Muito se fala em SEO, em ser encontrado pelos mecanismos de busca e em ser referência no assunto para poder aparecer mais e melhor para o seu público. Ter um site preparado e estruturado para SEO é o primeiro passo, fato; mas além disso, ter um conteúdo sempre atual e dinâmico é uma grande sacada para estar sempre presente na rede e ajudar com que você seja encontrado.
Para te ajudar a entender melhor o porque e como isso funciona, separamos alguns pontos importantes que fazem o uso de um blog uma importante estratégia de marketing digital.
5 razões para ter um blog no site da sua empresa
1. Dinamismo: enquanto em um site puramente institucional você consegue colocar um pouco da história do seu negócio, seus produtos e serviços, ao utilizar um blog é possível ir além. Com conteúdo sempre novo e relevante, o visitante passa a retornar sempre para conferir as novidades, aumentando as visitas e levando para o próximo ponto: você passa a ser referência.
2. Ser referência no setor: para escrever sempre e bem sobre um assunto, você precisa estar sempre atualizado das novidades e mudanças do setor, e assim acaba buscando sempre assuntos interessantes e relevantes para o seu público. Se o conteúdo não é bom, as pessoas vão abandonar o seu site ou ainda criticar negativamente nas redes sociais ou comentários. Daí a necessidade de estar sempre estudando e se atualizando, e, quem o faz, passa a ser considerado referência do assunto, gerando mais leads.
3. Ter mais visitas: se você é referência e escreve coisas interessantes as pessoas passarão a te achar mais facilmente. Isso se dá não só por indicações, mas também pelo Google. Já comentamos que algoritmo usado prioriza conteúdo relevante e novo, e ao estar sempre atualizando seu site com conteúdo bom, ele será indexado mais vezes, melhorando o seu posicionamento nas buscas e possibilitando mais visitas e conversões para sua empresa.
4. Gerar interatividade: ao ter um blog, você abre espaço para discussão. Isso pode ser através de um campo de comentários ou com a repostagem desse conteúdo nas redes sociais. Os botões sociais também são grandes aliados, que permitem que as pessoas divulguem o assunto e comentem sobre. Assim, você consegue estreitar a relação com o seu público, respondendo seus questionamentos e opiniões sobre seu conteúdo, produto ou serviços. É uma excelente maneira de aproxima o público da marca portanto.
5. Aumentar as vendas: esse aumento se dá, na verdade, por facilitar o processo de venda. Como dissemos no item anterior, se há uma interatividade maior entre a marca e o público, as pessoas automaticamente se sentem mais a fim de consumir o seu produto. Gera confiança e empatia, e isso facilita muito o processo de compra e venda.
Assim, ter um blog é não só uma ótima maneira de atrair mais pessoas, como também é uma eficiente ferramenta de marketing digital que traz resultados permamentes. Isso porque, diferentemente de um anúncio ou propaganda pontual, com um blog você está presente no dia a dia das pessoas, tirando uma dúvida, contando uma curiosidade, compartilhando uma notícia importante. Isso gera maior engajamento e empatia entre o público e a sua marca e traz uma série de frutos a curto, médio e longo prazo.
Se você ainda tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para saber como fazer o conteúdo de blogs da sua empresa entre em contato com a gente!