Porque sua empresa deve estar presente nas redes sociais

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Com mais de um bilhão de pessoas conectadas, curtindo, comentando e compartilhando, é impensável não estar presente nesse meio e fazer o seu negócio aparecer. O assunto é vasto, a visibilidade idem. Entenda e entre agora mesmo para o meio social.

 

No final de agosto, o Facebook comemorou a marca de um bilhão de usuários acessando o site em um único dia. Pense no que são um bilhão de pessoas acessando uma rede social em um dia. Um bilhão de pessoas interagindo, curtindo, compartilhando, conversando. Ai vem a pergunta: a sua empresa já se juntou à essa conversa?

 

Se há um tempo atrás era mais como uma opção ter uma empresa ou marca presente nas redes, hoje podemos dizer que essa é uma presença necessária.

 

Redes sociais: parte da rotina, como comer ou dormir

As redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, G+, Linkedin, etc já fazem parte da cultura e do dia a dia das pessoas. Basta uma pausa no dia para acessar e ver o que as pessoas estão compartilhando, ou até mesmo para dizer que a experiência X ou Y em um lugar foi boa ou ruim. São verdadeiros murais para as marcas que são diariamente expostas a críticas e elogios.

Segundo pesquisas, cerca de 68% dos usuários das redes sociais as usam para expressar suas opiniões sobre locais, produtos ou serviços. Nesse grande mural que é a internet, nada melhor então que aproveitar essa visibilidade para compreender o seu público, aprender com os erros e exaltar os acertos, não é mesmo? As redes sociais, quando usadas de maneira estratégica pelas empresas são uma excelente ferramenta. Através delas é possível compreender como o público vê a sua marca. E isso tudo de maneira espontânea. Não é como uma pesquisa de opinião que pergunta “o que você acha da empresa tal”. Nas redes a pessoa vai a um restaurante, tem uma refeição incrível, fotografa e comenta que vale a pena. Ou então compra um produto horrível que quebrou no primieiro uso e usa a internet para “xingar muito no twitter”.

 

São nessas redes que conseguimos extrair o melhor – e o pior – de como sua empresa está no mercado, e, principalmente na boca dos consumidores.

 

Além de ouvir o que as pessoas tem a dizer, as redes funcionam como um termômetro do que é ou não legal no momento. O que as pessoas estão precisando, o que acham ruim, qual o nicho a ser ou não explorado. Entra aqui também o conceito de construção de marca e mais: construção da reputação da marca. Para que esse objetivo seja atingido entretanto, é necessário uma comunicação específica e efetiva, que vá de encontro não apenas com o perfil da empresa, mas seus objetivos a curto e longo prazo. A linguagem deve ser simples, aberta e principalmente coerente com aquilo que a marca/empresa quer atingir.

 

Mais que vender: participar

 

Tem mira gente que pensa que uma empresa estar nas redes sociais basta postar os seus produto ou serviços, contar o que faz e pronto. Mas a história não é bem assim. As redes, como o próprio nome diz, são sociais. Esse ser social diz respeito a estar envolvido, a compartilhar, a contar para os outros que isso ou aquilo é ou não interessante. Se fosse só para ver uma propaganda, as pessoas buscariam folhetos promocionais. Sim, você tem que mostrar o que a sua empresa é ou faz, mas não tem como se ater somente a isso. É preciso ir além. É preciso gerar desejo ou então mostrar algo interessante que desperte o interesse das pessoas.

 

Entra aí o conceito de gestão de redes sociais, afinal, não é só fazer uma página, colocar uma ou duas fotos ou textos e esperar que a mágica se faça por si só. É preciso se mostrar, se fazer presente, e isso tudo só dá certo através de uma estratégia. Essa estratégia deve contemplar conteúdo adequado, campanhas e um bom monitoramento. Com isso é possível construir uma reputação (boa) e se tornar referência naquilo que faz. A comunicação deve ser focada e atraente.

 

Números que falam por si só

 

Atualmente, o Facebook possui 1,4 bilhões de usuários cadastrados; já o Instagram, a rede de compartilhamento de vídeos e imagens, ultrapassou recentemente a marca de 400 milhões de usuários, com mais de 80 milhões de fotos compartilhadas diariamente. Com esses números em mãos – e tudo o que já falamos – é difícil imaginar não estar presente nessas redes hoje em dia.

 

Se você ainda tem dúvidas de como estar presente nas redes sociais, ou quer ajuda para administrar as suas, entre em contato com a gente. Estamos prontos a te ajudar e fazer a sua empresa aparecer.