10 Dicas de Efetivas de Marketing Digital para Lojas Físicas

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O Marketing Digital sem dúvidas é um universo onde muitas portas se abrem. Porém, são tantos os caminhos que podem ajudar o seu negócio a alcançar mais resultados através dele, que muitas vezes acaba parecendo um grande labirinto. 

Hoje não é preciso ter endereço para possuir uma empresa e não é preciso ter loja física para vender um produto. Os consumidores estão cada vez mais acomodados e antes de se locomoverem até um local físico para comprar algo (caso não valha a pena fazer isto online), eles pesquisam muito. Segundo pesquisas do Google, 82% dos consumidores fazem pesquisas online antes de adquirir qualquer produto ou serviço.

No artigo anterior fizemos uma introdução sobre quão importante é o Marketing Digital para lojistas e pontuamos alguns dos fatores mais relevantes a serem trabalhados neste universo. Porém, como este assunto é muito abrangente e merece uma atenção especial, criamos este novo artigo com 15 Dicas Efetivas de Marketing Digital para Lojas Físicas

Antes de nos aprofundarmos neste assunto, seguem quatro artigos muito importantes e interessantes para quem possui um negócio e busca utilizar a internet para mais resultados:

1. Quem é Quem na Internet - Um Guia Rápido Para Quem Está Iniciando
2. Como a Internet Pode Ajudar a Minha Empresa
3. 4 Dicas Básicas Para Atrair Mais Clientes na Internet
4. Como a Era Digital Mudou o Comércio

Agora, vamos ao que importa: as DICAS.

10 DICAS EFETIVAS de Marketing Digital para Lojas Físicas

1. Pirâmide de Autoridade

Para conseguir traçar metas e implementar estratégias eficientes para o seu negócio chegar onde você deseja, é imprescindível que antes você saiba onde ele se encontra.

A Pirâmide de Autoridade é uma ferramenta desenvolvida pelo consultor de negócios americano Frank Kerne e adaptada pelo coach Vinícius Possebon, que utiliza como referência o nível de credibilidade que um negócio tem sob os consumidores para auxiliar na implementação de estratégias de crescimento

São 5 etapas:
https://www.empreendedor-digital.com/marketing-pessoal

*Fonte da imagem: Empreendedor Digital

No caso das lojas físicas ela é extremamente útil, pois o consumidor está cada vez mais seletivo quanto a se locomover até um lugar e ele só vai fazer isso se considerar que o seu produto ou a sua marca sejam muito interessantes. 

Para te ajudar, separamos vídeos de duas autoridades de Marketing Digital que explicam bem sobre o assunto. 


2. Análise de Concorrência

É impossível definir aonde você quer chegar sem antes entender qual é o universo onde o seu negócio está inserido. Também é muito difícil você escolher em quais armas vai se aprimorar, se não conhecer a dos seus oponentes.

Lembre-se: é preciso trabalhar a OFERTA. Para criar uma boa estratégia de ofertas (que não se baseie apenas em descontos), é muito interessante que você entenda como os seus concorrentes de sucesso estão fazendo isso.

Leia mais 5 Super Dicas para Uma Boa Análise de Concorrência Online.

3. Tenha um Site

"Tenho loja física e já trabalho com redes sociais. Preciso de um site?"

A resposta é uma só: SIM. Por 2 motivos:

1. 82% dos consumidores pesquisam na internet antes de fechar negócio ou comprar algo, portanto, você está perdendo oportunidades se não estiver catalogado nas listas da mais importante ferramenta do mundo digital: o Google. 
Você pode inclusive medir qual o volume de pesquisas de termos relacionados ao seu negócio usando o Google Keyword Planner.
2. Na internet, a primeira impressão é a que fica. Se você possuir um site bacana, com um layout simples, porém moderno, e que transpareça os valores agregados do seu negócio, o usuário que cair nele sem dúvidas vai lembrar-se de você depois. Foque nisso.

Steve Jobs disse:
“A menor empresa do mundo pode parecer a maior empresa do mundo na internet.”
Trabalhe para isso!


4. Imagens dizem muito.

O universo digital tem um apelo extremamente visual. Com o número de ofertas e anúncios absurdo que aparecem na nossa tela a todo momento, o cérebro do consumidor moderno passou a ficar cada vez mais seletivo, ignorando muitas propagandas inconscientemente. Isso atrapalha muito lojas físicas a pescarem consumidores dispostos a se locomoverem até elas, principalmente porque a concorrência online costuma ser desleal.

Dica:

- Se você vende produtos, faça fotos de pessoas utilizando o seu produto. O cérebro tende a se identificar mais quando a imagem não inclui só o produto, mas sim pessoas. Se não der pra usar só fotos de pessoas, invista num ensaio conceito da sua marca e alterne fotos dos seus produtos e do ensaio.

- Se você vende serviços, busque fotos em bancos de dados ou invista num ensaio que mostre pessoas felizes e satisfeitas após o serviço ser feito. Além disso, invista em fotos que chamem atenção e mostrem o problema de forma bem explícita. As pessoas tendem a se identificar vendo imagens de outras pessoas com os mesmos problemas, e também anseiam em vê-los resolvidos. Fotos de antes e depois também fazem muito sucesso na internet.

