Como Funciona o Mecanismo de Busca do Google

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Tecnologia

08 Junho, 2017

Já explicamos o que é SEO e o como criar conteúdo de relevância, mas quando se trata de entender a importância do Google no mercado digital e como ele funciona muita gente ainda fica para trás e esquece-se de entender o porquê de todo o esforço colocado em criar um conteúdo de relevância. Hoje vamos ao básico, e não menos importante, e vamos explicar como funciona o Google e quais fatores fazem parte do cálculo quando se trata de decidir quem fica na primeira página ou não.

Seja na busca orgânica ou em anúncios patrocinados, se você quer estar na primeira página, primeiro precisa entender o básico, e acredite muita gente peca nisso. De que adianta conteúdos elaborados e cheios de palavras chaves se ninguém chega até eles, e como trazer pessoas até seu recém-lançado site sem uma estratégia de links patrocinados certeira? A verdade é que ambos andam juntos, e às vezes menos é mais.

Orgânico x Patrocinado

Em 90% das buscas são encontrados tanto anúncios pagos, quanto resultados orgânicos. Existem alguns tipos de palavras chaves que pertencem à categorias específicas que exigem algumas regras por parte do Google, ou são terminantemente proibidas de ter anúncios pagos, como remédios ou produtos relacionados à saúde, por exemplo, que se enquadram nos 10% restantes.

Os links patrocinados normalmente aparecem no topo da página, sempre sinalizados com as palavras “Ad” ou “Anúncio”, e tomam mais ou menos os três primeiros lugares da sua lista. Antigamente estes resultados eram mostrados em um quadro amarelo antes dos resultados orgânicos da sua busca, porém, como as pessoas passaram a ignorar completamente os anúncios de forma até inconsciente, o Google fez mudanças para que os anúncios ficassem mais atrativos.

Logo em seguida vem o suprassumo da sua pesquisa online, aquele que em 90% das vezes vai apresentar a solução para o seu problema, seja ele qual for, e as posições mais almejadas por toda e qualquer empresa e absolutamente todos os seguimentos: os três primeiros lugares do resultado de busca orgânica.

Segundo pesquisas feitas pelo site Chitika (www.chitika.com), o 1º lugar do Google recebe cerca de 33% do tráfego de pesquisa. O segundo lugar cerca de 18%, e assim consequentemente, à cada posição o número de cliques cai. Cerca de 94% dos usuários sequer visitam a primeira página.... sim, 94%!!!

A Aranha do Google

Para definir quem fica em qual posição, o Google conta com um robô, também conhecido como Googlebot ou Seach Engine Spider, que literalmente rasteja por todos os tipos de conteúdo disponibilizados para o Google, lendo tudo o que cada página tem a oferecer, e salvando tudo nos servidores do Google, para consequentemente analisar e calcular através de seus algoritmos, quais desses conteúdos tem maior ou menos relevância.

Sendo assim, o Google funciona como um catálogo de todos os tipos de conteúdos, de todos os tipos de assunto, e ainda faz o grandessíssimo favor de segmentar todos os conteúdos e ainda separar por relevância. Sim, o Google merece todo o respeito da humanidade, e ainda trabalha a todo o tempo para melhorar seus mecanismos e fazer por você o que nem mesmo você conseguiu fazer: entender o que você quer e que tipo de informação pode satisfazer a sua vontade.

Os servidores do Google trabalham dia e noite, organizando os conteúdos sempre com a finalidade de trazer ao usuário a melhor experiência de busca, ou seja, de satisfazer e solucionar o seu desejo quando se trata do que você procura, independente se é uma informação, um produto, um serviço, ou o que você quiser.

O que é relevante para o Google

Existem muitos fatores que fazem parte da pontuação que decide quem fica em qual lugar no ranking, porém, o Google tem algumas limitações, como por exemplo, ainda não conseguir ler imagens e vídeos, e por este motivo, o conteúdo escrito é priorizado pelos robôs.

