4 dicas de SEO para e-commerces

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Há diversas maneiras de atrair vendas para o seu e-commerce: redes sociais, anúncios pagos e rede orgânica de busca. Cada uma tem a sua vantagem e particularidade, e hoje vamos comentar um pouco sobre o tráfego orgânico e como atrair mais vendas por esse canal.

É importante aqui lembrar o conceito e a construção de uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization). A gente já comentou antes o que é SEO e como ele ajuda o seu site a aparecer mais e melhor nas buscas, então a ideia é justamente criar uma estrutura no seu e-commerce que faça com que ele seja facilmente encontrado. Com uma estrutura – e um posterior trabalho de conteúdo, como vamos comentar nas dicas – ajuda muito a sua loja a ser indexada pelo Google (e demais buscadores) e consequentemente pelo seu público. Confira algumas dicas que você deve adotar agora mesmo para melhorar o seu posicionamento nos buscadores:

1. Descrições dos produtos

Aqui entra um pouco de criatividade. Ao descrever o seu produto, evite usar algo muito genérico ou até mesmo replicar a descrição usada pelo fabricante (no caso de você ser um revendedor). Essa repetição de conteúdo passa a ser considerada como duplicada pelo Google e assim as chances de aparecer nas primeiras posições diminui consideravelmente. Coloque aqui o seu toque pessoal, a sua marca e faça com que o produto seja encontrado mais facilmente.

2. Palavras chave bem definidas

Quando você vai fazer uma busca por determinado produto, como faz essa busca? O que você escreve? Essas palavras usadas para encontrar alguma coisa são as palavras-chave. São elas que vão levar o cliente até o seu produto, então estude bem e veja o que melhor descreve aquilo que está vendendo e o como isso vai converter a busca. Uma boa dica aqui é usar o planejador de palavras chaves do Google Adwords. Com ela é possível não só encontrar as melhores palavras para o seu negócio como testar diferentes e ver o como o seu posicionamento está em comparação com a concorrência. Lembre-se que essas palavras devem entrar na descrição do seu produto, afinal, não adianta nada você saber quais são mas não usá-las.

3. Tenha uma sessão de conteúdo

Manter um blog – ou uma sessão de notícias, como preferir – é uma excelente maneira de não apenas deixar o seu site em maior evidência, mas também de criar um melhor relacionamento com os seus clientes. Essa seção de blog pode ser para explicar melhor algum produto, tirar dúvidas ou oferecer dicas. O conteúdo é uma ótima maneira de gerar tráfego qualificado para sua loja virtual, então vale muito a pena investir nisso.

4. Seja/esteja mobile

Já comentamos antes aqui sobre a necessidade de um design responsivo para lojas virtuais, mas não custa reforçar. O número de pesquisas em celulares só cresce, e em se tratando de compras a menção é honrosa: 86% das pesquisas pré compra são feitas no celular ou tablet. Assim, ter um site que seja "mobile friendly" é uma necessidade para conseguir atingir um maior público. Caso o seu site não esteja ainda adaptado a essa realidade é hora de correr atrás do prejuízo.

São dicas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de o seu e-commerce ser encontrado pelo seu público. Dê uma geral em como está a sua loja, veja quais as alterações necessárias e procure ajuda para garantir que esteja tudo sendo corretamente aplicado. Só não deixe os seus clientes escaparem!