No Universo do comércio digital, onde o apelo visual é muito maior do que o informativo, a qualidade das imagens que você usa influencia muito na credibilidade da sua empresa online. E isso não só na sua loja virtual, mas também no Facebook e Instagram.
Com os smartphones disponíveis à mão de todo mundo e com câmeras de boa qualidade (e cada vez melhores), ficou bem mais fácil de tirar fotos de produtos para lojas virtuais e redes sociais, e este é, por exemplo, um dos motivos que o Instagram é uma das maiores plataformas de vendas pela Internet. Porém, num mundo virtual onde somos bombardeados por imagens a todo momento, quem se esforça para ser criativo e investe em imagens de uma qualidade diferenciada, com certeza, ganha pontos com o consumidor.
Uma imagem vale mais que mil palavras
Num cenário onde o consumidor não consegue tocar no produto e não possui o auxílio de um vendedor ao seu lado, como teria numa loja, esse ditado que todo mundo conhece ilustra perfeitamente o alto valor de uma boa imagem na tela do computador ou celular do usuário.
Lembrando que o conteúdo escrito é sim de extrema importância para que o consumidor chegue até você, como já falamos no artigo sobre Marketing de Conteúdo, porém, uma vez que ele entra na sua loja virtual, na maioria das vezes é a combinação das imagens e do design que vão decidir o nível de interesse que ele tem em continuar navegando no seu site e explorando os seus produtos.
Lembre-se que a não ser que o usuário que esteja navegando pelo seu site esteja em busca de um produto específico que ele sabe que só você tem, é através das imagens que ele vai avaliar de imediato não só o produto em si, mas também a confiabilidade da sua marca. É de extrema importância que as imagens que representem a sua marca, em banners ou em redes sociais, estejam coerentes com a essência da sua marca e com o produto que você vende. Isto ocorre principalmente se houver um apelo visual no seu produto, como existe no mercado da moda e acessórios, mas vale para todos os tipos de produtos e serviços.
Fotografia de Produto para eCommerce
Já que não existe um vendedor para explicar melhor sobre os produtos, lembre-se que as fotos de produto para lojas virtuais, principalmente as de capa, devem ilustrar os pontos fortes deste produto, criando assim o interesse de que a pessoa clique nele e até pare para ler as especificações.
O tipo de fotografia que você vai utilizar na sua loja virtual depende muito de que tipo de produtos você vende, porém, seguem algumas dicas:
- Faça fotos com boa resolução e invista em iluminação. Uma boa iluminação é de extrema importância para uma boa foto, principalmente se você estiver usando o celular;
- Pense em investir em um “mini estúdio” de fotografia, que você pode aprender a fazer sozinho facilmente através de vídeos no Youtube, ou comprar pronto (www.mutu.com.br);
- Se você não entende nada de edição de imagens, invista em um mini curso ou procure estudar online maneiras de editar e melhorar suas fotos. Acredite, é mais fácil do que você pensa e existem ferramentas totalmente gratuitas, como o Microsoft Office Picture Manager, que já vem instalado no Windows e possui muitas funções de edição (https://www.canva.
com/pt_br/editor-fotos/); - Tire fotos do produto inteiro, mostre ângulos diferentes e também seus detalhes;
- Invista em uma câmera semi-profissional. A qualidade é maior do que a do seu celular e o custo benefício é ótimo. Vale muito a pena;
- Humanize suas fotos! Mostre fotos do seu produto sendo utilizado, principalmente se você trabalha com moda;
- Utilize acessórios para a sua foto, como: flores, pedras, plantas, etc.
Quando contratar um profissional
Se você está começando com uma marca ou empresa nova, é de extrema importância que você tenha fotos conceituais, que ilustrem a sua marca, o seu consumidor, a sua missão e os seus valores. Nesta hora contratar um profissional é extremamente válido, mesmo que o investimento seja um pouco alto. Dessa forma, você poderá utilizar as mesmas fotos para campanhas, banners e redes sociais sempre que precisar, já que os ensaios conceituais servem para representar o universo e estilo de vida em que a sua marca está inserida.
Mantenha em mente que com um ensaio “conceito” você vai conseguir fotos que ilustram a sua marca, e não os seus produtos, e, portanto, as fotos podem ser utilizadas por longo tempo. Faça fotos para utilizar nos banners do seu site, no Facebook e no Instagram. Se o seu budget for um pouco maior e você não possuir experiência, faça orçamentos de pacotes e invista em fotos profissionais para os seus produtos também.
Você pode buscar também imagens referência em bancos de imagem, principalmente se você vende serviços.
Fotos para as Redes Sociais
Pegue um papel e anote: não se vende produtos por redes sociais, o que você vende é ESTILO DE VIDA.
As pessoas que seguem a sua empresa não procuram ver as mesmas fotos que elas encontram em seu site, com fundo branco ou do produto apenas. Elas buscam consumir o “sentimento” que você quer que elas tenham ao utilizar seu produto, por exemplo, se você vende joias, suas clientes querem ver suas joias sendo utilizadas, querem ver que tipo de mulher utiliza suas joias, o que a suas joias simbolizam, como elas se sentiriam utilizando estas joias. Tudo isto deve ser ilustrado nas imagens.
Procure sempre mostrar alguém utilizando o seu produto, ou de que forma a pessoa se sente utilizando o seu produto. Por exemplo, se você vende piscinas, procure fotos em bancos de imagens de famílias felizes na piscina. Mescle fotos dos produtos com referências, imagens inspiradoras que combinem com a sua marca e com o estilo de vida que os seus consumidores buscam.
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