Como Funciona o Mecanismo de Busca do Google

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Aqui no nosso blog já explicamos sobre o que é SEO e sobre a importância de criar conteúdo de relevância para atrair novos consumidores através da Internet. Também já explicamos as mudanças que o mercado e o comportamento dos consumidores tiveram com a Era Digital, porém, algumas das dúvidas que mais chegam até nós são relacionadas à importância do Google no mercado digital e como ele pode ser tão influente nos resultados da sua presença digital.

Afinal, por que tanto se fala da necessidade de criar conteúdos relevantes e sites otimizados para o Google? Por que o Google é tão importante para o mundo hoje?

Seja na busca orgânica ou em anúncios patrocinados no Adwords, se você quer conseguir um bom posicionamento no Google você precisa primeiro entender o básico, e acredite, é nisso que muita gente peca. De nada adianta partir para o Marketing de Conteúdo e criação de textos mega elaborados e cheios de palavras-chave se você não fizer o básico para que as pessoas cheguem até eles.

Neste artigo não vamos nos aprofundar sobre detalhes de como otimizar o seu site (leia mais sobre isso aqui), mas sim explicar como funcionam as diretrizes, o que é o famoso algoritmo do Google e quais fatores são importantes para garantir que o seu site ajude a sua empresa a obter mais resultados através do Google.

Como trazer pessoas até seu site elaborando uma estratégia em conjunto entre otimização e links patrocinados? Vamos te ajudar com isso.
 

Orgânico x Patrocinado

Existem alguns tipos de palavra-chave que pertencem à categorias específicas que exigem algumas regras por parte do Google, ou são terminantemente proibidas de ter anúncios pagos. Alguns exemplos são remédios ou produtos relacionados à saúde, que se enquadram nas exceções do Google. Porém, na grande maioria das buscas no Google são encontrados tanto anúncios pagos, quanto resultados orgânicos - inclusive, algumas empresas investem tanto que conseguem estar em primeiro lugar nos dois posicionamentos.

Os links patrocinados normalmente aparecem no topo da página, sempre sinalizados com as palavras “Ad” ou “Anúncio”, e tomam mais ou menos os três primeiros lugares da sua lista, como mostra a imagem abaixo. Antigamente estes resultados eram mostrados em um quadro amarelo antes dos resultados orgânicos da sua busca, porém, o usuário passou a se tornar cada vez mais seletivo. Como as pessoas passaram a ignorar completamente os anúncios de forma até inconsciente, então o Google fez mudanças para que os anúncios ficassem mais atrativos e coerentes.

Logo em seguida vem o suprassumo da sua pesquisa online. Aquele link que vai te levar ao site onde 90% das vezes você vai encontrar a solução para a sua busca, e o Google trabalha duro a cada ano para aprimorar seu algoritmo para que isso aconteça em qualquer termo de busca. Obviamente, as posições mais almejadas por toda e qualquer empresa e absolutamente todos os seguimentos: os três primeiros lugares do resultado de busca orgânica.

Segundo pesquisas feitas pelo site Chitika (www.chitika.com), o 1º lugar do Google recebe cerca de 33% do tráfego de pesquisa. O segundo lugar cerca de 18%, e assim consequentemente, à cada posição o número de cliques cai. Cerca de 94% dos usuários sequer visitam a primeira página.... sim, apenas 6% passam para a segunda página!!

Mas como garantir que você vai ser encontrado pelos termos corretos e relevantes ao universo onde seu negócio está inserido?

A Aranha do Google

Para definir quem fica em qual posição, o Google conta com um robô. Também conhecido como Googlebot ou Seach Engine Spider, esse mecanismo literalmente rasteja por todos os tipos de conteúdo disponibilizados para o Google na web, lendo palavra por palavra, termo por termo, do que cada página tem a oferecer e salvando tudo nos servidores do Google, para consequentemente analisar e calcular através de seus algoritmos, quais desses conteúdos tem maior ou menos relevância. Sendo assim, o Google funciona como um catálogo de TUDO o que você pesquisar e estiver disponível, e ainda faz o grandessíssimo favor de segmentar tudo isso, separar por relevância e decidir qual é a melhor solução para a sua busca.

Os servidores do Google trabalham dia e noite, organizando os conteúdos sempre com a finalidade de trazer ao usuário a melhor experiência de busca, ou seja, de satisfazer e solucionar o seu desejo quando se trata do que você procura, independente se é uma informação, um produto, um serviço, ou o que você quiser.

Não é a toa que a Google é a empresa mais valiosa do mundo e merece todo o respeito da humanidade. Ele valoriza e muito o consumidor final, que é o usuário - e não as empresas que anunciam nele e ainda trabalha todo o tempo para melhorar o algoritmo. E o melhor, o Google faz por você o que nem mesmo você consegue fazer às vezes: entender o que você quer e que tipo de informação pode satisfazer a sua vontade.

