Atualização no feed do Facebook prioriza experiência do usuário em qualquer conexão

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Embora o acesso mobile seja uma realidade, a conexão de internet não necessariamente é sempre das melhores. Em tempos que se fala muito em velocidade 4G, uma grande parte das conexões ainda é feita via 2G, o que dificulta muito a experiência de navegação do usuário. Assim, visando garantir que todos possam se conectar à rede social o Fecbook fez uma atualização no início do mês que garante que todos, independente da conexão, consigam visualizar o seu feed de notícias.

Segundo anunciado, o time do Facebook trabalhou "em algumas atualizações para melhorar essa experiência e para que o Feed de Notícias funcione sem problemas e rapidamente para as pessoas de todas as partes do mundo. Também estamos mais concentrados em quando o Facebook acessa dados pela rede móvel e em conexões ruins."

Como funciona na prática

Foi levado em consideração para essa alteração o que demora mais/ é mais pesado para carregar conforme a conexão utilizada. Com base na velocidade e tipo de conexão utilizada, o feed pode, por exemplo, mostrar menos vídeos e mais atualizações de status e links. Além disso, caso seja detectado que o feed está demorando para carregar, ao invés de fazer o download de todo ele, primeiro é feito o download da história que o usuário está lendo para depois fazer das próximas: "Por exemplo, se você está olhando uma foto que seu amigo postou ou uma foto de uma página que você curtiu e o download ainda não está completo, vamos priorizar essa foto no lugar da próxima história que você ainda nem está vendo, para que você veja as fotos que te interessam, naquele momento, o mais rápido possível."

Foram feitas ainda alterações mais técnicas, como o formato de carregamento das imagens, que as deixa mais leves e assim mais fáceis de abrir ou de ser feito o download. A ideia aqui é que o usuário consiga mesmo na conexão lenta abrir uma imagem. Pode não ser a definição do ano para impressão, mas para o propósito da rede social funciona.

Atualizar é preciso

Essa alteração, junto com outras que já vem sendo feitas – especialmente nas páginas de negócios – vem de encontro com o que já estamos falando há tempos sobre o acesso móvel e, principalmente, a experiência do usuário. Se o meio mais usado para navegar é o celular ou tablet, não há porque não se atualizar para entregar o melhor conteúdo e em tempo mais curto. Se até os grandes – Google e Facebook – se adaptaram, não há porque todos não fazerem o mesmo.