O que não fazer no site – os seis erros mais comuns

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Você foi lá e planejou por meses fazer ou reformular o seu site, e numa dessas vem diversas ideias do que pode ser interessante para que ele apareça e se destaque frente a sua concorrência. Entretanto, criar um site pode não ser tão simples quanto parece ser; além do que, há muitas armadilhas por aí que podem fazer a sua ideia de sucesso ir água abaixo.

 

Já comentamos antes sobre as 7 regras de ouro de um bom site; pois agora vamos falar um pouco dos seis erros super comuns e que você deve fugir!

 

1. Uso do flash

Isso até já foi assunto por aqui antes, mas não custa reforçar esse que é um dos erros mais comuns na criação de sites. A época do flash já passou – é bem verdade que há um tempo atrás ele foi sensação, mas hoje é um tiro no pé. Isso porque ele não abre em diversos dispositivos móveis e pior: não é reconhecido pelos motores de busca. O Google – e a maioria dos buscadores – não consegue ler o conteúdo em Flash, tornando esses sites inexistentes para os mecanismos de pesquisas. Isso faz parte da estratégia dos buscadores de se alinhar com a experiência do usuário e fazer com que o sites funcionem bem tanto em computadores como em dispositivos móveis. Caso o seu site tenha – ou fosse um plano seu ter – algum elemento em flash, identifique-o agora mesmo e retire-o o quanto antes.

 

2. Pop-ups no meio da leitura

Imagine que você está lendo um texto super interessante, aí, do nada pula uma janela na sua frente com alguma propaganda, ou até mesmo para você compartilhar o conteúdo ou assinar uma newsletter. Nada agradável, não é mesmo? Pois para a maioria dos usuários isso é irritante e faz com que abandonem o site até mesmo sem terminar o que estavam lendo/fazendo. Há diversas maneiras de fazer com que compartilhem seu conteúdo ou até mesmo assinem a sua newsletter sem ser tão invasivo. Desenvolva o conteúdo, espere que a pessoa termine e só então coloque alguma ação. É mais simpático e funcional.

 

3. Não pensar no design

Além de ter um conteúdo relevante e mostrar sua ideia, seus produtos/serviços, é importante que visualmente o site seja agradável. Pense nos seus sites favoritos. Provavelmente eles tem um visual interessante e uma boa navegabilidade. Ter um design bem feito atrai a atenção do usuário e dá credibilidade para o seu trabalho. Aquela história de “um primo do vizinho do amigo” que faz pode ser uma grande furada. Já que você vai investir em um site ele tem que acompanhar a sua marca e é claro, trazer uma boa experiência de navegação para o usuário.

 

4. Conteúdo irrelevante e/ou duplicado

A ideia de ter conteúdo no seu site é tanto de promovê-lo quanto de fazê-lo atraente para o sue público. Assim, para que as pessoas acessem, leiam e compartilhem aquilo que você divulga é preciso que isso seja interessante, relevante e único. Muitos sites cometem o erro de simplesmente copiar conteúdo de outro sites. É o que chamamos de conteúdo duplicado. Esse tipo de prática é mau visto pelos buscadores, uma vez que o mesmo texto em dois lugares é considerado por eles uma manipulação de resultados. Numa dessas você perde não só em visibilidade como em confiabilidade. Pense sempre em criar coisas novas e únicas para o seu público. Caso não seja o seu forte escrever, conte com ajuda especializada em criação de conteúdo.

 

5. Ignorar a hospedagem

Muita gente, ao criar o site acaba esquecendo um ponto super importante: onde ele estará hospedado. A velocidade de carregamento, a conexão segura, tudo isso é super importante e levado em conta pelos usuários. Convenhamos que ninguém hoje em dia tem paciência para esperar uma página carregar – uma prova disso é que o próprio Google, que em uma de suas atualizações de algoritmo, rebaixou os sites mais lentos. Assim, leve em conta uma hospedagem que não só possibilite que o seu site esteja “bem acomodado”, como possibilite um carregamento rápido de páginas e que esteja sempre funcionando – ou você vai querer que a página “caia” bem no meio de uma promoção?

 

6. Ignorar acessos mobile

Em tempos que milhares usam o celular e o tablet para acessar a internet, ignorar esse público com sites pesados ou que não se adaptem à realidade mobile é um erro. Não apenas a navegabilidade é ruim para o usuário como também os buscadores já não apresentam mais nas buscas feitas em dispositivos móveis sites que não são adaptados para essa realidade. Considere migrar seu site – ou fazer o novo – sempre com um design responsivo, mais prático e que valoriza a experiência do usuário.


 

Esses são apenas alguns pontos que devem ser observados para garantir que o sei site realmente funciona. Se você identificou algum desses no seu site é melhor arruma-lo o quanto antes. A GW2D oferece uma série de serviços para te ajudar nessa atualização. Entre em contato e veja como.