Black Friday e fim de ano: otimize suas vendas

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Quem trabalha com comércio tem que estar sempre pensando o que fazer para atrair mais clientes e melhorar as vendas. Algumas ocasiões do ano são mais propícias para isso. É o caso das datas comemorativas como dia das mães, dos pais, das crianças, Natal, etc. Outra data que vem sido muito usada como estratégia de marketing – e de aumento de vendas – é a Black Friday.

A data é famosa por seus altos descontos e promoções que atrai cada vez mais consumidores. Esse ano, a Black Friday cai no dia 28 de novembro. Está aí mas ainda dá tempo de aproveitar a data.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como fazer o seu negócio se destacar nessa – e porque não, nas outras datas. Sente, planeje e coloque agora mesmo as ideias em prática. 

Nove dicas para aumentar suas vendas em datas comemorativas

1. Planejamento é fundamental

Seja numa campanha como a da Black Friday, alguma data comemorativa ou uma promoção qualquer que for: planejar é simplesmente fundamental. Aqui, inclusive cabe dizer que, planejamento não é só pensar em um adaga de início e fim e o que será promovido, mas sim pensar na campanha de uma maneira completa, para otimizar a verba gasta com a sua publicidade e assim garantir o melhor serviço possível para o cliente, garantindo uma boa experiência de compra e consequentemente um bom retorno para o seu negócio a curto e longo prazo. As questões estratégicas devem estar todas alinhadas com antecedência: marketing, comercial, logística, tecnologia… tudo deve estar redondo e funcionando 100% no dia da promoção. 

2. Comunique a sua ação

Não adianta nada você criar uma super campanha e não contar para ninguém não é mesmo? Então é super importante garantir que a sua mensagem vai chegar à maior quantidade de pessoas – potenciais clientes – possível. Uma boa maneira de fazer isso é preparar uma base de clientes que já tem um cadastro com o seu negócio e enviar um email marketing. Embora muitos não usem dessa ferramenta, o email marketing ainda é um dos canais que mais traz retorno em ações do tipo Black Friday. É importante aqui fazer um trabalho bem feito e se possível segmentado, disparando as ofertas apenas para pessoas que tenham interesse nos produtos ou serviços ofertados para não queimar cartucho em uma oferta futura. Evite milhares de emails: faça poucos que passem o recado e lembrem o cliente do evento. Menos é mais. 

3. Faça uma oferta real

Quem nunca viu falsas promoções? Várias empresas tem o costume – feio – de aumentar o preço de um produto ou serviço para depois dizer que está com um desconto. Isso ludibria o cliente e pode gerar até um processo. Então seja sincero e transparente com seu público: pratique descontos reais e forneça todo tipo de informação possível para não gerar nenhuma dúvida ou reclamação posterior. Pense como o cliente e veja o que te faria satisfeito na experiência de compra. Lembre-se que um cliente satisfeito traz outros.

4. Seja claro na sua oferta e condições

Quando há essas ações de um dia ou de poucas horas, geralmente o consumidor tem uma certa ansiedade e afobação para aproveitar a oferta. Evite regras complexas e textos longos. Explique a promoção de maneira simples e objetiva e mantenha um excelente controle de estoque para não vender o que não possui mais. 

5. Tenha uma sólida estratégia de logística

Nada mais chato que comprar uma coisa que vai demorar uma vida para chegar. A entrega é um dos fatores mais importantes no momento da compra. Valor do frete e tempo de entrega são pontos que pesam e muito no fechamento da compra; assim negocie custos com parceiros de logística e consiga para seus clientes melhores condições de valores de frete – que possam obviamente ser cumpridos – e garanta assim uma maior conversão em vendas.

6. Garanta atendimento e suporte ao cliente.

É super importante ter uma boa e treinada equipe de atendimento que possa dar todo suporte necessário aos seus clientes e assim evitar e solucionar quaisquer problemas, reclamações ou cancelamentos. 

7. Desperte desejo

Fazer uma promoção por fazer acaba dando mais gastos e trabalho que efetivamente lucros. Pense quais são os produtos mais desejados ou procurados e invista neles. Assim você consegue atrair mais gente para o seu site e até converter em mais vendas, inclusive para outros produtos e serviços. Em tempos de crise, as pessoas acabam escolhendo mais e melhor o que e onde vão gastar o seu dinheiro. Focando em algo que elas estão ensaiando há tempos para comprar o retorno é mais certo que em um produto esquecido.

8. Pagamento facilitado

Ampliar as formas e condições de pagamento são uma ótima opção para atrair mais clientes, especialmente se você trabalha com bens ou serviços com um valor mais elevado. Se o cliente só pode pagar de um jeito ele acabará optando por outra loja que te dê mais opções.

9. Desconto especial para quem já é cliente

OK, você montou uma estratégia super boa para atingir o seu público alvo; mas e quem já fez negócio com a sua marca antes? Que tal ofertar um desconto ou mimo extra? Assim você atrai sua base de clientes antigos para a promoção, faz com que se sintam especiais e ainda cria novos evangelistas da sua marca, que vão comentar com outros do porque gostam e fazem negócio com você.