O número de pequenas empresas cresce diariamente: as pessoas estão tomando as rédeas do próprio negócio e se aventurando no mundo do empreendedorismo. Embora isso seja ótimo, muitos ainda não estão seguindo o caminho certo para o sucesso, especialmente no que diz respeito a aparecer para seus potenciais clientes. A pessoa vai lá, abre um negócio mas não conta para ninguém. Como então converter todo o esforço em vendas? Meio impossível.
Estudos mostram que uma grande parte das pequenas empresas não possuem um site. Em tempos que as pessoas usam a internet para quase tudo, essa afirmação é no mínimo alarmante. Até porque, para qualquer pesquisa ou compra as pessoas adquiriram o hábito de pesquisar na internet. Numa dessas, quem não está presente na web acaba não aparecendo e consequentemente perde vendas e clientes.
Se um site, há tempos atrás, era um luxo ou que muitos não tinham acesso, ou até mesmo considerado supérfulo, hoje é não apenas muito mais acessível como também essencial para o mundo dos negócios. Não importa se o seu negócio é grande ou pequeno: a presença virtual é extremamente importante, cabe até dizer que ainda mais importante para os pequenos e médios empresários. Veja alguns motivos do porque toda empresa precisa de um site e o como ela pode se destacar frente à concorrência.
Boa localização acima de tudo (ou o porque de SEO)
Quando vamos abrir um negócio, é importante estudar o público e a localização física, não é mesmo? Saber se as pessoas vão te encontrar facilmente, se está bem localizado e de fácl acesso aos seu público. O mesmo acontece na internet: se você estiver escondido, ninguém vai te encontrar. Entra aqui o conceito de SEO (Search Engine Optimization) que já comentamos antes aqui e aqui. O Google (e os demais buscadores) dão uma grande importância à entregar respostas de qualidade às buscas feitas. Assim, se você tiver um site bem feito, bem estruturado, e com um conteúdo relevante e de qualidade as chances de os seus clientes te encontrarem é enorme, colocando inclusive pequenos negócios lado a lado aos grandes. Basta para isso ter um bom trabalho de SEO e um site responsivo, que permita a navegação mobile.
Embora muitos achem que é impossível estar “bem localizado” no Google, na verdade é bem simples: basta, como dissemos antes ter um site bem construído, que siga as diretrizes de SEO e investir em um bom conteúdo. Isso pode ser feito primeiramente concentrando esse conteúdo na sua área de atuação – por exemplo, não tem porque falar em sapatos se o que você vende são bolos – esse conteúdo específico deve vir desde as páginas institucionais: sobre, contato, produtos/serviços; até o trabalho de conteúdo dinâmico.
Construir um público e uma comunidade
Se as buscas são quase todas feitas pela internet, ter um site te ajuda a se conectar com seus clientes existentes e futuros. Ele é uma grande vitrine que existe não apenas para mostrar quem você (o seu negócio) é e o que faz mas para criar um relacionamento com aqueles que se identificam com a sua marca. Esse relacionamento pode ser construído através da postagem de conteúdo atual, bem como a conexão da sua página com as redes sociais. Assim, você não apenas mostra quem é e o que faz, como permite que as pessoas que conhecem o seu trabalho compartilhem com outras e aumentem o seu alcance. As pessoas tem mais probablidade de ir até o seu negócio se sentirem uma conexão com ele. Sentirem que é confiável, que é algo que precisam de verdade.
Mostre o que você sabe
Se o site é sua vitrine e o conteúdo e o ato de ser social o que faz as pessoas criarem uma identidade com a sua empresa, então explorar essa parte da comunicação não apenas ajuda o seu negócio a se destacar pelas buscas, como também gera mais confiabilidade. Artigos, vídeos, fotos, gráficos ou qualquer tipo de conteúdo, desde que feito com originalidade e qualidade geram engajamento e fazem com que as pessoas te procurem pelo seu conhecimento no assunto. Claro que criar conteúdo frequente não é das tarefas mais fáceis para muitos, mas para isso você pode contar com a ajuda de profissionais especializados que façam essa curadoria e produção de acordo com as convenções de SEO.
Confie em quem entende de site
A oferta de empresas que produzem sites é enorme, mas muitas vezes vemos pessoas que fizeram altos investimentos em um site e depois se viram insatisfeitas, seja pelo design, usabilidade ou não visibilidade. Nesse caso, o ideal é buscar quem entende do assunto e pode oferecer mais que um domínio e um template comum. A GW2D é formada por profissionais apaixonados por desenvolvimento e por pessoas e que buscam através do seu trabalho fazer com que seus clientes não apenas estejam presentes na internet mas se destaquem e cresçam. Entre em contato e veja tudo o que a GW2D pode fazer pelo seu negócio.