude o seu cliente a encontrar você
O SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que uma estratégia de colocar palavras-chave escolhidas a dedo em lugares estratégicos, ajudando o Google a entender do que o seu site se trata, e consequentemente, melhorando seu rankeamento e ajudando o seu cliente a encontrar você. Este é um fator imprescindível, principalmente se você vende produtos e serviços pela internet.
Mas como escolher as palavras-chave certas? Onde colocá-las? Quais são mais buscadas? O que o Google leva em conta? Para te ajudar, montamos um exercício que vai facilitar a sua escolha.
Passo 1: faça uma lista de palavras-chave.
Comece fazendo uma lista das palavras e termos que vierem na sua cabeça. Junto à elas, busque referências no próprio Google (como no exemplo abaixo), analise quais são as páginas e sites que ficam em primeiro lugar nas suas buscas. Aproveite para fazer uma análise de concorrência e já começar a entender como os seus concorrentes que estão em primeiro utilizam as palavras-chave.
Dica: pode ser que você se depare com palavras gramaticalmente erradas. Isso acontece muito, já que muita gente não coloca acentos ou escreve a palavra errada mesmo. Coloque os termos corretos e incorretos na sua lista, caso este seja o seu caso. Exemplo: semijoias x semi joias.
Passo 2: utilize uma ferramenta de Palavras-Chave.
Existem algumas ferramentas que fazem uma busca de tendências de palavras-chave dentro de um segmento, usando como referência um website ou mesmo uma palavra-chave “mãe” (ou seed keyword). Utilize essa ferramenta para buscar mais palavras para a sua lista.
Ferramentas legais: keywordtool.io e Google Keyword Planner.
Passo 3: Google Keyword Planner.
Dentro do Google Keyword Planner, você vai subir a sua lista de palavras-chave e ver a quantidade de buscas mensais para cada termo. Você pode inclusive segmentar essa lista por cidade, estado ou país, conseguindo mensurar o volume de busca de forma local ou mais abrangente.
Faça um download da planilha com os resultados por Palavra-Chave. Dentro da planilha, organize a coluna de volume de buscas mensais do maior para o menor e apague todos os termos que não possuírem nenhuma busca.
Passo 4: Google Trends (ou Insights)
Esta ferramenta do Google é muito importante e pouco utilizada. Nela, você consegue comparar o volume de buscas de forma mais exata em termos parecidos. Faça uma comparação de busca e descubra entre as palavras-chave da sua lista, quais são as mais procuradas.
Por exemplo, esta é a hora de você entender como é que as pessoas buscam por um produto que você vende e escolher quais palavras você vai colocar no título da página, no título do produto, na descrição, etc.
Lembrando que quanto aos erros gramaticais, o Google vem se aprimorando cada vez mais e unificando as buscas. No caso de palavras com e sem acento, em alguns casos ele já consegue entender que se trata da mesma coisa, mas na dúvida, faça a comparação no Google Trends. Caso a busca do termo gramaticalmente errado seja grande, ou até mesmo maior do que a do termo correto, cabe a você decidir se utilizar o termo errado vai afetar a crebibilidade do seu site ou não.
Dica: você pode utilizar o termo errado em apenas alguns produtos, ao invés de todos.
Passo 5: revise ou monte o conteúdo do seu site.
Agora que você já sabe quais são as palavras-chave mais importantes dentro do universo do que você buscou, fica mais fácil de criar o conteúdo para uma página ou mesmo a descrição de um produto ou serviço. Você pode utilizar técnicas diferentes para fazer isso, mas a dica é que você comece pelos nichos de dentro do seu site.
Por exemplo, se você vende produtos ou serviços diferentes, comece fazendo esse passo a passo com os produtos ou serviços mais específicos, que possivelmente você consiga um resultado mais certeiro. Possivelmente, neste caso, você vai começar pelas palavras-chave com menor volume de busca dentro do seus site. Lembre-se: é muito mais fácil se destacar dentre os termos de busca que possuem menor volume de busca do que fazer esse processo para aqueles que são muito buscados, pois a concorrência com grandes sites é desleal.
Passo 6: repita o processo para todas as páginas, produtos ou serviços do seu site.
Agora que você já entendeu como funciona o processo, pode repetí-lo para diferentes termos em que seu site pode se destacar. Se você possui uma loja virtual, pode repetir esse processo para os diferentes produtos e serviços que disponibiliza nela.
Passo 7: medindo os resultados.
Antes de medir os resultados, lembre-se que SEO é um processo que requer consistência e paciência. É necessário que você revisite alguns dos termos com o tempo, tendo em vista que as tendências de palavras-chave podem mudar para uma mesma coisa.
Você pode medir os resultados pelo Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita do Google que disponibiliza métricas do seu site. Além disso, existem muitas outras ferramentas online, gratuitas e pagas, que auxiliam você a medir os resultados das suas páginas.
Outra delas é o SERPLAB, onde você consegue cadastrar o seu site de forma gratuita e criar um projeto com uma lista de palavras-chave. A ferramenta vai medir diariamente qual é a posição do seu site para cada uma daquelas palavras-chave, e também indicar em quais você não está rankeado.
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