Porque não usar mais sites em Flash?

Início > Artigos > Porque não usar mais sites em Flash?

O Flash já foi moda e muito usado nos sites internet afora. Embora ele tenha perdido espaço para outros tipos de tecnologias como HTML5, por exemplo, mas ainda existem empresas que usam esse modelo em seus sites ou parte deles. Já comentamos aqui um dos problemas dos sites em Flash que é o fato de não abrirem em dispositivos móveis, além disso, há uma série de outras razões para você mudar o quanto o antes o seu site e fugir, de uma vez por todas, do Flash.

SEO ineficiente

Enquanto em sites criados a partir de códigos puros ou tecnologias mais avançadas é possível tirar melhor proveito do SEO e assim poder posicionar melhor sua página na rede, o Flash é uma ferramenta antiga, mais limitada e engessada que atrapalha um pouco esse trabalho. Ao acessar um site em Flash, por exemplo, ele é carregado de uma só vez, assim como um vídeo. Dessa forma, – além e ser mais pesado e chato de abrir – ele acaba impedindo que o Google veja o conteúdo que existe lá dentro.

Demora para carregar

Como falamos no ponto anterior, o site em Flash carrega de uma vez só. Assim, o usuário precisa esperar que o site carregue por inteiro (ou pelo menos uma boa parte), para só então poder navegar na página. O site fica extremamente pesado e isso influiencia diretamente no tempo que leva para carregar, o que pode afetar até em uma lentidão do computador, e convenhamos que não há nada mais chato na internet que ficar esperando longos minutos para um site abrir e ainda correr o risco de travar o seu computador.

Não é suportado por dispositivos móveis

Caímos aqui no velho problema de que sites em Flash não abrem em dispositivos móveis e que, ignorar esse nicho é problemático para negócios, já que quase todo mundo usa o celular ou smartphone para navegar na rede, como já dissemos aqui e aqui

Atualização do Chrome prejudica anúncios

Um dos navegadores mais usados em todo o mundo, o Google Chrome passa por constantes atualizações que afetam todas as empresas anunciantes e seus usuários: há alguns anos atrás, passou a desprezar os anúncios de sites em Flash. Assim, além de ter o seu site já prejudicado, com as novidades, todo o esquema de publicidade e marketing digital que você possa ter será prejudicado. Ou seja, se você está fazendo uma propaganda do seu negócio com um banner em flash ele não aparecerá para o seu público-alvo – assim como se você tiver um anunciante no seu site que use flash, ele também não aparecerá e será um problema no seu contrato de publicidade. Assim, ao invés de “rodar” normalmente, quando o usuário estiver navegando, ele verá um banner estático com um botão de play para só então a animação aparecer. Pense como seu cliente: você pararia mesmo para assistir um anúncio se tivesse que colocá-lo para rodar? Muito provavelmente não.

Fuja do flash para aparecer para seus clientes

A ideia central aqui para não ficar ultrapassado – e continuar aparecendo para quem te procura – é pensar como seu cliente, ou em você mesmo como usuário da internet: quanto mais simples for encontrar o que procura e principalmente de navegar nos sites que encontrar – a tal experiência do usuário – melhor para o seu negócio.

Hoje, já temos mais uma informação que é extremamente relevante para fugirmos do Flash, ele sairá do ar em dezembro de 2020, por isso, caso você ainda tenha um site, parte dele ou qualquer anúncio em Flash, a hora de fugir dele e mudar para tecnologias mais avançadas chegou!

 

A GW2D é especialista em sites responsivos e pode te ajudar nessa atualização. Entre em contato!