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Mercado

11 Novembro, 2016

Website, email, mídias sociais, buscadores, email marketing, SEO, links patrocinados, manual de identidade, marketing de conteúdo. Os termos que se referem à internet e como ela faz parte dos negócios é quase infinito e acaba gerando uma certa confusão: afinal, o que é o que e por onde eu devo começar para conseguir estar online? Vamos dar uma geral nos pontos mais comuns para tirar essa nuvem de dúvidas da sua cabeça e deixar tudo mais claro.

Buscadores: onde tudo está

Vamos à uma situação hipotética: você precisa levar o seu telefone para consertar e não sabe onde tem uma assistência técnica autorizada. O manual do equipamento se perdeu há tempos e nenhum dos lugares que você frequenta possui uma loja desse tipo. Como encontrar esse lugar? Bom, sabendo que lista telefônica é um item quase que em extinção, muito provavelmente você vá buscar essa resposta na internet, ou, sendo mais específico, em um buscador. Buscador assim nada mais é que o Google ou serviços afins (Bing, Yahoo, UOL, etc). São plataformas online que encontram páginas de internet e informações relativas àquilo que você está procurando. É quase que como um grande oráculo.

No caso do nosso exemplo, você buscaria por “assistência técnica da marca X” e ele listaria onde você poderia levar o seu aparelho de telefone para consertar. Simples, rápido, fácil e mostrando uma série de opções para que você encontre a que melhor se encaixa àquilo que precisa naquele momento.

Por outro lado, nessa sua busca por uma assistência técnica para o seu telefone, pode acontecer um problema: não encontrar as informações necessárias de contato ou sobre os serviços prestados para então poder levar o equipamento. Com essa questão em mente podemos já ir para o próximo ponto: o website.

Website: onde tudo começa

Se você não encontrar nenhuma informação atualizada sobre a assistência técnica que precisa a culpa é do buscador que está “quebrado” e não te mostrou aquilo que queria? Muito provavelmente não. O problema aqui, o X da questão é o fato de que essa assistência técnica não está se apresentando nessa grande lista telefônica e de serviços que é a internet; ou seja, ela não possui um site que a divulgue para os seus clientes.

O site – ou website, como preferir – é a vitrine virtual de uma empresa. É através dele que é possível mostrar as informações institucionais do negócio, o que ele faz, onde está, como entrar em contato. Através dessa ferramenta que é possível que os seus clientes encontrem a sua empresa e saibam mais sobre seus produtos ou serviços e passe então a fazer negócio com você. No nosso exemplo da assistência técnica, pode ser que ao fazer a busca pelo estabelecimento tenha aparecido listado nos resultados da busca uma loja X do outro lado da cidade e não a que existe na rua de trás da sua casa e você não sabia. Assim, o seu vizinho perdeu uma venda de serviço – e você gastou tempo e combustível para atravessar a cidade – simplesmente porque o concorrente possui uma presença na web e ele não.

Consegue ver a importância de um site como ferramenta de apresentação e divulgação? Ele é peça fundamental, ou, como gostamos de dizer, “o começo de tudo” quando falamos em presença digital. Uma vez presente, é muito mais fácil fazer com que os seus clientes te encontrem; especialmente se trabalharmos com divulgação do negócio. Entra aqui o terceiro ponto:

Mídias sociais: conectando pessoas e marcas

Você tem um site bacana com todas as suas informações, mas queria ter uma relação mais próxima com os seus clientes, especialmente para apresentar mais detalhes dos seus produtos ou serviços, promoções, novidades. Isso pode ser feito através das chamadas mídias sociais. Sim, eles mesmo: Facebook, YouTube, Instagram, G+, Pinterest, Twitter… a lista é enorme e cada um serve melhor para um ponto específico; mas todos têm o mesmo objetivo que é se conectar com o seu público. Nessa páginas sociais a comunicação é mais dinâmica e próxima e ajuda na divulgação da empresa.

Um erro muito comum que ocorre quando um empresário quer estar presente nas redes sociais mas não sabe por onde começar é confundir o perfil pessoal com a página de empresa. Você já deve ter buscado no Facebook informações sobre a lanchonete nova do bairro e teve que pedir autorização de amizade para ver fotos dos sanduíches ou perguntar o horário de funcionamento. Isso é um erro muito comum e muito grave. As redes sociais possuem uma distinção entre o que é pessoal e o que é negócio e isso é importante para que a sua divulgação funcione. Imagine ter que passar o dia autorizando solicitações de amizade para poder mostrar o seu horário de funcionamento ou a promoção de milkshake do dia? Na página de negócio você consegue apresentar as informações de contato – dentre outras – e também divulgar promoções e novidades e responder dúvidas de maneira muito mais simples e eficiente. Além disso, é possível fazer promoções, criar eventos e pagar por anúncios.

Mas é só isso então?

Na verdade só isso não. Como dissemos lá no começo, há uma série de ferramentas interessantes na internet que ajudam – e muito – um negócio a crescer e se desenvolver. Esses na verdade são os pontos principais, o básico que é preciso entender para começar um trabalho interessante na web e firmar a sua presença virtual. O fato é que tudo hoje gira em torno ou com o auxílio da internet e estar fora disso é prejudicial para qualquer negócio. Os benefícios e possibilidades de divulgação são inúmeros e tem muito assunto ainda pra gente tratar. Afinal, daquelas expressões que levantamos lá no começo – email marketing, SEO, links patrocinados, etc – só falamos um pouco de algumas. Mas fique tranquilo: vamos tratar mais de tudo isso em um próximo momento.

Agora é importante ter em mente que site, redes sociais e buscadores são os melhores amigos do seu negócio. Por sinal, como está a sua presença na web?

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