Faça você mesmo X Escolher uma Agência Digital

NOTÍCIAS, NOVIDADES E DICAS DE TECNOLOGIA PARA AJUDAR NO SEU DIA A DIA

Mercado

18 Novembro, 2016

Navegando na internet, você já deve ter visto uma série de plataformas e textos falando sobre o “faça você mesmo” para ter um site ou loja virtual. As ofertas são inúmeras, os valores em geral bem atrativos — quando não gratuitos – e, à primeira vista, parece ser uma excelente opção para quem está começando o seu negócio no mundo digital. Afinal, quem não quer o benefício sem ter que desembolsar nada?

A questão aqui é que, como diz o ditado, “não existe almoço grátis” e, muitas vezes, o barato pode acabar saindo bem caro. Para te ajudar a ponderar sobre as opções, levantamos os principais pontos prós e contra do “faça você mesmo” para que você consiga ver o que é melhor para quem está começando no mundo digital. Vamos lá?

Em uma navegação rápida você encontra uma série de possibilidades de plataformas gratuitas de criação de sites. As vantagens apontadas são a grande oferta de temas, um gerenciador relativamente simples de operar, que não necessitaria de muito estudo e custos baixos. Entretanto, vamos pensar: você está começando o seu negócio e, muitas vezes toca ele sozinho ou com ajuda de poucas pessoas. Precisa manter as contas e a produção em dia, deve pensar em divulgação, como conseguir mais clientes, lidar com fluxo de caixa, fornecedores, clientes, atendimento, logística e ainda, no meio de tudo isso, encontrar tempo para sentar e construir o seu site. Ou então, parar tudo que diz respeito ao seu negócio para se dedicar a isso. Complicado não é?

Empreender leva tempo – muito tempo – e, incluir uma tarefa a mais – e que não faz parte da atividade principal do seu negócio – nas poucas 24 horas do dia é desumano. É preciso foco no negócio e não em tentar aprender uma coisa nova para tentar construir um site. Além disso, muitas dessas plataformas acabam te prendendo “para sempre”; ou seja, você constrói o seu site nela e caso queira mudar depois para outra perderá todo o trabalho feito, pois as plataformas não se conversam. Tempo perdido.

O mundo digital exige confiabilidade

Seu site ou loja virtual precisa passar para os seus clientes uma imagem profissional, confiável e também simples de se navegar. Se o consumidor acessar sua página e ela estiver bagunçada, lenta ou mal construída ele sairá correndo dali. Assim você acabou de perder um cliente potencial. O ponto aqui é que as pessoas sabem diferenciar o que é amador do que é profissional, e isso é levado em consideração na questão da experiência do usuário: ele precisa se sentir em um ambiente seguro e confiável. Quem melhor que um profissional para  conseguir trazer isso para o seu site?

Por mais simples que pareça ser construir você mesmo a sua página, há uma série de pontos que devem ser levados em consideração na construção de um website. Design responsivo, layout bonito e limpo, conteúdo relevante, preparação para SEO, boa navegabilidade: esses são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração no momento da construção de um site e que, pode passar batido por quem não entende do riscado.

Construir a própria casa ou contratar um profissional?

Pensando em uma maneira muito prática: se precisar construir uma casa, você vai pegar os tijolos e faze-la sozinho ou vai atrás de um engenheiro e pedreiro para fazer isso por você? Por mais que, à primeira vista seja “apenas” assentar tijolos, há uma série de conhecimentos técnicos por trás que só quem trabalha com isso sabe. É preciso um estudo do terreno, de elétrica, hidráulica, há as fundações, acabamento. O mesmo vale na construção de um site ou estratégia digital: fazer pode até ser simples, mas se quiser um resultado efetivo é melhor contar com o profissional.

A construção de um site vai muito além de criar um endereço e criar um modelo online. Para que ele seja realmente funcional e trabalhe a favor do seu negócio ele precisa de um bom conteúdo, ser preparado para SEO, possuir um design responsivo, um layout moderno e funcional e ser rápido. Você empreendedor assim precisa escrever bem, desenvolver um bom layout e entender tudo de desenvolvimento; tudo isso enquanto cuida do seu negócio: estoque, produção, etc.