Quando se trata de imagens, é sempre muito importante que o título da imagem que aparece na programação do site seja pertinente ao assunto, e também que o texto alternativo (alt text) da imagem contenha uma descrição que ajude os robôs a entender do que ela se trata. Numa loja virtual, por exemplo, isto é de extrema importância, já que contam com muitas imagens que se não lidas corretamente pelo Google, são contadas como um espaço em branco, podendo impactar até negativamente no ranking.

Existem dois grupos de fatores que influenciam no ranking de um site e que devem ser otimizados quando se trata de um planejamento de SEO: fatores on page e off Page.

Principais fatores de rankeamento On Page

Assim como diz o nome, são fatores dentro de um site ou página que interferem na pontuação do mesmo, como por exemplo, o tamanho do conteúdo e principalmente a qualidade dele, as palavras chaves utilizadas no texto, incluindo títulos e subtítulos. Além disso, o Google leva muito em conta urls amigáveis e o chamado link building do seu site, ou seja, o nome dos links das páginas internas de seu site e o uso de palavras chaves pertinentes neles.

Quanto menos palavras chaves e caracteres na sua URL, ou seja, quanto mais clean e direta ela for, melhor. Por exemplo, para a página de contato, orçamento, artigos e sobre a sua empresa, siga o exemplo:

Seusite.com.br/contato
Seusite.com.br/orçamento
Seusite.com.br/artigos
Seusite.com.br/quemsomos

E em sublinks, como artigos, serviços ou até categorias e subcategorias, coloque sempre a palavra chave pertinente ao assunto ou produto e serviço no título da URL. Exemplo:

gw2d.com.br/artigos/e-commerce-dicas-de-fotografia-de-produto
gw2d.com.br/artigos/aumente-conversoes-na-sua-loja-virtual
gw2d.com.br/servicos/criacao-de-sites
gw2d.com.br/servicos/otimizacao-de-sites
 

Ao contrário do que muitos pensam, as meta tags, também conhecidas como as palavras chaves que seriam relacionadas ao assunto de um conteúdo, não são mais consideradas como relevantes e não fazem mais parte dos algoritmos. Palavras chaves são muito importantes, por isso você deve caprichar em um texto extremamente rico em qualidade e cheio delas.

Hoje o Google leva em conta a semântica de um conteúdo, ou seja, a qualidade dele, se ele é facilmente compreensível e se traz informações relevantes e fáceis de entender. Busque sempre palavras chaves relacionadas e sinônimas, e evite repetir as mesmas palavras chaves, pois isso é considerado como uma má prática e pode impactar seus resultados negativamente.

Outros fatores relevantes são o tempo de permanência do usuário dentro da sua página, quanto tempo ela demora a carregar, e se ele continua navegando dentro do seu site ou decide sair logo após o conteúdo. Daí a importância dos botões CTA - Call to Action, que levam o usuário de uma página à outra dentro do seu site.

Principais fatores de rankeamento Off Page

Alguns fatores externos ao seu site também tem extrema importância para os algoritmos do Google, pois eles representam a autoridade e credibilidade que o seu site possui.

Os backlinks são os links que apontam para o seu site em outros sites e são extremamente relevante, pois o Google entende que se você é expert em um assunto é muito provável que algumas pessoas compartilhem os conteúdos do seu site, o que é algo que conta muitos pontos. Os compartilhamentos e menções à as suas páginas em redes sociais também contam pontos e as menções em aplicativos de mensagens como Whatsapp e Messenger também podem ser rastreados e relevantes de forma direta, ou indireta.

Por isso muitas empresas procuram blogueiras ou pessoas que tenham grande influência no mercado digital para fazer o chamado publipost, ou posts publicitários de produtos ou marcas. Encontrar alguém que possa representar sua marca é super eficiente e importante, porém, é necessário escolher a pessoa certa, que combine com a sua marca e com seu público alvo.

Quer saber mais? Leia mais artigos sobre o mercado digital.

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