Como o Google mudou ao longo dos anos

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Muito se fala da importância do Google no mercado digital, em como melhorar o seu posicionamento na busca orgânica ou como fisgar seus consumidores através de links patrocinados... mas para dominar uma ferramenta, é necessário entender a sua história. E você conhece a história do Google?

A verdade é que a maioria das pessoas não conhece, ou se quer se lembra quando foi que começou a usar o Google e considerá-lo mais importante do que os outros mecanismos de buscas existentes (muitos extintos hoje, graças ao seu poder!). Vamos te explicar quais mudanças a ferramenta sofreu ao longo dos anos e de que forma ele foi se aprimorando, sempre em busca de melhorar a experiência do usuário.

Como funciona o algoritmo do Google

O foco do Google é e sempre foi trazer a melhor experiência para o usuário e entregar a ele a informação mais relevante para a sua busca, portanto, para alcançar o sucesso online esta deve ser a sua preocupação também.

Pense no Google como uma grande biblioteca pública, onde os livros são catalogados de acordo com sua relevância, que é calculada através de uma forma matemática que leva em consideração fatores quantitativos e qualitativos. Há algum tempo atrás, o Google calculava a relevância e qualidade dos conteúdos de forma um pouco diferente, o que resultava muitas vezes em resultados de baixa qualidade para as pesquisas.

Tendo isto em vista, ao longo dos anos algumas mudanças foram feitas para que cada vez mais as necessidades dos usuários fossem atendidas.

2003 – 2005

Em Fevereiro de 2003, o Google dava uma importância maior aos backlinks que apontavam para os sites, ou seja, quando um site faz referência a outro, apontando para ele através de um link. Porém, as pessoas começaram a comprar e vender links e referências para atingir uma pontuação maior, mesmo que seus conteúdos não fossem de qualidade. Tendo isto em vista, o Google restringiu a relevância dos links de um mesmo site apontando para outro. Em 2004 o Google lança então o Jagger, o algoritmo que restringia links recíprocos (link farms e links pagos).

Durante este período também ocorreram mudanças como a contagem de palavras-chave, já que alguns sites abusavam das mesmas ou até escondiam palavras colocando-as na mesma cor do fundo.

Em 2005 o Google intensificou as punições e a busca por sites que praticavam o chamado SEO Black Hat, ou seja, más práticas de SEO. Lançou um algoritmo que consegue rastrear e bloquear sites suspeitos chamado Allegra, e aprimorou o algoritmo Bourbon, auxiliando no rastreamento de conteúdos duplicados.

2007 – 2011

Em maio de 2007 foi atualizado o algoritmo Universal Search, onde passam a ser incluídos nos fatores relevantes as imagens, vídeos e notícias, e em junho foi lançado o Buffy, que aprimorava pesquisas de uma palavra só.

Com a atualização May Day que chegou em 2010, uma das mais importantes da história do Google, a importância da qualidade do conteúdo ficou ainda maior e o Google puniu e restringiu muitos sites que eram criados com más práticas e para fins lucrativos, sem conteúdo relevante.

Em 2011 a atualização Panda foi lançada, o que aprimorou o rastreamento de conteúdos não originais e cheios de publicidade, e logo após veio o Freshness Update, que considerava conteúdos novos sobre um determinado assunto mais relevantes.

2012 – 2016

Em 2012 o Google passou a ser mais rigoroso quanto a punição de sites que praticavam SEO Black Hat, principalmente quando se tratava de palavras-chave e troca de links. Com esse objetivo, as atualizações Penguin e Match Domain tiveram grande impacto no ranking de sites e blogs que não levavam a sério o sistema de busca orgânica.

A atualização Hummingbird, de 2013, teve também grande impacto nos resultados, já que o Google passou a considerar perguntas inteiras dos usuários, ao invés de quebrá-las em palavras-chave, e isto traz também uma nova necessidade para quem queria estar no topo da busca orgânica, pois perguntas completas exigem conteúdos de qualidade maior.

Aliás entre 2012 e 2013 foi quando o foco em SEO ganhou enorme visibilidade e as pessoas passaram a levar a sério as boas práticas, o que aumentou também a concorrência na corrida pelo topo das buscas e, consequentemente, mais ainda a qualidade dos conteúdos.

Em 2014 a segurança passa a ser mais relevante, e a criptografia passa a contar pontos extras no ranking, em 2015 o Google passa a dar enorme preferência a sites que sejam otimizados para navegação através de celular e tablets e em 2016, o algoritmo passa a ampliar e conectar resultados mais específicos com resultados mais abrangentes, mesmo quando as palavras-chave são as chamadas long tail, que são as maiores e com muitas palavras.

Para entender melhor sobre as boas e más práticas de SEO, leia nosso artigo sobre White Hat x Black Hat.
 
2017 - 2019

A atualização Fred foi lançada em 2017, para identificar sites com conteúdo de baixa qualidade e muitos banners de propaganda, “se você estiver seguindo boas práticas de SEO,  o único motivo para penalização do seu site é a baixa qualidade de conteúdo”.

Em 2018, o Google lançou a Medical Update, essa core update gerou grande impacto no mercado por causar alterações no posicionamento de diversos sites. Mas logo ficou claro que o maior impacto aconteceu nas páginas da categoria YMYL, sigla para Your Money, Your Life.

Essas são páginas que tratam de assuntos ligados principalmente a saúde e finanças, ou seja, que podem impactar diretamente na vida das pessoas e sua saúde psicológica ou mental. Por esse motivo, a atualização ganhou o nome de Medical Update.

Desde essa atualização, para se falar sobre saúde em um site, é fundamental que se tenha um médico por trás dele, para assinar os conteúdos; para falar sobre investimentos, é importante que o autor tenha experiência no mercado e não apenas tenha estudado um pouco sobre o assunto.

Em síntese, para tratar de alguns assuntos, é necessário que o autor tenha autoridade na área em que escreve. Com essa mudança, os sites melhores ranqueados, passaram a ser aqueles que possuíam um perfil mais completo de seus autores e da empresa em questão.

A partir da grande mudança de agosto de 2018, algumas outras alterações lançadas foram complementares a ela. E a atualização de 2019, a EAT (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness, ou Expertise, Autoridade e Credibilidade, em português) tratou de termos já identificados pelos profissionais de SEO, mas que não ficaram claros nas mudanças anteriores.

Apesar de há tempos  já serem itens levados em consideração, na produção de conteúdo de qualidade, a mudança deixou ainda mais claro que as credenciais e a formação dos autores, além da relevância das empresas, possuem relação direta com o resultado orgânico dos conteúdos.

 

O importante é sempre lembrar que na biblioteca Google, um conteúdo escrito com vontade é aquele que vale mais. Se você não está apto a escrever conteúdos ricos em palavras-chave, bem colocadas, de qualidade e relevância sobre assuntos pertinentes ao seu negócios, contrate serviços de Marketing de Conteúdo, do contrário, não escreva.

Busque alternativas pagas como links patrocinados para levar o cliente até você, mas jamais escreva conteúdos de baixa qualidade, apenas por escrever, ou isso pode causar o efeito contrário e sua empresa sofrerá as consequências.

 

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