E-commerces crescendo apesar da crise: entenda por quê

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

E-Commerce

22 Fevereiro, 2016

Basta abrir o jornal, ligar o rádio ou se conectar à internet para ver alguma coisa sobre a crise econômica no país. Juros altos, pouca previsão de crescimento, instabilidade… esses dados e anseios acabam fazendo com que muitos empreendedores entrem em pânico e repensem qualquer tipo de investimento, ou até mesmo a saúde financeira do seu negócio. Entretanto, estudiosos do assunto tem boas notícias para quem tem – ou pretende ter – um e-commerce. Esse setor, apresar da crise vem crescendo consideravelmente e deve faturar neste ano cerca de R$ 43 milhões segundo levantamento do E-Bit. Além disso, enquanto o comércio em geral teve resultados ruins no primeiro semestre, o virtual cresceu 11% em faturamento.

Mas o que justifica o crescimento dos ecommerces?

Não é de hoje que o e-commerce tem ganhado espaço no dia a dia do consumidor. Se antes havia um receio de colocar dados e comprar pela internet, hoje tornou-se um hábito. No Brasil, esse cenário é ainda mais interessante, uma vez que temos uma quantidade cada vez maior de acessos à internet, seja via desktops ou dispositivos móveis: você encontra o que precisa com poucos cliques e recebe na porta da sua casa. É a facilidade – entre outros diferenciais – que atrai o consumidor.

Muito a ver com essa facilidade está o fato de que é muito mais simples de fazer uma comparação de preços ou produtos que se fosse buscar por isso no mercado tradicional. Em tempos de crise, com o orçamento mais apertado, o consumidor vai com certeza buscar aliar qualidade com bom preço e prazos e condições atraentes. Mais um ponto a favor da compra online.

Ter uma loja virtual: vantagens para o comerciante

A principal vantagem para o comerciante é com certeza poder alcançar mais pessoas que se atuasse apenas em uma loja física. É possível vender para o país todo, ou quiça mundo afora. Além disso, com o comércio virtual é possível conhecer melhor o seu público e assim direcionar as vendas. Há uma série de campanhas de monitoramento que podem ser usadas para fornecer informações sobre o comportamento e desejos do consumidor; assim é possível conhecer o público alvo e direcionar os produtos e promoções no momento exato. É possível assim desenvolver campanhas especiais para atrair o público que entra na sua loja mas acaba não efetuando a compra, por exemplo. Nessas ações pontuais é possível conquistar o cliente uma vez que há um relacionamento direto com ele.

Uma vez com os dados de comportamento do consumidor da sua loja, é possível oferecer para seu público o que ele deseja naquele momento e assim tirar um melhor proveito da rede e da publicidade que ela oferece. Estar presente na internet com um e-commerce com certeza é o primeiro passo, mas mais que isso, para fazer sucesso e efetivamente lucrar, é preciso estar atento ao mercado, às tendências e principalmente ao seu público. Estar sempre ligado ao o que está acontecendo, quais as oportunidades e desafios presentes é essencial para estar atualizado e conseguir remodelar estratégias sempre que necessário.

Como atuar nesse cenário?

Com tantas vantagens tanto para o consumidor como para o comerciante, não é de se espantar que o número de lojas virtuais tenha crescido não é mesmo? Mas então o que é preciso fazer para se destacar no meio de tantas lojas existentes?

O pulo do gato aqui é buscar diferenciais em relação aos concorrentes: um atendimento mais personalizado, um processo de compra mais simples e facilitado, envio em tempo curto e com qualidade. Tudo isso faz diferença na experiência de compra e permite que você não apenas fidelize o seu público como também amplie o alcance do seu negócio: um indica para outro e assim você atinge um público maior.

Um ponto super importante aqui quando falamos em e-commerce é dar uma atenção especial para a plataforma usada. Se a ideia é atingir mais pessoas, ela deve estar adaptada não apenas à desktops mas também a dispositivos mobile. A experiência do usuário deve ser priorizada, e aqui entra uma navegação simples e adaptada a onde quer que ele esteja. Caso já esteja com uma loja virtual operando, navegue e pense se ela é funcional e atende aos requisitos de sites responsivos que tanto falamos. Caso ainda não tenha, leve esse ponto em conta ao faze-la.

Se ficou ainda com alguma dúvida ou quer um orçamento para montar a sua loja virtual, entre em contato. Nossa equipe estará sempre pronta a te atender!

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • E-Commerce
    13 Abril, 2017

    OK, você criou a sua loja virtual, fez um estudo dos seus concorrentes, dos seus consumidores, caprichou nas fotos e na descrição dos produtos... Mas, e agora? Como é que você faz para os seus clientes chegaram até você? Imagine que a Internet seja um mar, e cada loja virtual é uma ilha. Dentre as...

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    06 Junho, 2016

    Apesar da crise econômica atual, o e-commerce apresenta sinais claros de crescimento em 2016. Quem ainda não aderiu deve o quanto antes repensar essa possibilidade.

    Ver mais
  • E-Commerce
    22 Fevereiro, 2016

    Pesquisas apontam que na maioria das vezes – 83%, para ser mais preciso, em uma amostragem de 1000 palavras chave de e-commerces –  o primeiro resultado do Google é um site mobile-friendly. Já comentamos aqui a mudança do algoritmo do buscador e como isso afeta os sites. Mas, especialmente no campo...

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    30 Maio, 2016

    10 motivos para você ainda que tem dúvidas de que investir um e-commrece é uma boa ideia (é uma ótima ideia!)

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    09 Dezembro, 2016

    O e-commerce está em alta e tem ajudado muitos empreendedores a crescer. Entretanto, alguns pontos devem ser observados para se obter sucesso. Veja como melhorar suas chances nesse mercado e fazer seu negócio crescer.

    Ver mais
  • E-Commerce / SEO
    22 Fevereiro, 2016

    Há diversas maneiras de atrair vendas para o seu e-commerce: redes sociais, anúncios pagos e rede orgânica de busca. Cada uma tem a sua vantagem e particularidade, e hoje vamos comentar um pouco sobre o tráfego orgânico e como atrair mais vendas por esse canal. É importante aqui lembrar o conceito...

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Desenvolvimento Web primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor