O objetivo de um site é atingir o público-alvo para divulgar os seus produtos ou serviços e assim conquistar mais clientes, não é mesmo? Para alcançar essas pessoas, é preciso fazer um trabalho intenso de geração de conteúdo e especialmente, de divulgação. Mas, como divulgar meu site?
Uma das formas mais acertadas e que tem um investimento plausível de fazer isso é através do marketing de busca: estratégias usadas para sites de buscas, como a otimização de sites e o uso de links patrocinados.
Quando vamos procurar um produto ou serviço, isso é feito através da internet, mais especificamente através de buscadores como o Google. Assim, investir em publicidade nesse canal é um tiro certeiro – desde que se use uma estratégia bem fundamentada – o uso da Otimização (SEO - Search Engine Optimization). Esses dois conceitos – anúncios e SEO – fazem parte do "marketing de busca". Vamos agora falar um pouco mais sobre cada um deles.
Anúncios e SEO: o que é cada um?
Já comentamos um pouco sobre os anúncios em buscadores aqui ao falar sobre AdWords. Pois bem: ao usar o AdWords, o Google irá mostrar em seus resultados de pesquisa um anúncio do seu negócio nas suas redes de display em locais estratégicos que chamam a atenção do público que está navegando. Esses anúncios são pagos por clique/impressão e é possível determinar um limite de gastos. Ao usar o mecanismo de anúncios, geralmente os resultados aparecem rapidamente, uma vez que não depende da análise dos robôs – Googlebot, o indexador das buscas – para aparecem bem colocados e assim o anunciante consegue mais visualizações e cliques no seu site. Para que isso seja possível, basta cadastrar palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e configurar dados de pagamento, entre outras opções disponíveis na ferramenta.
Em outra mão temos a Otimização de Sites, ou SEO, que é o tornar um site melhor localizado nas buscas através de acessos não pagos – chamados de orgânicos. Esse trabalho é feito através de uma série de elementos, que vão desde a construção de um site otimizado, passando por criação de conteúdo, divulgação e aumento da presença na internet e só então a desejada conversão em acessos. É um trabalho mais lento que o de anúncios, uma vez que é preciso fazer todo o desenvolvimento, o conteúdo, e esperar que os robôs "leiam" isso para então colocar o seu site bem localizado nas buscas.
Então qual devo escolher?
Embora um tenha resultados mais rápidos, o outro é tecnicamente menos oneroso. Mas e então o que é melhor fazer? AdWords ou Otimização/SEO? Na verdade, o mais indicado é trabalhar com os dois. Um complementa o outro: enquanto o trabalho de SEO é mais extenso e tem resultados menos visíveis rapidamente, ele é um investimento a longo prazo que vale muito a pena, pois traz credibilidade para o seu site e constrói um público fiel; por outro lado, investir em AdWords traz resultados rápidos, o que é potencialmente interessante para um "empurrão inicial" ou uma promoção, ou ainda uma oferta pontual, por exemplo.
De qualquer maneira, o importante é você sentir a sua necessidade de negócio e as suas possibilidades para então, se for preciso, optar por um ou outro em um primeiro momento. Assim, uma ou outra estratégia pode ser privilegiada hoje e outra no futuro. É preciso se planejar.
Se você precisa de resultados rápidos, então a melhor opção é investor em AdWords. Não precisa de uma campanha gigante. Estruturando-a de maneira condizente com o seus objetivos e possibilidades financeiras, é possível ter um bom retorno com um investimento não muito alto – o mesmo vale para os anúncios no Facebook e Redes Sociais, os quais falaremos futuramente. Essa campanha pode ir "correndo" enquanto você estuda e prepara uma estratégia de SEO, que garantirá um bom posicionamento orgânico, até porque uma grande parte dos usuários prefere clicar em resultados orgânicos que em anúncios.
O mais importante aqui é que você, independente de qual estratégia optar, mantenha um trabalho de Marketing Digital contínuo e bem estruturado para que elas funcionem bem. Se você ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda para começar, entre em contato com a GW2D e veja como podemos te ajudar.