Google AdWords: porque pagar para aparecer na rede?

Início > Artigos > Google AdWords: porque pagar para aparecer na rede?

Você com certeza já viu ou pelo menos ouviu falar nos anúncios pagos do Google. Dispostos em locais estratégicos dos resultados de busca – as primeiras posições e mais a barra lateral esquerda do mais usado buscador – são dedicadas à quem usa a ferramenta para divulgar o seu negócio.

Essa é uma das formas mais utilizadas de divulgação online e inclusive uma das que mais tem retorno, desde que bem trabalhadas. Entenda melhor o que são os links patrocinados e como eles podem ajudar na sua estratégia de marketing digital, aumentando a conversão para o seu site.

Afinal, o que são links patrocinados?

Links patrocinados são o que podemos chamar de "horário nobre" na internet. Quando fazemos uma busca, geralmente a nossa atenção é deslocada para os primeiros resoltados, certo? Pois é justamente isso que acontece quando fazemos um anúncio via links patrocinados: eles são os primeiros a aparecer. Isso acontece graças à criação de uma campanha com as palavras chave e perfis estabelecidos que, quando buscados retornam o anúncio.

Podemos dizer que hoje é uma das estratégias mais relevantes para empresas que buscam aliar projeção rápida com altos rendimentos e baixo investimento (se comparado com as mídias tradicionais). Além de ser uma boa maneira de mostrar o seu negócio como um todo, também é excelente como divulgação de campanhas sazonais, aproveitando datas comemorativas ou memes do momento.

Quais os links patrocinados existentes hoje no mercado? Em qual devo investir?

Bem verdade é que são vários e seria até impossível listar já que a internet está em constante mudança; mas basicamente todo buscador ou rede social possui o seu. Hoje os mais utilizados – e consequentemente mais relevantes – são os do Google (Google AdWords) e os do Facebook (Facebook Ads). Aqui vamos falar do AdWords, já que é o maior, mais conhecido e com resultados comprovados.

Explicando um pouco melhor esse alcance, dentre os vários serviços do Google, o Adwords é o responsável por administrar os anúncios de links patrocinados. A função dessa ferramenta é dar ênfase ao seu anúncio não apenas no Google mas em todos os seus parceiros,  ou seja, um alcance quase que total de todo o mundo virtual.

OK, mas para que serve e quais as vantagens de se anunciar no AdWords?

Os anúncios do Google nada mais são que uma oferta para o usuário. Enquanto ele busca "meias para corrida", por exemplo e o anúncio do seu negócio aparece, eles são uma porta de entrada para o seu site. É a maneira mais simples e eficiente para oferecer um produto ou serviço diretamente para quem está buscando por isso. A grande vantagem aqui é que através do AdWords é possível segmentar as suas campanhas por produtos, serviços ou até mesmo ofertas sazonais. Isso é feito através de palavras-chave que são cadastradas conforme o que deseja se anunciar.

Outra vantagem – além da segmentação – é o fato se que você consegue ter controle pleno do que está gastando na sua campanha e só paga por aquilo que realmente for convertido em clique; ou seja: você estabelece um limite de gastos e paga apenas quando efetivamente alguém clicar no seu anúncio.

Onde o meu link aparece: Rede de Pesquisa e Rede de Display

Quando fazemos um anúncio no AdWords ele pode aparecer de duas aneira spara o sue público: na Rede de Pesquisa e Rede de Display. A rede de pesquisa é dentro do próprio Google: ela funciona através dos seus mecanismos de busca ou então quando um parceiro disponibiliza um link direto para buscas no Google dentro do seu site. A rede de pesquisa é, portanto quando um usuário faz uma busca por palavra chave, ou seja, a maneira mais comum de se encontrar algo na rede.

A rede de display por sua vez é composta por sites, vídeos e aplicativos ligados ao Google que permitem que a sua marca apareça mesmo que fora do buscador. Enquanto na rede de pesquisa os anúncios são escritos, esse tipo de campanha é focada em anúncios gráficos e muito usado para campanhas de branding ou até mesmo anúncios pontuais/sazonais.

Resumindo

O Google AdWords é com certeza uma das mais completas e eficientes ferramentas para se anunciar na web da atualidade. Por estar presente em todas as pesquisas feitas na rede, é um importante aliado para quem está elaborando uma estratégia de divulgação de marca ou produtos/serviços. Vale muito a pena investor em links patrocinados, mas é importante lembrar que as campanhas preciam ser muito bem pensadas e estruturadas para não acabar gastando em anúncios que não vão converter em vendas posteriores. Aqui a ajuda de uma empresa que entenda do assunto é fundamental.

Caso queira saber mais sobre como o investimento em AdWords pode ajudar o seu negócio a crescer, entre em contato com a gente. Nós da GW2D temos amplo conhecimento no assunto e montaremos uma estratégia campeã para seu site.