Já falamos em diversas oportunidades sobre o crescente aumento de acessos à internet via dispositivos móveis e também sobre os buscadores estarem cada vez mais priorizando quem está adaptado à essa realidade. O que ainda pode não ter ficado muito claro é que a adoção de um site responsivo tem tudo a ver com esse crescimento/realidade mobile. A criação de sites responsivos, aliados a uma boa construção de SEO (otimização de sites) é a estratégia chave para alcançar um bom posicionamento nos buscadores.
Veja algumas razões para optar por sites responsivos
1. Sites responsivos são mais propensos a alcançar as melhores posições no Google
Os buscadores levam em conta uma série de fatores para entregar os melhores resultados. Um dos pontos que mais contam atualmente é o fato de o site ser ou não responsivo; assim, um site que seja responsivo – ou ao menos mobile – aparece melhor posicionado que os que não são. Essa inclusive é a recomendação padrão do todo-poderoso buscador. Isso vem da observação de que um site com um web design responsivo tem URL e HTML iguais em qualquer dispositivo, o que permite um melhor rastreamento, indexação e organização do conteúdo. Em sites que tem uma versão para desktop e outra para mobile, por exemplo, o que acontece é que há diferentes URLs para cada tipo de página e assim o buscadore demora mais para rastrear e indexar todas as páginas. Essa demora faz com que ele esteja em uma posição inferior que os que são unificados; mesmo caso dos que não possuem versão adaptada para mobile (ou não responsivos) que passam a ser ignorados quando buscados em dispositivos móveis. Podemos inclusive dizer que o design responsivo é o melhor para um bom trabalho de SEO.
2. Acessos mobile só crescem em todo o mundo
Já comentamos isso diversas vezes, mas não custa nada lembrar, já que os números são realmente impressionantes: apenas em 2015, mais da metade das buscas foram feitas em dispositivos móveis; além disso, até o final de 2014 eram mais de 276 milhões de usuários em acesso móvel. Fez as contas? É gente demais que está conectada o tempo todo nos mais variados dispositivos para se ignorar. Tanto é que pesquisas recentes apontam que 61% das pessoas tem uma melhor opinião das marcas que consomem quando elas trazem uma boa experiência mobile, já que com ela é possível pesquisar, comentar e consumir de qualquer lugar e a qualquer momento.
3. Carregamento mais rápido
Quem gosta de ficar esperando uma página carregar? Ninguém, não é mesmo? Pois uma das grandes vantagens dos sites responsivos é o fato de que como são feitos pensados para funcionar bem em qualquer tipo de dispositivo, as páginas carregam mais rápido quando acessadas. Conforme os desenvolvedores do Google PageSpeed, o recomendado é que a página inteira não demore mais que dois segundos para carregar. Isso é impossível se formos pensar em um site desenvolvido para desktop sendo aberto em um dispositivo mobile. Além disso, estudos indicam que os usuários não costumam esperar mais que cinco segundos para que uma página carregue. Pense em quantas pessoas você pode estar perdendo com um site pesado e difícil de navegar.
4. Adaptação constante em todo e qualquer dispositivo presente ou futuro
Pense na evolução dos computadores e dispositivos ao longo dos anos. Desde as telas gigantes até smartphones e agora até relógios inteligentes. Diariamente há novos dispositivos sendo lançados no mercado. Já pensou fazer um site para cada um deles? Impossível não é mesmo? Pois está aqui mais uma vantagem do responsivo: ele se adapta completamente a qualquer um deles, seja um já existente ou algo que ainda será lançado. Levando isso para a prática, pense que um potencial cliente fez uma pesquisa em um desktop sobre determinado produto e o encontrou no seu site. Depois de algum tempo, em uma conversa entre amigos no almoço resolveu pedir uma opinião sobre comprar ou não e acessou o site do seu celular, efetivando a compra no final do sia através de um tablet. Pode parecer confuso, mas essa é a realidade e é como a maioria dos consumidores faz hoje em dia. Se o seu site era responsivo, ele conseguiu abri-lo em todos esses momentos e efetivou a compra. Se ele não é, ao clicar no link no celular o site já não abriria corretamente e ele buscaria um concorrente para finalizar a compra. Com o responsivo o seu layout funcionará bem e continuará bonito em qualquer tela e para todos os usuários do seu site. Uma experiência muito mais completa para seu público que pode acessar seu site de qualquer lugar e navegar tranquilamente.
5. Experiência do usuário em primeiro lugar
O site é feito para mostrar o seu negócio para as pessoas, certo? Sendo ele a vitrine da sua empresa, nada mais justo que ela seja vistosa e bonita para quem vê. Se for um site mal feito, feio ou difícil de navegar, provavelmente as pessoas não vão muito além da home. O mesmo acontece se ele for buscar o seu site pelo celular e não conseguir abri-lo. De acordo com informações do Google, se o acesso de um usuário a um site móvel for frustrado ou não conseguirem acessar as informações procuradas, há 61% de chance de que ele saia do site imediatamente migrando para outro que lhe ofereça essa experiência. O problema aqui é que essa migração vai com certeza para algum concorrente seu. Não priorizar o usuário e a sua experiência de navegação é um erro gigante quando falamos em internet e especialmente em quem trabalha com e-commerce. O responsivo é feito pensando no usuário, e por isso funciona tão bem e é tão recomendado. Inclusive, podemos colocar aqui com menção honrosa o fato de que os responsivos facilitam muito o compartilhamento: o link enviado de um usuário para outro via redes sociais ou mensageiros eletrônicos deve funcionar bem para quem o recebe. Tudo a ver com experiência do usuário e com o social.