SEO está morto? Veja 6 mitos de SEO que devem ser esquecidos

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Desde que o conceito e o uso de SEO surgiu muitas dúvidas e teorias a respeito do seu funcionamento surgiram: como deveria ser trabalhado o conteúdo, o que era importante ter ou não, quais links deveriam ser inseridos. Há inclusive quem diga que SEO hoje em dia não funciona e que “SEO está morto”.

Na verdade, ele está mais vivo que nunca e é um ponto importantíssimo para um bom rankeamento nas buscas orgânicas.

O que mudou é que, desde que as estratégias de SEO/otimização surgiram, os recursos envolvidos só crescem, assim como mudanças na maneira como é utilizado. Tudo isso pois, o Google, como maior gigante de buscas, muda sempre o seu algoritmo para facilitar e melhorar a experiência do usuário dos seus serviços. Assim, fórmulas batidas como repetição de palavras ou inserção de tags não adiantam em nada.

O que morreu então não foi o SEO em si, mas a otimização técnica, as fórmulas prontas que muitos acreditam funcionar mas que não passam de mitos. Saiba quais são eles e veja como investir em conteúdo de qualidade.

1. “É preciso repetir a palavra chave um certo número de vezes”

Você já deve ter ouvido dizer que “é preciso repetir a palavra-chave pelo menos seis vezes no texto, sendo uma no primeiro parágrafo, e pelo menos uma em um dos cabeçalhos”. Pois é, esse é um dos maiores mitos de SEO. Há muito tempo atrás, com o surgimento de SEO uma série de fórmulas foram criadas para um bom rankeamento; mas, como já dissemos antes, o Google está sempre mudando o algoritmo e numa dessas, repetir a palavra chave, ao invés de trazer um bom resultado na verdade mostra que é um conteúdo pobre e despenca nos resultados da busca. 

O importante aqui não é pensar em quantas vezes a palavra-chave aparece, mas sim se o texto é bom, interessante, fácil de ser lido. As palavras chave sim irão aparecer, mas isso deve ser de maneira natural e não forçada como uma repetição excessiva pode trazer.

2. “O uso de meta tags influencia SEO”

As meta tags são códigos de HTML que “marcam” o site descrevendo o conteúdo daquela página. Assim como as palavras chave, se há um tempo atrás elas eram importantes para um bom rankeamento, hoje são dispensáveis e não passam de mais um mito. O motivo é simples: o Google percebeu que – assim como no caso anterior – as pessoas estavam abusando do seu uso e enganando os usuários, marcando uma página como uma coisa enquanto na verdade era outra. Com isso, as meta tags foram ignoradas pelo buscador nas últimas atualizações de algoritmo.

3. “É preciso que o texto tenha uma quantidade mínima de palavras”

Para quebrar esse mito, vamos pensar de maneira prática. Quando você busca uma resposta para uma dúvida ou está estudando um assunto o que vale mais: um texto longo e irrelevante ou um que traga aquilo que você precisa saber? Com certeza o que traz informações relevantes; e elas podem estar tanto em um parágrafo como em dez páginas. Depende muito do assunto e da sua complexidade. Assim, escrever com o pensamento de que “é preciso ter no mínimo 300 palavras para o texto ser indexado pelo Google” é um erro crasso. 

Para que o seu texto seja encontrado pelo Google e pelo seu público ele deve ser interessante, objetivo e responder às dúvidas de quem o buscou. Não fique pensando em uma quantidade mínima ou máxima de palavras: cada assunto é mais ou menos extenso. O importante é ser entendido. Tenha sempre isso em mente.

4. “O SEO de um site  pode ser influenciado com o uso de links patrocinados”

Mito. E dos grandes. Investir em links patrocinados (Google AdWords) não tem nada a ver com busca orgânica e SEO. Eles usam algoritmos diferentes e assim não tem como um influenciar o outro. Você pode sim fazer uma campanha de links patrocinados, mas ela não vai melhorar ou piorar os seus resultados na busca orgânica. Não misture as estações.

5. “Se eu fizer SEO terei o primeiro lugar nas buscas”

Vamos pensar que, milhares de pessoas tem sites e muitas dessas usam SEO. Como seria possível que todas elas ficassem com o primeiro lugar nas buscas? Todo o conceito de otimização é super dinâmico, então simplesmente ter um texto original e interessante ou criar uma estratégia de SEO não farão com que você fique com o primeiro lugar garantido. Você deve focar em aparecer bem localizado, é claro, mas acreditar que o topo é fácil e simples de ser conquistado é um erro. Fuja de quem garante esse tipo de coisa; não passa de enganação.

6. “SEO é gratuito”

Muito embora você não tenha que fazer investimentos em links patrocinados, como é o caso do AdWords (ou Facebook Ads), há sim uma série de investimentos em SEO, se você quiser ele bem feito. Eles são feitos principalmente em pessoal ou empresas capacitados para cuidar disso para você. E, mesmo que vá fazer sozinho, ainda assim, você está gastando tempo de trabalho com o site, logo há sim gastos com ele. Não se iluda que é fácil e grátis; isso não existe.

Esqueça fórmulas prontas, invista em conteúdo inteligente

Tenha esses mitos em mente na próxima vez que for escrever ou contratar alguém para te ajudar com o conteúdo do seu site. A dica principal e mais importante para um bom conteúdo é sempre: "você gostaria de ler isso?". Se a resposta for negativa então está errado. As pessoas procuram por coisas interessantes e que as ajudem a compreender alguma coisa que tem dúvida, ou saber mais sobre algo de seu interesse. Ficar preso à antigas fórmulas não só não ajuda como atrapalha e muito.