Leia mais sobre como o mecanismo do Google se aprimorou ao longo dos anos.

O que é relevante para o Google

Existem muitos fatores que fazem parte da pontuação que decide quem fica em qual lugar no ranking, porém, o Google tem algumas limitações. Como por exemplo, ainda não conseguir ler imagens e vídeos, e por este motivo, o conteúdo escrito é priorizado pelos robôs.

Quando se trata de imagens e vídeos, é sempre muito importante que o título da imagem (nome do próprio arquivo que você subiu no seu site) que aparece no código fonte do site seja pertinente ao assunto e também que o texto alternativo (alt text) contenha uma descrição que ajude os robôs a entenderem do que eles se tratam. Numa loja virtual, por exemplo, isto é de extrema importância, já que as imagens são importantes para ilustrar o produto e estas não são lidas corretamente. Se você não nomeá-las com palavras-chave pertinentes, as mídias acabam sendo contadas como um espaço em branco, podendo impactar até negativamente no ranking.

Existem dois grupos de fatores que influenciam no ranking de um site e que devem ser otimizados quando se trata de um planejamento de SEO: fatores on page e off Page.

Principais fatores de rankeamento On Page

Assim como diz o nome, são fatores dentro de um site ou página que interferem na pontuação do mesmo, como por exemplo, o tamanho do conteúdo e principalmente a qualidade dele, as palavras-chave utilizadas no texto, incluindo títulos e subtítulos. Além disso, o Google leva muito em conta urls amigáveis que contenham palavras-chave e o chamado link building do seu site, que é quando outros sites fazem referência do seu, fator importante para o Google!

Quanto menos palavras-chave e caracteres na sua URL, ou seja, quanto mais clean e direta ela for, melhor. Por exemplo, para a página de contato, orçamento, artigos e sobre a sua empresa, siga o exemplo:

Seusite.com.br/contato
Seusite.com.br/orçamento
Seusite.com.br/artigos
Seusite.com.br/quemsomos

E em sublinks, como artigos, serviços ou até categorias e subcategorias, coloque sempre a palavra-chave pertinente ao assunto ou produto e serviço no título da URL. Exemplo:

gw2d.com.br/artigos/e-commerce-dicas-de-fotografia-de-produto
gw2d.com.br/artigos/aumente-conversoes-na-sua-loja-virtual
gw2d.com.br/servicos/criacao-de-sites
gw2d.com.br/servicos/otimizacao-de-sites
 

Ao contrário do que muitos pensam, as meta tags, também conhecidas como as palavras-chave individuais que seriam relacionadas ao assunto de um conteúdo, não são mais consideradas como relevantes e não fazem mais parte dos algoritmos. Mas as palavras-chave continuam sendo muito importantes, desde que inseridas dentro de um contexto. Por isso você deve caprichar em um texto extremamente rico em qualidade e cheio delas.

Hoje o Google leva em conta a semântica de um conteúdo, ou seja, a qualidade dele, se ele é facilmente compreensível e se traz informações relevantes e fáceis de serem endendidas. Busque sempre palavras-chave relacionadas e sinônimas, e evite repetir as mesmas palavras-chave muitas vezes, pois isso é considerado como uma má prática e pode impactar seus resultados negativamente.

Clique aqui para ler nosso artigo e saber tudo o que você precisa sobre Palavras-Chave.

Outros fatores relevantes são o tempo de permanência do usuário dentro da sua página, quanto tempo ela demora a carregar, e se ele continua navegando dentro do seu site ou decide sair logo após o conteúdo. Daí a importância dos botões CTA - Call to Action, que levam o usuário de uma página à outra dentro do seu site.

Principais fatores de rankeamento Off Page

Alguns fatores externos ao seu site também tem extrema importância para os algoritmos do Google, pois eles representam a autoridade e credibilidade que o seu site possui.

Os backlinks são os links que apontam para o seu site em outros sites e são extremamente relevantes, pois o Google entende que se você é expert em um assunto, é muito provável que algumas pessoas compartilhem os conteúdos do seu site, o que é algo que conta muitos pontos. O Google entende que se as pessoas estão mencionando o seu site, é um sinal que ele tem relevância.

Os compartilhamentos e menções às suas páginas em redes sociais também contam pontos e as menções em aplicativos de mensagens como Whatsapp e Messenger também podem ser rastreados e relevantes de forma direta, ou indireta.

Por isso muitas empresas procuram blogueiras ou pessoas que tenham grande influência no mercado digital para fazer o chamado publipost, ou posts publicitários de produtos ou marcas. Encontrar alguém que possa representar sua marca é super eficiente e importante, porém, é necessário escolher a pessoa certa, que combine com a sua marca e com seu público-alvo e não aquelas que estão na moda, ou possuem o maior número de seguidores.

Quer saber mais? Leia mais artigos sobre o mercado digital.

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