Em épocas de crise, basta abrir ou ligar no jornal ou se conectar à internet para ver alguma coisa sobre a crise econômica no país. Juros altos, pouca previsão de crescimento, instabilidade, dólar alto… esses dados e anseios acabam fazendo com que muitos empreendedores entrem em pânico e repensem qualquer tipo de investimento, ou até mesmo a saúde financeira do seu negócio. Entretanto, estudiosos do assunto tem boas notícias para quem decidir abrir um e-commerce.
Esse setor, recente no Brasil, vem crescendo consideravelmente e no ano de 2018 fechou com faturamento de R$ 53,2 bilhões, crescimento nominal de 12% em relação ao ano anterior segundo levantamento do E-Bit. Além disso, enquanto o comércio em geral teve resultados ruins no primeiro semestre, o virtual cresceu 18% em faturamento e em 2017 as previsões são que mais de 60 milhões de pessoas realizarão algum tipo de compra na internet.
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Mas o que justifica o crescimento do comércio eletrônico no Brasil?
Não é de hoje que o e-commerce tem ganhado espaço no dia a dia do usuário de internet, e cada vez mais consumidores offline estão aderindo às compras nas lojas virtuais. Se antes havia um receio de colocar dados e comprar pela internet, hoje tornou-se um hábito. No Brasil, esse cenário é ainda mais interessante, uma vez que temos uma quantidade cada vez maior de acessos à internet, seja via desktops ou dispositivos móveis: você encontra o que precisa com poucos cliques e recebe na porta da sua casa. É a facilidade – entre outros diferenciais – que atrai o consumidor e ajuda o seu negócio a crescer na internet.
Muito a ver com essa facilidade está o fato de que é muito mais simples de fazer uma comparação de preços ou produtos, principalmente em tempos de crise, onde é importante pesquisar para poder poupar. Com o orçamento mais apertado, o consumidor passa a buscar na internet os bens que quer ou necessita, conseguindo mais facilmente analisar a qualidade aliada ao melhor preço. Além disso, o baixo custo do comércio eletrônico permite que ele ofereça ofertas e condições de pagamento mais atrativas, mais um ponto positivo em relação ao mercado tradicional.
Ter uma loja virtual: vantagens para o comerciante
A principal vantagem para o comerciante é, além de conseguir atingir mais pessoas e impulsionar o Brand Awareness do seu negócio, ele consegue segmentar campanhas e ações e, com um investimento menor, atrair consumidores qualificados a se tornarem novos clientes pela internet.
Através do comércio eletrônico, é possível vender para o país todo ou até mesmo para fora do Brasil. Além disso, no mundo digital é possível conhecer melhor o seu público e assim direcionar as estratégias de forma mais eficiente, conseguindo assim melhores chances de um bom resultado. Há uma série de ferramentas de monitoramento que podem ser usadas para fornecer informações sobre o comportamento e desejos do consumidor; assim é possível conhecer o público-alvo e direcionar os produtos e promoções no momento exato. Um exemplo disso é o Analytics, ferramenta do Google totalmente gratuita que analisa o tráfego do seu site e oferece uma série de métricas que ajudam você a entender mais sobre o comportamento do seu público.
Leia mais sobre o que é e como funciona o Google Analytics nos artigos abaixo:
Google Analytics: a ferramenta que mede as métricas do seu site de graça;
Google Analytics: os principais recursos e métricas da ferramenta;
Através da ferramenta de anúncios do Facebook, é possível ainda desenvolver campanhas especiais para atrair o público que entra na sua loja, mas acaba não efetuando a compra, por exemplo. Nessas ações pontuais é possível conquistar o cliente uma vez que há um relacionamento direto com ele. Com informações valiosas sobre o comportamento do consumidor da sua loja virtual, é possível oferecer para seu público o que ele deseja naquele momento, e assim tirar um melhor proveito da rede e da forma de publicidade que ela oferece, tendo maiores chances de conversão em seu ecommerce.
Estar presente na internet com um e-commerce com certeza é o primeiro passo, mas mais que isso, para fazer sucesso e efetivamente lucrar, é preciso estar atento ao mercado, às tendências e principalmente ao seu público. Estar sempre ligado ao o que está acontecendo, quais as oportunidades e desafios presentes é essencial para estar atualizado e conseguir remodelar estratégias sempre que necessário.
Como atuar nesse cenário?
Com tantas vantagens tanto para o consumidor como para o comerciante, não é de se espantar que o número de lojas virtuais tenha crescido não é mesmo? Mas então o que é preciso fazer para se destacar no meio de tantas lojas existentes?
O pulo do gato aqui é buscar diferenciais em relação aos concorrentes: um atendimento mais personalizado, um processo de compra mais simples e facilitado, envio em tempo curto e com qualidade. Tudo isso faz diferença na experiência de compra e permite que você não apenas fidelize o seu público como também amplie o alcance do seu negócio: um indica para outro e assim você atinge um público maior.
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Um ponto super importante aqui quando falamos em e-commerce é dar uma atenção especial para a plataforma usada. Se a ideia é atingir mais pessoas, ela deve estar adaptada não apenas à desktops mas também a dispositivos mobile. A experiência do usuário deve ser priorizada através de uma navegação simples e adaptada, independente do dispositivo que ele esteja usando. Caso já esteja com uma loja virtual operando, navegue e pense se ela é funcional e atende aos requisitos de sites responsivos que tanto falamos. Caso ainda não tenha, leve esse ponto em conta ao faze-la.
Se ficou ainda com alguma dúvida ou quer um orçamento para montar a sua loja virtual, entre em contato. Nossa equipe estará sempre pronta a te atender!