Marketing de Conteúdo: um investimento que pode alavancar seus resultados

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O mundo está passando por um processo de transformação constante e cada vez mais rápido, e os reflexos disso na economia são tão grandes que fica difícil de acompanhar. A internet é uma das maiores responsáveis por esta mudança na economia e em todos os segmentos existentes, forçando todos os tipos de empresas, pequenas, médias e grandes, a buscarem novas estratégias para se manterem competitivas no mercado.

Na Era Digital, muito se ouve falar de formas de fazer a sua empresa se destacar em meio a um oceano de concorrentes. A verdade é que ao mesmo tempo em que entrar para o mercado digital, seja através de um site institucional, ou através de uma loja virtual, é uma ótima oportunidade de se conectar com seus consumidores, e o melhor, aumentar a sua cartela de clientes, essa missão fica muito mais difícil devido a concorrência e competitividade dentro da internet.

Existem diversas formas de fazer com que a conexão entre o seu cliente e o seu produto, ou serviço seja facilitada, mas no artigo de hoje vamos falar da forma mais eficaz a longo prazo: através do Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Conteúdo.

O que é Inbound Marketing/Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo não é uma estratégia nova, e ao contrário do que muitos pensam, ele não é uma estratégia que nasceu junto com a internet e com o Google. A verdade é que o Marketing de Conteúdo já existe há décadas, e está presente nas embalagens de alimentos que contenham receitas, na caixa de cereal que contém curiosidades, na folha que vai sobre a bandeja do McDonalds sempre trazendo informações interessantes, e até naquele marcador de livros que vem com uma imagem bonita na frente e um texto interessante atrás.

Na Era Digital, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de SEO, onde você cria e distribui conteúdo com o objetivo de engajar o público alvo da sua empresa de forma que ele consuma o conteúdo gerado e possivelmente se torne um cliente.

Por que é importante gerar conteúdo

Imagine que a internet é um oceano, e o seu site institucional ou a sua loja virtual, é uma pequena alga que quase não tem tamanho, portanto, não tem atratividade para os peixinhos que navegam. Conforme você gera conteúdo, seja ele através de artigos em um blog dentro do seu site, ou através de conteúdo de consumo rápido como memes, imagens, teaser, frases ou pequenos textos informativos, a sua pequena alga vai crescendo, crescendo e se tornando cada vez mais interessante, e chamando atenção de mais e mais peixes.

No mercado digital, gerar conteúdo é importante pois com a competitividade e a liberdade que as pessoas tem de escolher o conteúdo que elas vão consumir, é necessário que você se destaque aumentando a sua reputação e a sua credibilidade.

E é exatamente isto que o Google simula e calcula através de seu algoritmo quando um usuário escreve uma palavra-chave na busca, ou seja, ele varre todo o conteúdo disponível na internet que esteja relacionado com o tema procurado, e classifica os resultados através de fatores como reputação do site, relevância do conteúdo, número de pessoas que leram, quanto tempo elas passaram lendo, entre outras informações.

É por isto que é importantíssimo não só gerar conteúdo, mas gerar conteúdo de relevância e qualidade, conteúdo que gere credibilidade para o seu site ou loja virtual e seja possivelmente compartilhado ou indicado de um usuário para o outro, e eventualmente, faça com que o consumidor do conteúdo se torne um cliente.

Conteúdo é importante para QUALQUER negócio

Independente do seu budget, se você procura resultados consistentes e a longo prazo, investir na criação de conteúdo relevante é muitas vezes mais importante do que investir em anúncios e links patrocinados, isto porque se você investe apenas em anúncios e links patrocinados, a partir do momento em que você parar de fazer este investimento, os seus resultados também vão parar e todo o esforço que você teve vai virar passado.

A melhor estratégia é investir em ambos, para que o consumidor que chegar até a sua página através de um anúncio, consuma não só os seus produtos, mas se torne um cliente também do conteúdo que você escreve, fortalecendo assim o laço entre você e ele. O conteúdo é, sem dúvida, a forma mais eficiente do cliente encontrar você, além de ser mais barata. Porém, exige algum tempo e paciência, pois os resultados, principalmente se você tem intenção de subir na busca orgânica do Google, podem demorar um pouco para aparecer, dependendo do tipo de segmento em que sua empresa esteja inserida.

Lembre-se que para todos os tipos de serviços, produtos ou conteúdos, existe uma demanda, e hoje uma das mais eficientes formas de vender um produto ou serviço é através de “storytelling”, que é uma estratégia de envolver o seu cliente na história do seu produto, da sua empresa, ou de alguém que tenha consumido ele, e trazê-lo para mais perto de você.

Monte uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Independente de se for você mesmo ou uma empresa que você contratou, é importantíssimo que você se envolva no planejamento da estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa, principalmente se você possuir um pequeno ou médio negócio, pois as ideias mais ricas sobre conteúdo a ser gerado sem dúvida partirão de você.

Para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, é necessário que você defina os seguintes pontos:

  • Qual é o seu objetivo? Qual é a sua meta?

    A única forma de você saber se a sua estratégia de marketing de conteúdo está funcionando, é definindo qual é o objetivo que você tem com ela. Por exemplo, se você tem intenção de gerar mais tráfego no seu site, é necessário que você analise as métricas relacionadas, se está querendo gerar mais conversão, é necessário que analise se as vendas do seu negócio aumentaram. Para saber se você está no caminho certo, é muito importante saber onde quer chegar.
     
  • Para quem você está gerando conteúdo?

    Tenha definido quem são as pessoas para quem você está gerando conteúdo, estude de que forma você pode se direcionar a elas, qual linguagem usar, quais assuntos elas estão interessadas. Crie links com CTA's (call to action) que sejam atraentes para estas pessoas para que elas continuem navegando pelo seu site e possivelmente acabem comprando, ou realizando um cadastro, ou se inscrevendo na sua newsletter.

 

  • Que tipo de conteúdo você vai gerar?

    Após definir com quem você quer se comunicar, você pode escolher quais ferramentas e quais plataformas são mais eficientes para gerar os resultados e alcançar as metas que você colocou. Por exemplo, você pode criar blogs de conteúdo de consumo mais longo, e-books, ou investir em conteúdo de consumo rápido: como vídeos, memes, imagens ou pequenos textos informativos, nas redes sociais.

Dicas

  • Marketing de conteúdo não é publicidade, portanto, gerar conteúdo é gerar valor agregado, informação de relevância e qualidade para gerar autoridade;
  • Seja consistente e crie um calendário editorial;
  • Escolha assuntos que vão desde os mais abrangentes, aos mais técnicos e específicos, pois assim você consegue captar também possíveis clientes de nichos de mercado;
  • Use métricas e saiba se está gerando resultados, e caso não dê resultados, repense e mude a estratégias.

Lembre-se que se você não tem tempo ou não sabe como começar, simplesmente não comece. Não faça sem saber fazer, e no caso de dúvidas entre em contato com um profissional da área.

Leia mais na nossa matéria “Blog na Sua Loja Virtual – ter ou não ter?” e entenda mais sobre como gerar conteúdo de relevância e quando um blog não é uma boa ideia.

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