Lembre-se de manter a coerência, utilizar o mesmo estilo de imagens, cartela de cores e fontes, fazendo com que as imagens sejam harmônicas entre si e facilmente reconhecíveis.


5. Invista em Links Patrocinados

Existem mil motivos para investir em Links Patrocinados, mas dois deles já traduzem em si os benefícios de anunciar online:

  1. Baixo custo;
  2. Segmentação;

Faça campanhas integradas em diferentes ferramentas como Instagram, Facebook e Google Adwords, sempre ressaltando o seu produto estrela e a imagem da sua marca. Os consumidores digitais são carentes de autenticidade e buscam marcas para chamarem de suas e serem fiéis, que deem gosto de usar e ainda divulgar o produto. Anuncie não só os seus produtos, mas o diferencial do seu negócio.

6. Utilize o Whatsapp

Hoje em dia, ter um celular comercial com Whatsapp na sua loja é imprescindível. Porém, ele deve ser utilizado com cautela. Assim como nós não gostamos de receber uma chuva de imagens e mensagens enviadas para grupos, os seus clientes também não gostam. O Whatsapp deve ser utilizado principalmente com clientes com quem você possua uma relação mais estreita.

Dicas:

  1. Envie convites e mensagens de eventos especiais. 
  2. Se possível, faça uma arte para isto, pois uma grande parcela dos usuários não leem textos.
  3. Envie mensagens personalizadas, chamando as pessoas pelo nome.
  4. Envie sugestões de produtos também personalizados, que complementam algo que um cliente já comprou na sua loja ou que sejam do gosto dele.
  5. Faça pós venda através do Whatsapp, perguntando se o seu cliente ficou satisfeito com a compra.

O mais importante: peça permissão das pessoas antes de começar a enviar mensagens!

7. Faça Insta Stories

Como já dissemos no item 4, é muito importante utilizar as mídias para atrair a atenção de novos clientes e também fidelizar os antigos. 

As pessoas gostam muito de ver os bastidores das lojas. Além disso, mesmo que nunca tinham visitado uma loja, costumam se identificar com vendedores que aparecem em ferramentas assim, criando laços virtuais que podem ajudar na hora de tornar um usuário cliente, e o mais importante, fidelizá-lo.

Conte como é o dia a dia da loja e dê uma cara para a sua marca mostrando os vendedores. Afinal, eles são influências enormes na imagem da sua marca e comunicação com o cliente, representando muitas vezes o laço entre loja e cliente. Valorize-os nos stories e fora deles também.

8. Marketing de Conteúdo

Absolutamente qualquer tipo de negócio pode trabalhar com alguma vertente do Marketing de Conteúdo. Criar conteúdo relevante e de valor para o consumidor é algo muito valorizado pelos usuários de internet e sem dúvidas pode ser um diferencial.

Utilize suas redes sociais para trazer dicas, tendências e curiosidades sobre o universo em que sua loja está inserida. Monitore as grandes empresas e marcas do seu segmento, fique por dentro das novidades e compartilhe isso com seus seguidores. Se você possui um site e conhece bastante sobre o seu negócio, invista também na criação de artigos sobre o assunto. Além de criar valor para o consumidor, constrói credibilidade. 


9. Email Marketing

O email Marketing funciona, ao contrário do que muita gente pensa. Porém, em alguns nichos ele funciona melhor do que em outros. No caso das lojas físicas, é interessante que você faça o cadastro com pelo o menos o e-mail de TODAS as pessoas que entrarem na loja, já que muitas não gostam de dar o telefone - deixando o Whatsapp para os clientes mais próximos.

O email Marketing é uma forma mais sutil de Marketing, porém, é uma ótima forma de ser lembrado. Além disso, é uma ferramenta legal para compartilhar conteúdo relevante e convites de lançamentos e eventos de forma mais abrangente - sem invadir muito a privacidade das pessoas.

NOTA importante: JAMAIS compre lista de emails!!!!!

10. Parcerias

O investimento em Marketing nas plataformas digitais possui muitas diretrizes e possibilidades. As parcerias entre marcas ou influenciadores digitais podem ser bem eficientes, afinal, uma ótima forma de conquistar novos clientes é fazer isso através de uma marca ou pessoa que possua credibilidade e indique você.

Busque outras empresas, lojas e marcas e faça parcerias que sejam benéficas para os dois lados. Se o seu negócio é local, isso é uma forma bem bacana de aparecer para as pessoas da sua cidade ou comunidade - através de algum negócio que já seja popular nas suas redondezas. 

Influenciadores digitais também são uma ótima opção, porém, para pequenos negócios os preços podem ser um pouco (ou muito) salgados. Lembre-se que o número de seguidores não diz tudo sobre um influenciador, e muitas vezes vale mais a pena investir em 10 pessoas que tenham 5 mil seguidores do que em 1 que possui 50 mil.

Não se esqueça de trabalhar todas as estratégias em conjunto. É muito importante que você apareça mais de uma vez e em mais de um lugar para chamar a atenção, mas é imprescindível que seja nos lugares certos. 

Pesquise bem sobre o seu público alvo e onde ele está mais presente e ativo no universo digital. Invista nestas plataformas e seja autêntico!
 

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