Início > Conhecimento > Metodologia Ágil

Metodologia Ágil

Aqui na GW2D nós usamos metodologias ágeis para desenvolver os nossos processos de desenvolvimento de websites e sistemas. Na prática isso significa que estamos trabalhando junto com o cliente e sempre alinhados com o que há de mais novo e interessante na área de tecnologia para entregar soluções eficientes e funcionais em termos de navegação e usabilidade.

POR QUE METODOLOGIAS ÁGEIS?

Quando se trata do mercado e o mundo digital, fica difícil acompanhar as crescentes pressões devido à constante demanda por inovação, criatividade, implementação de novas tecnologias, alta velocidade e produtividade em prazos cada vez mais curtos. Acompanhando esta tendência, foram desenvolvidos softwares de alto desempenho e qualidade, que ao mesmo tempo contribuem para processos mais ágeis que permitem que agências de desenvolvimento web mantenham o foco principalmente na satisfação do cliente e de seus usuários.  

A Metodologia Ágil usa uma abordagem de planejamento e execução interativa voltada para processos empíricos, com o objetivo final de entregar o software funcionando regularmente, com maior aproximação e colaboração do time de desenvolvimento web, resultando numa melhor comunicação face-to-face e redução dos riscos associados às incertezas dos projetos. 

Esse método colabora também para o acompanhamento e aplicação das últimas tendências e inovações da mercado digital de forma mais rápida e natural graças à adoção de práticas de gestão e de engenharia de software com o objetivo de entregar o produto que o cliente realmente deseja e que será útil e com qualidade.

Assim, as Metodologias Ágeis tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de softwares através da melhoria contínua do processo através da otimização da comunicação e interação entre equipe, evitando falhas na elaboração e aumentando a produtividade, atingindo o objetivo final do cliente de forma eficiente. 

Dentro desse conceito de metodologias ágeis, há uma série de frameworks que ajudam nesse desenvolvimento de software. Uma delas – e que é a que usamos – é o Scrum.

O QUE É SCRUM

O Scrum é um dos meios de desenvolvimento através de metodologia ágil. É um processo não padronizado que permite que trabalhos complexos sejam gerenciados com mais agilidade e facilidade. Scrum portanto é um conjunto de valores, práticas e princípios que fornecem a base necessária para que a sua organização adicione suas práticas particulares de gestão e engenharia que sejam importantes e relevantes para a realidade e necessidades da sua empresa.

Na prática, vale imaginar que o framework, o método utilizado, como se fosse uma construção. Os valores do Scrum, assim como seus princípios e práticas seriam os componentes estruturais: não tem como deixá-los de lado sob pena de que não terá a base sólida necessária. Depois então, com um esqueleto construído, é possível personalizar o interior da estrutura e aí que entra toda a parte de personalização e customização para que o processo se adapte à realidade e necessidades da sua empresa.

A GW2D usa de metodologias ágeis para construir o seu projeto, e por isso ele funciona bem e adaptado àquilo que seu negócio precisa.