E-Commerce: Dicas de Fotografia de Produto

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

E-Commerce

30 Março, 2017

No mercado digital, onde o apelo visual é muito maior do que o informativo, a credibilidade da sua empresa depende e muito da qualidade das imagens que você veicula, e isso não só na sua loja virtual, mas também no Facebook e Instagram.

Com os smartphones disponíveis à mão de todo mundo e com câmeras de qualidade relativa, ficou bem mais fácil de tirar fotos de produtos, e este é, por exemplo, um dos motivos que o Instagram é uma das maiores plataformas de vendas pela Internet. Porém, num mundo virtual onde somos bombardeados por imagens a todo momento, quem se esforça para ser criativo e investe em imagens de uma qualidade diferenciada, com certeza, ganha pontos com o consumidor.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Num cenário onde o consumidor não consegue tocar no produto e não possui o auxílio de um vendedor ao seu lado, como teria numa loja, esse ditado que todo mundo conhece ilustra perfeitamente o valor de uma boa imagem.

Lembrando que o conteúdo é sim de extrema importância para que o consumidor chegue até você, como já falamos no artigo sobre Marketing de Conteúdo, porém, uma vez que ele entra na sua loja virtual, na maioria das vezes é a combinação das imagens e do design que vão decidir o nível de interesse que ele tem em continuar navegando no seu site e explorando os seus produtos.

Lembre-se que a não ser que o usuário que esteja navegando pelo seu site esteja em busca de um produto específico que ele sabe que você tem, é através das imagens que ele vai avaliar não só o produto em si, mas o conjunto, ou seja, a sua marca. É de extrema importância que as imagens que representem a sua marca, em banners ou em redes sociais, estejam coerentes com a imagem que você quer passar e com o produto que você vende. Isto ocorre principalmente se houver um apelo visual no seu produto, como existe no mercado da moda e acessórios, mas vale para todos os tipos de produtos e serviços.

Fotografia de Produto

Já que não existe um vendedor para explicar melhor sobre os produtos, lembre-se que as fotos do seu produto, principalmente na capa, devem ilustrar os pontos fortes dele e favorecê-lo, criando assim o interesse de que a pessoa clique nele ou até pare para ler as especificações.

O tipo de fotografia que você vai utilizar na sua loja virtual depende muito de que tipo de produtos você vende, porém, seguem algumas dicas:

  • Faça fotos com boa resolução e invista em iluminação. Uma boa iluminação é de extrema importância para uma boa foto, principalmente se você estiver usando o celular.
  • Pense em investir em um “mini estúdio”, que você pode fazer sozinho facilmente através de vídeos no Youtube, ou comprar pronto (www.mutu.com.br). 
  • Se você não entende nada de edição de imagens, invista em um mini curso ou procure estudar online maneiras de editar e melhorar suas fotos. Acredite, é mais fácil do que você pensa e existem ferramentas totalmente grátis, como o Microsoft Office Picture Manager, que já vem instalado no Windows e possui muitas funções de edição.
  • Tire fotos do produto inteiro, mostre ângulos diferentes e também seus detalhes.
  • Invista em uma câmera semi-profissional. A qualidade é maior do que a do seu celular e o custo benefício é ótimo, e vale muito a pena.
  • Mostre fotos do seu produto sendo utilizado, principalmente se você trabalha com moda.
  • Utilize acessórios para a sua foto, como flores, pedras, plantas, etc.
     

Quando contratar um profissional

Se você está começando com uma marca ou empresa nova, é de extrema importância que você tenha fotos conceituais, que ilustrem a sua marca, o seu consumidor, a sua missão e os seus valores. Nesta hora contratar um profissional é extremamente válido, mesmo que o investimento seja um pouco alto.

Mantenha em mente que com um ensaio “conceito” você vai conseguir fotos que ilustram a sua marca, e não os seus produtos, e, portanto, as fotos podem ser utilizadas por longo tempo. Faça fotos para utilizar nos banners do seu site, no Facebook e no Instagram. Se o seu budget for um pouco maior e você não possuir experiência, faça orçamentos de pacotes e invista em fotos profissionais para os seus produtos também.

Você pode buscar também imagens referência em bancos de imagem, principalmente se você vende serviços.

Fotos para as Redes Sociais

Pegue um papel e anote: não se vende produtos por redes sociais, o que você vende é ESTILO DE VIDA.

As pessoas que seguem a sua empresa não procuram ver as mesmas fotos que elas veem em seu site, com fundo branco ou do produto apenas. Elas buscam consumir o “sentimento” que você quer que elas tenham ao utilizar seu produto, por exemplo, se você vende joias, suas clientes querem ver suas joias sendo utilizadas, querem ver que tipo de mulher utiliza suas joias, o que a suas joias simbolizam, como elas se sentiriam utilizando estas joias. Tudo isto deve ser ilustrado nas imagens.

Procure sempre mostrar alguém utilizando o seu produto, ou de que forma a pessoa se sente utilizando o seu produto. Por exemplo, se você vende piscinas, procure fotos em bancos de imagens de famílias felizes na piscina. Mescle fotos dos produtos com referências, imagens inspiradoras que combinem com a sua marca e com o estilo de vida que os seus consumidores buscam.

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • E-Commerce / Mercado
    06 Junho, 2016

    Apesar da crise econômica atual, o e-commerce apresenta sinais claros de crescimento em 2016. Quem ainda não aderiu deve o quanto antes repensar essa possibilidade.

    Ver mais
  • E-Commerce
    13 Abril, 2017

    OK, você criou a sua loja virtual, fez um estudo dos seus concorrentes, dos seus consumidores, caprichou nas fotos e na descrição dos produtos... Mas, e agora? Como é que você faz para os seus clientes chegaram até você? Imagine que a Internet seja um mar, e cada loja virtual é uma ilha. Dentre as...

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    09 Dezembro, 2016

    O e-commerce está em alta e tem ajudado muitos empreendedores a crescer. Entretanto, alguns pontos devem ser observados para se obter sucesso. Veja como melhorar suas chances nesse mercado e fazer seu negócio crescer.

    Ver mais
  • E-Commerce
    22 Fevereiro, 2016

    Já comentamos algumas vezes aqui sobre o que são sites responsivos e a sua importância para uma boa experiência do usuário e também para uma boa localização nos buscadores. Assim, não restam dúvidas de que sim, e-commerces precisam de sites com design responsivo! Afinal, se a ideia central é que o...

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    30 Maio, 2016

    10 motivos para você ainda que tem dúvidas de que investir um e-commrece é uma boa ideia (é uma ótima ideia!)

    Ver mais
  • E-Commerce
    22 Fevereiro, 2016

    Pesquisas apontam que na maioria das vezes – 83%, para ser mais preciso, em uma amostragem de 1000 palavras chave de e-commerces –  o primeiro resultado do Google é um site mobile-friendly. Já comentamos aqui a mudança do algoritmo do buscador e como isso afeta os sites. Mas, especialmente no campo...

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Desenvolvimento Web primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor