Site grátis: vale a pena fazer um?

Início > Artigos > Site grátis: vale a pena fazer um?

Você com certeza já viu diversas ofertas do tipo: “crie agora mesmo seu site”. Há várias plataformas e modelos disponíveis para isso, e todas oferecendo sites completos e gerenciáveis. Mas, será que realmente vale a pena? 

Convenhamos que a oferta é tentadora: colocar sua empresa online sem desembolsar nada por isso. Não à toa, muitas pessoas – especialmente pequenas empresas entrando no mundo digital – buscam essa solução. A dúvida que fica no ar é se isso é válido ou se não passa de um engano.

É importante dizer que sim, há plataformas grandes e que oferecem uma série de templates e mecanismos de integração e divulgação válidos. Entretanto não dá para confiar 100% no gratuito por alguns motivos. Levantamos alguns pontos que consideramos importantes e que devem ser levados em consideração:

1. Domínio e hospedagem

Ao criar um site 100% gartuito ele ficará, necessariamente, hospedado em um subdomínio, ou seja, o endereço dele será algo do tipo: "suaempresa.sitegratuito.com.br". Convenhamos que não é muito atrativo para colocar no seu cartão de visitas, e muito menos prático para seus clientes – e futuros clientes – te encontrarem. Isso prejudica os acessos diretos ao seu site, ou seja, as pessoas só conseguirão te achar se digitarem o endereço do seu site.

2. Funcionalidades limitadas

O gratuito é sempre até um certo ponto. Como dissemos no item anterior, a questão do subdomínio pode ser resolvida desde que você pague para hospedar o seu site no servidor da plataforma de sites. O mesmo vale para uma série de customizações e funcionalidades. Assim, o grátis não é 100%, especialmente se você quiser algo mais personalizado ou com mais opções.

3. Falta de conhecimento técnico

A promessa das plataformas é ampla e prega ser simples: faça agora mesmo seu site. Mas isso para muita gente pode não ser tão simples quanto aparenta ser. Por mais que haja tutoriais e uma série de dicas, caso não esteja familiarizado com internet e a sua dinâmica, o barato acaba sendo caro pelo tempo e estresse que você terá tentando construir o site. Além disso, a falta de conhecimento em campos como Marketing Digital, SEO ou webdesign pode acabar deixando o site muito pobre e sem graça, ficando perdido no meio da rede sem que ninguém o encontre.

4. Banco de dados 

Acreditamos que esse é o principal problema, e inclusive um que causa muitas reclamações de quem já teve seu site hospedado em plataformas gratuitas reclamam: o acesso ao banco de dados. Tudo o que você cria ou inclui no seu site, ao cria-lo numa dessas plataformas não é seu. Como assim? Simples: você hospeda as suas informações com a plataforma; ou seja, você aluga um espaço deles para utilizar enquanto tiver o seu site. O problema principal aqui é quando desejar fazer uma migração, uma vez que ela não é possível, já que os dados não podem ser removidos e mudados de lá. Assim, você perde todo o tempo investido no seu site gratuito e deverá começar tudo do zero ao fazer um novo, com hospedagem convencional. 

Conclusão

Com os prós e contras em mãos, fica mais fácil de enxergar a figura e ver se vale ou não a pena criar um site gratuito. Na nossa vivência – afinal, trabalhamos com isso todos os dias – a quantidade de pessoas insatisfeitas com o uso e plataformas gratuitas depois de um tempo é crescente. A falta de integração com plugins e até mesmo com buscadores acaba dificultando o trabalho de divulgação. (inclusive, já comentamos no nosso Facebook  sobre isso)

O barato – ou no caso, o gratuito – pode sair muito caro. Opte sempre por conversar com quem entende de sites e que poderá te ajudar a crescer e aparecer na rede. Entre agora mesmo em contato com a GW2D e entenda um pouco mais sobre isso