Além disso, após a construção é preciso manutenção: trocar banners, atualizar versões, fazer campanhas de links patrocinados, publicar conteúdo. Se você estiver ocupado demais com o seu negócio, que horas vai fazer isso? Acaba que, muitas vezes o empreendedor faz o site, publica e nunca mais mexe nele, deixando-o abandonado e até mesmo com informações desatualizadas ou imprecisas. Todo o tempo gasto nisso acaba sendo jogado no lixo, junto com a sua presença digital.

Como a agência digital pode te ajudar

Ao delegar a construção de um site – e da sua estratégia digital – para uma agência tudo acaba ficando relativamente mais simples. Sim, o investimento é maior que o “faça você mesmo”; mas ainda assim é um investimento e não um gasto. Isso porque você está economizando o seu precioso tempo deixando que outra pessoa faça isso por você. Ao contratar uma agência, é possível condensar todos os pontos necessários para estabelecer sua presença digital (construção de site, hospedagem, criação de marca, redes sociais, SEO, links patrocinados, etc) em um só lugar, sem ter que ficar estudando cada um desses pontos ou tentando fazê-los por conta própria.

Usando o nosso exemplo da casa, ao contar com profissionais, a chance de ela ficar em pé e funcionando é muito maior que tentar subir paredes e instalar canos sozinho. O profissional te ajuda não apenas na construção, mas na implantação e dá o apoio necessário para que a presença digital seja estabelecida e possa então criar pernas e caminhar tranquilamente.

O fato é que, muitas vezes o barato pode sair caro. Pense bem e pondere sobre a sua empresa e o quanto você quer passar uma imagem de credibilidade para o seu cliente, bem como quanto tempo você tem para se dedicar profundamente à isso. Na dúvida, vá atrás do profissional e garanta que tudo funcione bem.

Coloque aqui os seus dados e da sua empresa:

Fale um pouco do seu projeto:

  • E-Commerce / Mercado
    06 Junho, 2016

    Apesar da crise econômica atual, o e-commerce apresenta sinais claros de crescimento em 2016. Quem ainda não aderiu deve o quanto antes repensar essa possibilidade.

    Ver mais
  • Mercado / Novidades
    07 Novembro, 2016

    Para te ajudar a organizar uma boa estratégia e assim tirar um melhor proveito da internet e tecnologia, separamos quatro dicas práticas de como atrair novos clientes para o seu negócio. Confira!

    Ver mais
  • Mercado / Criação de Sites
    08 Setembro, 2014

    Desde que o iPad foi lançado, em 2010, e que os smartphones passaram a ser o melhor amigo do homem, sites responsivos tornaram-se uma necessidade. Segundo relatório da Gatner, publicado no dia 21 de outubro de 2013, sobre o mercado de dispositivos, afirma que a venda de tablets subiu mais de 40% em...

    Ver mais
  • E-Commerce / Mercado
    25 Outubro, 2016

    Aproveite e Black Friday para impulsionar suas vendas. Uma boa estratégia de marketing digital é sua maior aliada. Veja algumas dicas!

    Ver mais
  • Mercado / Novidades
    22 Fevereiro, 2016

    O Flash já foi moda e muito usado nos sites internet afora. Embora ele tenha hoje perdido espaço para outros tipos de tecnologias como HTML5, por exemplo, ainda há uma série de empresas que ainda usam esse modelo. Já comentamos aqui um dos problemas dos sites em Flash que é o fato de não abrirem em...

    Ver mais
  • Mercado / Criação de Sites
    22 Fevereiro, 2016

    O número de pequenas empresas cresce diariamente: as pessoas estão tomando as rédeas do próprio negócio e se aventurando no mundo do empreendedorismo. Embora isso seja ótimo, muitos ainda não estão seguindo o caminho certo para o sucesso, especialmente no que diz respeito a aparecer para seus...

    Ver mais

Vamos tornar seu projeto realidade!

Nós da GW2D Agência Digital primamos pela criação de sites inovadores e estratégias digitais que ajudam a sua empresa a se destacar na multidão. Buscamos sempre oferecer soluções sob medida para suas necessidades. O sucesso do seu negócio é o nosso sucesso. Entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.

Fale com um consultor