E-commerce em 2016: o cenário é favorável

Início > Artigos > E-commerce em 2016: o cenário é favorável

Segundo levantamento feito pelo e-bit, o faturamento do setor de comércio eletrônico no Brasil atingiu R$ 9,75 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Esses números mostram um crescimento nominal de 1% para os lojistas, somando os 24,45 milhões de pedidos realizados pela Internet no período.

Embora tenha havido uma queda de 6% no volume de compras, em um comparativo com o primeiro trimestre de 2015, o valor do tíquete médio passou de R$ 373,00 do ano passado para R$ 399,00; um aumento de 7%. Com isso vemos que, apesar do cenário econômico desfavorável, o setor segue estável e em alta, sendo uma alternativa válida e interessante para as empresas. 

Segundo o diretor executivo da E-Bit/Buscapé, André Ricardo Dias, “o comércio eletrônico tem se mostrado como um setor muito atrativo aos consumidores e, apesar da crise econômica, o setor apresentou uma leve elevação se comparado com o varejo off-line.”  Complementa ainda que “o mercado deverá continuar com o crescimento neste ano, conforme nossa prévia estimativa, devendo crescer 8%, motivado também pelo aumento das vendas via dispositivos móveis”.

Confira os números de vendas por períodos/datas comemorativas:

 

 

 

Dia do consumidor

O Dia do Consumidor é um evento criado para estimular as vendas do e-commerce brasileiro por meio de grandes descontos. A edição de 2016 registrou um número de pedidos 19% maior se comparado com 2015, chegando a movimentar 562 mil pedidos nas 24 horas de duração. 

Foi levantado ainda que, graças à ação, 52.174 pessoas realizaram sua primeira compra online, mostrando a força desse setor de mercado.  As vendas dentro do período da ação chegaram a R$ 271 milhões com 685.780 mil pedidos.  Segundo André Dias, “os números desse Dia do Consumidor Brasil são significativos, pois apontam um crescimento do e-commerce que contraria o atual cenário de retração do mercado. Os 12% de faturamento a mais que 2015 e as milhares de pessoas que fizeram sua primeira compra online representam o consumidor mais atento e disposto a aproveitar oportunidades de maneira mais eficiente”.

Dia das Mães

Uma das datas comemorativas mais movimentadas foi marcada esse ano pelo aumento de pedidos feito via mobile. Neste ano de 2016, o comércio mobile (m-commerce) teve um crescimento de  100% em pedidos, atingindo 20,2% das compras online no período. Foram 816 mil encomendas feitas por smartphones e tablets nesta data ante os 407 mil em 2015, mostrando a evolução significativa do uso de dispositivos móveis pelos e-consumidores brasileiros. 

Além disso, no período, 4 milhões de pedidos foram feitos via Internet, o que representa um crescimento de 2% na comparação com 2015. O tíquete médio por sua vez passou de R$ 380 de 2015 para R$ 402.  

Fonte: site profissional de e-commerce

Coloque agora mesmo sua loja no ar!

Amplie os horizontes da sua empresa e venha você também para o mundo online. Conte com a expertise da GW2D para te ajudar a desenvolver e divulgar sua marca! Fale agora mesmo com a nossa equipe!