Qual a melhor maneira de encontrar o seu cliente? Ser encontrado por ele

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Mercado

09 Novembro, 2016

Você já deve ter ouvido a frase que diz que “a melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”. Mas, como é isso? Já comentamos por aqui, em nossa série sobre negócios e mercado, sobre o como a internet pode ajudar empresas e também sobre como atrair novos clientes. Bem, esses pontos – como devem ter percebido – estão todos interligados. Isso porque a internet mudou a maneira como são estabelecidas as relações entre empresas e clientes, aumentando consideravelmente as possibilidades e, consequentemente os desafios. Com isso em mente, é fácil entender o como essa expressão é verdadeira e assim tirar melhor proveito da rede para ser efetivamente encontrado pelo seu cliente.

Inversão de papéis

Se antigamente, quando utilizava-se como ferramenta de marketing e divulgação principalmente as mídias offline, o consumidor era um mero espectador daquilo que lhe era mostrado, hoje, com o marketing digital, ele atua de maneira muito mais ativa: ele vê uma publicidade – on ou offline – e vai buscar mais informações a respeito na internet. Segundo pesquisas, mais de 75% das pessoas impactadas pela mídia tradicional fazem essa busca por maiores informações no digital depois.

Que imagem você quer passar para o seu público? Hoje, mais importante que o que você fala para o cliente é o que ele fala de você.

Desse modo, percebemos que mais que simplesmente “engolir” as informações que são apresentadas, o consumidor passa a fazer parte dessas informações, pois busca saber mais a fundo sobre a empresa, seus produtos, seus valores; bem como opinar sobre aquilo que conhece ou consome. Essa inversão de papéis pode assustar num primeiro momento, vez que não adianta você simplesmente dizer que seu produto é incrível para que alguém acredite em você; mas, por outro lado amplia o leque de possibilidades de aparecer e divulgar a sua empresa.

Como funciona essa relação

Se agora quem “faz” a mídia, a divulgação do seu negócio é o cliente – que antes era quem apenas absorvia a informação – a relação fica um pouco diferente, certo? Assim é importantíssimo estar atento para ouvir o que o seu cliente, o seu público tem para dizer. Seja um elogio, uma dúvida, uma crítica: é ele quem está construindo junto com você a reputação da sua empresa. Ouvir o cliente, produzir conteúdo relevante, chamar atenção através de divulgação, oferecer um excelente serviço e atendimento. Esses são alguns dos pontos a serem observados.

Com isso em mente, fica mais simples de entrar no meio digital de maneira firme e consciente dos impactos que sua comunicação pode trazer.

Mas, como faço para ser encontrado?

Se o fato de que a internet é de grande ajuda para que o seu negócio apareça, seja divulgado e, consequentemente encontrado, já ficou fácil de assimilar, a próxima questão é, com certeza: como fazer isso? Muito embora não exista uma “receita mágica”, afinal cada empresa tem suas características e particularidades, algumas “boas práticas” são efetivas para fazer com que seu cliente encontre sua empresa.

A primeira delas, pode soar óbvia, mas não custa reforçar que é estar online e ter uma presença digital. Essa presença se dá através da combinação de um bom site com estratégias de marketing digital e uso das mídias sociais. O site é a porta de entrada: através dele que é possível apresentar sua empresa: o que é, quem faz, o que faz, onde está, como posso encontrar. Muita gente ainda não acredita no poder de um bom site, mas o fato é que é através dele que o seu cliente te encontra na rede: ele faz uma busca e chega à você. É ter o nome – e as informações – da sua empresa disponíveis para quem pode precisar dela.

Uma vez existindo na rede, o próximo passo é aparecer, e isso é feito através de estratégias de marketing digital. Falaremos mais disso adiante, já que o assunto é denso, mas é bom ter em mente que as novas estratégias e ferramentas existentes ajudam muito a fazer com que o seu cliente te encontre. As redes sociais, por sua vez, são importantes ferramentas que auxiliam na construção da imagem de uma empresa: elas oferecem uma comunicação mais rápida e ágil, bem como permitem estreitar a relação já estabelecida através de uma apresentação em seu site.

Veja que está tudo interligado e funcionando de maneira dinâmica. Ficar parado simplesmente gritando para quem passa na frente que você está ali não é a estratégia mais efetiva. É importante se apresentar e cultivar a relação para que, quem está procurando por algo que você oferece te encontre facilmente; e a internet está aí para isso.

 

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