SEO: White Hat x Black Hat

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

Quando o assunto são técnicas de SEO (Search Engina Optimization), o Google possui uma série de diretrizes que definem quais seriam boas práticas para conseguir um bom posicionamento através da busca orgânica, e consequentemente, bons resultados para o seu negócio. Porém, tais diretrizes não são como leis que definem o que é ou não permitido, contanto muitas vezes com a interpretação e o bom senso de cada usuário.

Dentro dos algoritmos utilizados pelo Google, existem algumas brechas que permitem os resultados das buscas orgânicas sejam manipulados através de técnicas que trapaceiam essas diretrizes, possibilitando em algumas vezes, resultados mais rápidos no indexamento de um site no Google, mas pode-se dizer que injustos, se comparados à sites que levam em conta não só as diretrizes do Google mas a boa experiência do usuário, o que tecnicamente deveria ser o objetivo.

Mas será que vale a pena investir em resultados rápidos, porém através de técnicas maliciosas?

Nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre White, Black, e Grey Hat, e qual é a melhor forma de obter resultados duradouros no Google.

O Termo

O termo White Hat vem do inglês, e é uma expressão usada para definir uma pessoa, ou técnica, que segue diretrizes morais e éticas para alcançar um objetivo. Podemos dizer que quem veste o “Chapéu Branco”, é normalmente o herói, ou o “bonzinho” da história.

No caso de Black Hat, o significado é o contrário, dando referência à uma pessoa de valores morais e éticos pobres, como o vilão de um filme, ou uma pessoa trapaceira. Este termo também é usado para definir hackers que invadem computadores ou sistemas de forma maliciosa com a intenção de roubar informações.

Quando se trata de técnicas de SEO, o significado segue a mesma lógica, ou seja, técnicas White Hat são aquelas que seguem à risca as diretrizes do Google, e as Black Hats são técnicas que manipulam os algoritmos. Existem também técnicas Grey Hats, que são práticas que ficam no meio termo, porém podem ser consideradas duvidosas por alguns.

Fatores levados em conta

Independente de se tratar de um e-commerce ou um site de conteúdo informativo, o Google entende que o mais importante é sempre oferecer um conteúdo relevante ao usuário, e para definir quais destes conteúdos estão no topo da lista o Google conta com um robô que rastreia todos os conteúdos de todos os sites catalogados, e através de cerca de 200 variáveis, classifica quais são mais ou menos relevantes.

Dentre estes fatores estão o uso de palavras chaves muito procuradas, textos bem estruturados, número de visitantes, tempo que estes visitantes gastam dentro do seu site, taxa de rejeição, formatação dos textos, imagens, e muitos outros que podem ajudar ou prejudicar os resultados do seu site, ou comércio eletrônico.

Mas com a grande e crescente concorrência no mercado online, técnicas de SEO para busca orgânica podem levar meses para trazer resultados, até anos. Com a velocidade que a economia se move, será que vale a pena vestir o chapéu branco e ser paciente, ou será que não tem problema trapacear o sistema¿

As Consequências do Black Hat

Assim como a lei que rege o universo, práticas imorais e antiéticas podem até acarretar em resultados mais rápidos, porém definitivamente mais curtos. O Google possui sistemas que identificam esses truques e pode punir os sites de diversas maneiras, chegando até a bani-los permanentemente dos resultados de buscas orgânicas.

É tudo uma questão de tempo, mas o fato não é SE o Google vai punir um site que utiliza más práticas, mas sim QUANDO. Muitas vezes são utilizadas as técnicas Grey Hat, com o intuito de fazer com que o Google demore um pouco mais para detectar os truques, e assim, demorar mais para puni-las, porém uma coisa é certa, o Google certamente vai encontrar.

Seja um White Hat

Não é questão de apenas boa camaradagem, mas se você pretende obter sucesso e manter seus negócios ativos a longo prazo, prefira técnicas inteligentes e que ofereçam ao seu público alvo a resolução dos problemas que ele possui, seja através de informações que o seu site possui, ou produtos e serviços que sua loja oferece.

Construa conteúdos relevantes com informações completas, otimize a experiência de seu cliente através do seu site, e o mais importante, não pare de trabalhar nunca! O Google dá prioridade para boas práticas, porém a concorrência é muito grande, e é necessário que seu site esteja sempre em movimento, para que não se torne obsoleto e perca posições nas buscas orgânicas.

E lembre-se, caso contrate um profissional especialista em SEO para otimizar seu site, tenha certeza de que as práticas utilizadas pelo mesmo estejam sempre de acordo com as diretrizes do Google. E caso encontre alguma página que possua práticas duvidosas, denuncie na ferramente do Google Webmaster Tools (https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport?hl=pt_br).

Se você tem dúvidas sobre técnicas de SEO e diretrizes do Google, leia mais aqui: https://support.google.com/webmasters/answer/35769?hl=pt-BR

A GW2D oferece serviços de SEO White Hat. Entre em contato para maiores informações e orçamentos aqui.

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • SEO
    29 Janeiro, 2018

    Desde cerca de 2009, o Google não mais lê palavras chaves como Meta Tags. As Meta Tags eram aquelas palavras chaves que eram listadas dentro de um campo de “referência” que o Google utilizava para entender do que se tratavam as páginas de um site. Porém, como isso fez com que algumas pessoas...

    Ver mais
  • SEO / Mercado
    18 Setembro, 2017

    Muitas empresas ainda sofrem quando o assunto é estabelecer estratégias efetivas de comunicação com o cliente. Aliás, este é provavelmente um dos maiores desafios do mercado atual, tendo em vista a crescente competitividade e enorme número de ofertas existentes. Em meio a isso tudo, o próprio...

    Ver mais
  • SEO
    10 Abril, 2017

    Muito se fala da importância do Google no mercado digital, em como melhorar o seu posicionamento na busca orgânica ou como fisgar seus consumidores através de links patrocinados... mas para dominar uma ferramenta, é necessário entender a sua história. E você conhece a história do Google? A verdade...

    Ver mais
  • SEO
    09 Março, 2017

    O mundo está passando por um processo de transformação constante e cada vez mais rápido, e os reflexos disso na economia são tão grandes que fica difícil de acompanhar. A internet é uma das maiores responsáveis por esta mudança na economia e em todos os segmentos existentes, forçando todos os tipos...

    Ver mais
  • SEO / Novidades
    29 Setembro, 2016

    Velocidade, responsividade, fácil navegação. Esses são pontos super importantes para um site ser considerado "bom", e agora essa ferramenta gratuita do Google te ajuda a ver se está tudo OK com seu site.

    Ver mais
  • SEO
    07 Setembro, 2016

    O Google anunciou essa semana uma nova atualização no algoritmo que irá punir quem abusar de pop-ups e anúncios que ocupem uma grande parte da tela. Veja porque e se atualize.

    Ver mais
  • SEO
    07 Setembro, 2016

    Ainda em dúvidas sobre o que é SEO e como ele pode te ajudar no posicionamento do seu site? Vem junto com a gente e veja um breve resumo de como isso funciona.

    Ver mais
  • SEO
    11 Agosto, 2016

    Está com dúvidas de como tirar melhor proveito da sua campanha e anúncios no AdWords? Separamos algumas dicas de como fazer isso e vai desde revisar palavras chave até segmentação por localidade. Vem conferir!

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Desenvolvimento Web primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor

X
Website

Não perca tempo e saiba como utilizar a internet e o mundo digital para divulgar sua empresa e aumentar suas oportunidades de vendas!

Cadastre seu nome e e-mail para receber o ebook: