Já comentamos algumas vezes aqui sobre o que são sites responsivos e a sua importância para uma boa experiência do usuário e também para uma boa localização nos buscadores. Assim, não restam dúvidas de que sim, e-commerces precisam de sites com design responsivo! Afinal, se a ideia central é que o usuário consiga navegar no seu site tranquilamente e que isso se converta em vendas, então é claro que o seu site, a sua loja virtual, deve ser responsiva.
Em tempos que dispositivos móveis são mais vendidos que computadores, não se adaptar a essa realidade é definitivamente ficar no passado. A tecnologia móvel veio para ficar – e aumentar – então impossível ignorar.
Pense na experiência do cliente
Uma das ideias principais ao se desenhar um website é pensar na experiência do usuário – também conhecida como UX, de user experience. Essa experiência deve ser agradável de modo que ele possa navegar tranquilamente, encontre o que precisa e consiga compartilhar o que achar interessante.
Em um e-commerce isso não apenas não pode ser diferente, como também deve ser prioridade, afinal, ele está na sua loja para buscar produtos e converter essa busca em uma compra. Se não conseguir encontrar os produtos que procura, ou tiver dificuldade de encontrar informações ou até mesmo de concluir a compra, ele não apenas abandonará o site – e a compra – como também não vai recomendar a experiência para ninguém.
Ao não levar o cliente e a sua experiência em consideração o seu negócio só tem a perder. É importante portanto se certificar de que as necessidades do seu cliente estão em primeiro lugar, pois só assim o seu objetivo de conversão em vedas será cumprido.
Como o design responsivo ajuda nessa experiência de compra
Partindo do princípio que o seu cliente pode estar não apenas no computador, mas em um celular ou tablet, e que, todos esses possuem diferentes telas e resoluções, a ideia central é que a sua loja abra de maneira igual e visível para todos. Pense em uma loja física: é mais fácil você encontrar um produto que está bem exposto em uma vitrine ou um que está no final de uma pilha de coisas variadas? Com certeza o que está exposto corretamente. Na internet isso não é diferente: quem quer encontrar ou comprar um produto quer fazer isso facilmente.
Imagine então o quanto é frustrante entrar em uma loja para buscar um produto e ter que ficar aumentando ou diminuindo a tela para poder ver mais ou menos do que se trata? E onde está o botão para comprar? E as informações sobre o produto? Uma das regras principais da internet diz que se a navegação em um site for muito difícil, com certeza haverá um concorrente que faz isso melhor. E aí você perde para quem é mais funcional.
Você não navega na rede para encontrar dificuldades, mas sim para facilitar a vida. Podemos até dizer que é a “lei do mínimo esforço”. Se alguém não oferece aquilo que você precisa e de maneira simples, então tem alguém que o faça.
O mobile não é tendência: é realidade
Se você for pesquisar rapidamente, verá que muitos dos e-commerces já se adaptaram ao mobile, inclusive criando aplicativos voltados para isso. Vários sites, ao serem acessados já direcionam para que você baixe o aplicativo próprio. Se por um lado isso é interessante, pois facilita a compra, caso seja apenas uma compra eventual, do ponto de vista do usuário não é tão interessante ter aquele aplicativo “ocupando espaço” no seu celular. Esse é o principal ponto em que o responsivo “ganha”, por assim dizer, dos apps: ele abre bem e corretamente em qualquer dispositivo, sem necessidade de baixar um aplicativo específico.
Apostar em um e-commerce com design responsivo é então a melhor solução para alcançar seus clientes, estejam eles onde estiverem.
Além disso, os buscadores tem, cada vez mais priorizado os sites que estão adaptados para mobile. Conforme já comentamos aqui, com o novo algoritmo do Google, quando as buscas são feitas em dispositivos móveis, os primeiros resultados são sempre de sites responsivos. É a tal experiência do usuário em primeiro lugar novamente, o que influencia diretamente nos números de acesso e SEO do seu negócio na internet.
Ainda tem dúvidas sobre o que design responsivo?
Em poucas palavras, o design responsivo é flexível; ou seja: aquele site em que tudo, desde o design até a programação são criados de maneira que possam ser adaptados a qualquer resolução de tela. Seja no desktop ou no celular, você consegue visualizar o site de maneira perfeita e com uma navegação simples e intuitiva. Além disso, o tempo de carregamento, justamente por ser um site adaptável ao dispositivo, é muito mais baixo que se tivesse que “fazer caber” um site convencional em uma tela muito menor como a de um smartphone, por exemplo.
Em sites convencionais, seria como fazer o estado de Mato Grosso caber no Rio de Janeiro. Não dá. É o mesmo caso de um site projetado somente para desktop em um smartphone: ele é desproporcional e de difícil navegação. No responsivo ele se adapta e é como se fosse feito sob medida para aquela tela específica, com a diferença que é um design só que se adapta a todos os diferentes tipos.
Não tem como ignorar ou ficar de fora dessa realidade. Se ainda tiver dúvidas ou quiser migrar o seu e-commerce para o que há de mais moderno, entre em contato com a GW2D que te ajudamos.